Publicidade
Publicidade
Nem tudo (precisa ser) digital!
PublishNews, André Palme, 29/08/2023
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos

Dessa vez quero fazer um texto um pouco diferente…não quero aqui falar de nenhum modelo de negócio, um tipo de conteúdo ou uma novidade da tecnologia. Acho importante refazer um combinado que a indústria já fez (ou fingiu fazer) alguns anos atrás... é sempre bom de tempos em tempos relembrarmos e refazermos os combinados.

  • Nem todo conteúdo vai ser digital.
  • Não é porque é digital que é melhor.
  • O digital não exclui o físico, ele complementa e potencializa.

Essas são três premissas para serem lembradas sempre.

Quero aqui também dizer que não é porque trabalho com conteúdo digital, que eu vou defender o digital em qualquer situação, dizer que tudo precisa ser digital e que ele cabe em todos os contextos. Nem tudo é ou deveria ser digital.

Existem momentos, faixas etárias e contextos onde o conteúdo oferecido em uma mídia física faz muito mais sentido e é muito melhor. Ou seja, não estou aqui pra defender o conteúdo digital a qualquer custo!

O digital tem sim um valor imenso, principalmente em dois grandes pilares: distribuição e acesso. É inegável – quem nega faz por pura pirraça – que o digital ajuda a levar mais histórias, para mais lugares; de um jeito mais fácil, barato, rápido e prático.

Também é verdade que não dá pra negar que o consumo de conteúdo digital, seja ele qual for, é uma realidade na rotina de quase todos nós, inclusive os que o condenam. Não dá pra negar que seria melhor usar o celular como suporte para consumo de histórias, ao invés de tentar remover a tela da equação.

Ao mesmo tempo, não podemos negar que precisamos sim prestar atenção ao tempo de tela, que a vida não acontece só no celular e que as coisas físicas e off-line são maravilhosas!

A boa notícia? Não é uma situação de isso ou aquilo, mas sim uma combinação de ambos, que nos leva para uma vida que jamais existiu antes: todas as delícias da vida off-line, somadas a todas as vantagens de uma vida digital.

É legal ir na praia e pagar com PIX (sem ofender, Larissa Manoela), sair de férias andando em uma cidade que você não conhece e usar o Google para descobrir um restaurante típico pelas redondezas, fazer uma viagem de carro com amigos e usar o Waze para chegar mais fácil. Tomar um vinho com os amigos, enquanto ouve uma música tocando na caixa de som pelo app do seu celular.

É muito bom ler um livro em papel deitado na rede, mas poder continuar essa história ouvindo ela no fone de ouvido enquanto você pedala e ler a noite antes de dormir com a luz apagada, sem atrapalhar quem dorme junto com você. É sobre multiplicar experiências, não sobre criar muros onde ou você está de um lado ou de outro.

Por isso, esse texto é minha contribuição pra gente sempre se lembrar que se a gente vai pelo caminho do E, não perde tudo que o caminho do OU nos tira :)

Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo e atua também como empreendedor, consultor, professor e podcaster, além de colunista e palestrante.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Em novo artigo, André Palme fala sobre o poder e a importância da comunidade e como ter pessoas engajadas com seu conteúdo pode fazer a diferença
Em novo artigo, Palme explica que o acesso global não significa automaticamente consumo global e que é preciso mais do que isso para que um conteúdo faça sucesso em diversos lugares do mundo
Em novo artigo, André Palme fala sobre as desvantagens que enxerga na nomeação de conteúdos em áudio de maneira tão rígida e das divisões que acabam sendo criadas entre audiolivros e podcasts
Em novo artigo, André Palme discorre sobre a maneira que as pessoas consomem conteúdo hoje em dia e explica os conceitos de condensação e fragmentação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Os clássicos são livros que quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados e inéditos.
Ítalo Calvino
Escritor italiano (1923-1985)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar