Escritor se insere na comitiva brasileira da Feira de Frankfurt em busca de contatos internacionais
PublishNews, Guilherme Sobota, 18/10/2023
Ronaldo Andrade, de Santos (SP), costuma participar de eventos do setor editorial para fazer networking e divulgar seu trabalho; ele faz parte da comitiva oficial do Brazilian Publishers

O escritor Ronaldo Andrade participa da comitiva brasileira da Feira de Frankfurt 2023 | © Arquivo pessoal
O escritor Ronaldo Andrade participa da comitiva brasileira da Feira de Frankfurt 2023 | © Arquivo pessoal
Entre as empresas e editoras anunciadas pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização da literatura e do setor editorial brasileiro, da CBL e da ApexBrasil – para a Feira de Frankfurt, um nome próprio chama a atenção no meio da lista: é o do escritor natural de Santos (SP) Ronaldo Andrade. Ele faz parte da comitiva e diz estar indo a Frankfurt para divulgar o seu trabalho e conhecer mais do mercado editorial internacional.

"Meu interesse é ir para completar um calendário de feiras importantes", afirma o autor – ele já participou, em condições semelhantes, das bienais do livro do Rio e de São Paulo, da Feira do Livro de Lisboa, da Flip, eventos em Barcelona e Paris, entre outros. "É importante o autor estar nesses grandes eventos para fazer contatos, networking, divulgar o trabalho".

Ele conta que foi em Paraty, no ano passado, que ouviu representantes da Câmara Brasileira do Livro falarem sobre as possibilidades de parcerias para empresas e autores brasileiros estarem presentes em eventos internacionais.

"Na Flip, teve um bate-papo com editores, livrarias, e o ex-presidente da CBL, Vitor Tavares. Perguntei se um escritor que não é conhecido, como eu, poderia ter a chance de participar de um evento grandioso como Frankfurt. Ele me apresentou os contatos, este ano fizemos as negociações e foi dessa forma que começamos a montar a participação", explicou Ronaldo.

Jornalista e fotógrafo, Ronaldo já viveu em Portugal e hoje cobre as questões da comunidade lusitana no Brasil para diferentes veículos. "É a minha primeira Feira de Frankfurt, estou levando o material em inglês e português, também em alemão. Tenho uma ligação especial com Portugal, colaboro com veículos de lá e já morei lá, além de cobrir a comunidade luso-portuguesa. A intenção é fazer contatos com diferentes editoras, conhecer um pouco o mercado editorial internacional. É uma semente que espero plantar. Escrevo desde 1999, é um trabalho de longo tempo", explica.

Em 2018, Ronaldo lançou o livro Eleição de síndico (Chiado Editora, de Portugal) na Feira do Livro de Lisboa. A obra foi traduzida para o espanhol (Editora Letraviva) com o objetivo de divulgá-la no mercado hispânico, com o título Reunión de consorcio, e foi lançada na Feira do Livro de Buenos Aires (2019). Sua primeira obra foi a coletânea Apenas contos, artigos e poesias, em 1999.

O autor está levando para Frankfurt um texto intitulado Brasil e Portugal, sentimento que atravessa a Atlântico, que faz parte da Coletânea da Academia Contemporânea de Letras – Em prosa e verso – Volume V (Editora Conejo), lançada na Bienal do Livro Rio. O texto aborda a relação entre os dois países, destacando as semelhanças culturais, históricas e afetivas, com o oceano como referência.

[18/10/2023 03:40:00]