Idealizado pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o projeto visa dar continuidade aos intercâmbios culturais e relacionamento entre Portugal e Brasil, através da Literatura que o Flipoços vem promovendo há mais de 15 anos ininterruptos com a presença de autores e autoras portugueses no Festival e com a promoção da literatura brasileira em Portugal com a presença de convidados brasileiros em Festivais portugueses.
Autores interessados devem se inscrever até 20 de novembro clicando aqui. Lembrando que o projeto é valido somente para escritores e escritoras portugueses residentes em Portugal e que tenham pelo menos uma obra editada no Brasil. O edital completo você encontra aqui.
O resultado será divulgado em 30 de janeiro de 2024.
Em 2023, a autora selecionada para a Residência Literária, foi a poeta Judite Canha Fernandes, que inclusive lançou no evento o livro Cartas de amor ao pesadelo, pela Editora Urutau.
Na oportunidade, a autora cumpriu uma série de atividades na cidade, dentre passeios litero-gastronômicos, visitação escolar, e mesas de bate papo ao longo da programação do Festival.
Após a experiência, Judite escreveu um texto inédito baseado na história literária de Poços de Caldas, uma cidade com vocação literária e que inclusive, acabou de realizar irmanamento com a cidade de Ponte da Barca (Portugal) pela Literatura.
A Residência Literária integra um conjunto de iniciativas de divulgação das literaturas de língua portuguesa no Brasil e destina-se, especificamente, a contribuir para o aprofundamento das relações literárias e culturais entre Portugal e Minas Gerais, além também, de contribuir para a divulgação das obras de autores portugueses no mercado brasileiro.
O 19º Flipoços terá como tema central “A crônica nossa de cada dia” e ocorrerá de 27 de abril a 5 de maio de 2024.