Publicidade
Publicidade
Nem tudo (precisa ser) digital!
PublishNews, André Palme, 29/08/2023
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos

Dessa vez quero fazer um texto um pouco diferente…não quero aqui falar de nenhum modelo de negócio, um tipo de conteúdo ou uma novidade da tecnologia. Acho importante refazer um combinado que a indústria já fez (ou fingiu fazer) alguns anos atrás... é sempre bom de tempos em tempos relembrarmos e refazermos os combinados.

  • Nem todo conteúdo vai ser digital.
  • Não é porque é digital que é melhor.
  • O digital não exclui o físico, ele complementa e potencializa.

Essas são três premissas para serem lembradas sempre.

Quero aqui também dizer que não é porque trabalho com conteúdo digital, que eu vou defender o digital em qualquer situação, dizer que tudo precisa ser digital e que ele cabe em todos os contextos. Nem tudo é ou deveria ser digital.

Existem momentos, faixas etárias e contextos onde o conteúdo oferecido em uma mídia física faz muito mais sentido e é muito melhor. Ou seja, não estou aqui pra defender o conteúdo digital a qualquer custo!

O digital tem sim um valor imenso, principalmente em dois grandes pilares: distribuição e acesso. É inegável – quem nega faz por pura pirraça – que o digital ajuda a levar mais histórias, para mais lugares; de um jeito mais fácil, barato, rápido e prático.

Também é verdade que não dá pra negar que o consumo de conteúdo digital, seja ele qual for, é uma realidade na rotina de quase todos nós, inclusive os que o condenam. Não dá pra negar que seria melhor usar o celular como suporte para consumo de histórias, ao invés de tentar remover a tela da equação.

Ao mesmo tempo, não podemos negar que precisamos sim prestar atenção ao tempo de tela, que a vida não acontece só no celular e que as coisas físicas e off-line são maravilhosas!

A boa notícia? Não é uma situação de isso ou aquilo, mas sim uma combinação de ambos, que nos leva para uma vida que jamais existiu antes: todas as delícias da vida off-line, somadas a todas as vantagens de uma vida digital.

É legal ir na praia e pagar com PIX (sem ofender, Larissa Manoela), sair de férias andando em uma cidade que você não conhece e usar o Google para descobrir um restaurante típico pelas redondezas, fazer uma viagem de carro com amigos e usar o Waze para chegar mais fácil. Tomar um vinho com os amigos, enquanto ouve uma música tocando na caixa de som pelo app do seu celular.

É muito bom ler um livro em papel deitado na rede, mas poder continuar essa história ouvindo ela no fone de ouvido enquanto você pedala e ler a noite antes de dormir com a luz apagada, sem atrapalhar quem dorme junto com você. É sobre multiplicar experiências, não sobre criar muros onde ou você está de um lado ou de outro.

Por isso, esse texto é minha contribuição pra gente sempre se lembrar que se a gente vai pelo caminho do E, não perde tudo que o caminho do OU nos tira :)

Palme é um profissional do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos e negócios digitais.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, é head da Estante Virtual, marketplace de livros do Magalu, e também segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade
Leia também
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo
Há algo de mágico em ver a comunidade se materializar fisicamente, depois de tanto tempo se construindo online
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
André Palme discorre sobre o ranking do GPTW voltado para o mercado editorial e a importância de se criar um mercado mais humano, mais saudável e mais preparado para o futuro
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Eu escrevo literalmente o que está em meus nervos.
Elfriede Jelinek
Escritora austríaca

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar