A liberdade de publicação é um dos princípios fundamentais da IPA. Sua proteção e promoção são um dos principais objetivos da instituição. Em muitos países, as editoras que fornecem aos autores os meios para disseminar suas ideias escritas correm os mesmos riscos que os próprios escritores. O trabalho deles exige coragem e um comprometimento altruísta baseado em valores.
A liberdade de publicação está longe de ser garantida em todo o mundo, com tentativas diárias de governos, extremistas ou interesses privados de intimidar, atacar, prender e até matar editores. Por isso a promoção do Prêmio se faz tão importante.
Qualquer indivíduo, grupo ou organização pode nomear um editor, definido como um indivíduo, coletivo ou organização que fornece aos outros os meios para compartilhar suas ideias. Os indicados devem ter publicado recentemente obras controversas em meio a pressão, ameaças, intimidação ou assédio. Eles também podem ser editores com um histórico distinto e duradouro de defesa da liberdade de publicação e da liberdade de expressão.
As inscrições devem ser enviadas por e-mail usando o formulário de inscrição no site do IPA, para prix-voltaire@internationalpublishers.org, até 23 de fevereiro.
Feitas as inscrições, nove profissionais de publicação que compõem o Comitê de Liberdade de Publicação da IPA identificarão os finalistas. A cerimônia de premiação do IPA Prix Voltaire de 2025 acontecerá no Fórum Mundial de Expressão, nos dias 2 e 3 de junho, em Lillehammer, Noruega.
O laureado receberá 10 mil francos suíços financiados pelos seguintes patrocinadores: Albert Bonniers Förlag (Suécia), Holtzbrinck (Alemanha), Penguin Random House e C.H.Beck (Alemanha).