Estreitar laços e atualizar informações: as expectativas dos profissionais brasileiros para a Feira de Frankfurt 2023
PublishNews, Guilherme Sobota, 17/10/2023
Para além das questões políticas, editoras e empresas devem aproveitar a oportunidade para encontrar pessoalmente parceiros internacionais

Estande brasileiro em Frankfurt promove a já tradicional 'Caipirinha Hour'; este ano, no dia 19 | © CBL
Estande brasileiro em Frankfurt promove a já tradicional 'Caipirinha Hour'; este ano, no dia 19 | © CBL
Editoras e empresas brasileiras já estão em Frankfurt para participar da 75ª edição do maior evento do mercado editorial global. A cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira (17), às 17h no horário local (12h de Brasília), e deve dar evidência aos temas geopolíticos que rondam a Feira deste ano – tema de 9 em cada 10 rodas de conversas nesta segunda-feira (16), nos primeiros encontros da semana na cidade alemã. Na parte de negócios, as editoras brasileiras pretendem estreitar laços e consolidar relações.

São 24 empresas que compõem a “missão brasileira” em Frankfurt, com apoio do Brazilian Publishers: Árvore, Bom Bom Books, Callis, Ciranda Cultural, Clube de Autores, EDUSP, Faro Editorial, Girassol, Global Editora, Lux Editora, Melhoramentos, Mil Caramiolas, Online Editora, Ôzé, Pé da Letra, Pergunta Fixar, Revista Internacional Destaque Nordeste, Ronaldo Andrade, SENAC SP, SESC SP, Todavia, UNESP, Viajante do Tempo, VR Editora. Outras editoras e organizações também estão presentes em Frankfurt de maneira independente.

Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA), também participam de uma série de encontros e reuniões.

“A relevância da Feira do Livro de Frankfurt se estende não apenas à indústria editorial, mas também à promoção da diversidade cultural e à difusão de ideias globalmente”, afirma Sevani Matos. “A Feira de Frankfurt serve como uma vitrine para a literatura brasileira, possibilitando que autores e editoras brasileiras alcancem um público global, o que não apenas aumenta a visibilidade internacional de seus trabalhos, mas também promove a troca de conhecimento e a compreensão cultural entre o Brasil e o resto do mundo”, conclui.

Para Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Editora Unesp, Frankfurt é uma oportunidade de manter e aprofundar relações comerciais, bem como para atualizações sobre questões de interesse do mercado.

"Já há alguns anos a Editora Unesp procura em Frankfurt preservar relações estratégicas que ela tem construído por décadas. Isso nos dá consequentes canais estáveis de absorção de direitos, que de outra forma não obteríamos, e eventualmente de vendas que podemos também efetivar em Frankfurt, como já foi feito”, explica.

“Paralelamente a isso, existem ainda questões técnicas que são muito importantes para nossa atualização”, prossegue. “Só para citar dois exemplos típicos, em primeiro lugar audiobooks e em segundo lugar, inteligência artificial. Um encontro como é a Feira de Frankfurt nos permite ter contatos próximos com aquilo que é mais atualizado em cada um desses âmbitos e não só nesses quanto em outros tantos, no âmbito livreiro, no digital e tantos outros que fazem parte da constelação de questões que envolvem o mundo do livro”.

Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores, está em Frankfurt para lançar a versão em espanhol da plataforma de autopublicação, iniciando a operação na Espanha e na América hispânica.

“Frankfurt é o principal palco internacional do mercado livreiro. Para nós, é o momento de fazer uma conexão humana com todos os negócios e acordos que fechamos ao longo destes últimos meses e especular novos rumos com os nossos parceiros”, comenta. Ele cita ainda acordos ambiciosos para levar o Clube de Autores para a Ásia nos próximos meses, bem como projetos em andamento que envolvem a ampliação de canais de ebook e a entrada no mercado de audiobooks.

“Todos esses projetos foram fechados e estão sendo desenvolvidos a distância, em um ritmo poderoso – e a grande maioria dos nossos parceiros estará em Frankfurt. Ou seja: será o momento de darmos uma cara aos Meets, de celebrarmos juntos essa revolução que estamos preparando para o mercado de autores independentes”, conclui Ricardo.

Flavio Moura, editor e sócio da Todavia, afirma que a editora pretende aproveitar as dezenas de reuniões para “estreitar laços e afinar a compreensão sobre os autores e temas que estarão na pauta de importantes debates internacionais nos próximos anos”.

“O Brazilian Publishers é uma iniciativa muito importante, que contribui de maneira decisiva para a internacionalização da cultura brasileira, criando espaços de diálogo que não existiriam de outra maneira”, comenta ainda.

Estande brasileiro em Frankfurt

A programação do estande brasileiro na edição deste ano inclui um matchmaking com café da manhã (para convidados), que será realizado às 9h do dia 18. Também neste dia, às 11h, Sevani participa do painel Publishing Perspectives Forum, enquanto Karine participa dos encontros “Sustainability Summit”, “Freedom to Publish”, entre outros. Já a tradicional Caipirinha Hour promete reunir profissionais do mundo inteiro para um encontro em clima descontraído de Happy Hour, no dia 19, a partir das 16h30. No dia 20, às 17h, a autora Luiza Romão participa de uma apresentação de sua obra “Também guardamos pedras aqui”. Tudo em horário local.

Para Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers, a presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt destaca a diversidade literária do país. A exposição global também abre portas para negociações de traduções, acordos editoriais e parcerias internacionais. Na edição passada, as empresas brasileiras participantes prospectaram US$ 928 mil em novos negócios, entre acordos fechados e expectativas, superando a estimativa inicial de US$ 600 mil.

[17/10/2023 03:47:09]