Coleção Gralha Azul lança 23 autores independentes em Curitiba
PublishNews, Redação, 04/02/2026
Iniciativa da ONG Toma Aí Um Poema aposta na circulação de vozes locais como forma de fortalecer a literatura produzida no Paraná

Livros da Coleção Gralha Azul © Divulgação
Livros da Coleção Gralha Azul © Divulgação
Conhecida por espalhar as sementes da araucária e contribuir para a regeneração das matas, a gralha-azul — ave símbolo do Paraná — inspira o nome e o gesto editorial da Coleção Gralha Azul, iniciativa que aposta na circulação de vozes locais como forma de fortalecer a literatura produzida no estado. Assim como a ave semeia futuros, o projeto busca ampliar caminhos para autores independentes paranaenses.

A coleção, idealizada pela ONG Toma Aí Um Poema, reúne 23 autores do Paraná em livretes e será lançada neste sábado (7), das 14h às 18h, no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Curitiba / PR), no Centro. O evento gratuito marca a chegada dos exemplares ao público após a fase de pré-venda.

Criada para ampliar a circulação da literatura paranaense fora do circuito das grandes editoras, a coleção apresenta um recorte plural da produção contemporânea do estado. As publicações em formato compacto foram pensadas para caber na rotina e no bolso, aproximando leitores e autores. A curadoria e condução editorial são de Mabelly Venson, que destaca o caráter coletivo da iniciativa.

“Essa coleção é uma forma de afirmar que a literatura paranaense está viva, diversa e em movimento. Não se trata de lançar livros isolados, mas de criar uma constelação”, afirma, em release que circula na imprensa. O formato livrete é um dos diferenciais do projeto e incentiva a experimentação de diferentes títulos.

O projeto gráfico, assinado pela designer e artista visual Jéssica Iancoski, também autora da coleção, traz como marca a orelha sanfonada, propondo uma experiência de leitura mais tátil. “A orelha sanfonada convida o leitor a uma leitura mais sensorial. A ideia era criar um objeto diferente, mas viável para uma coleção independente”, explica, na nota oficial.

Durante o lançamento, o público poderá conhecer os livretes, conversar com autores e com a equipe do projeto e adquirir exemplares. Para quem participou da pré-venda, o encontro marca a entrega dos livros; para novos leitores, é a oportunidade de conhecer autores do estado em um evento aberto e gratuito.

Autores da coleção

A Coleção Gralha Azul reúne 23 escritores do Paraná e é bom que você já conheça os seus nomes: Adelar Barbosa, Ale Pesavento, Ana Carla Bellon, Ana Letícia Villas Bôas, Andrio Santos, Bárbara Paul, Carlos Machado, Clarice Rin Yamahuti, Claudio Boczon, Diego Gianni, Diego Maguelniski, Eleonora Gomes, Érica Dias Gomes, Fabiano Vianna, Francine Cruz, Gabriel Machado Antunes, Jéssica Iancoski, Jessica Vergopolem, Luana Humana, María Centurión, Renato Scarpin, Suelen Trevizan e Thomas Brenner.

[04/02/2026 10:49:17]