Três Perguntas do PN para Ana Emilia, gerente sênior de Publicações da Disney no Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/08/2023
Centenário da empresa motivou diversas celebrações e produções ao redor do globo e também impacta a produção editorial da empresa no país

A The Walt Disney Company – uma das marcas de entretenimento mais reconhecidas do mundo – completa 100 anos em 2023, e o centenário, que motivou diversas celebrações e produções ao redor do globo, também impacta a produção editorial da empresa no Brasil. De acordo com a gerente sênior de Publicações, Ana Emilia, a data é uma oportunidade para revisitar o catálogo e explorar novas formas de se engajar com o público. Esse é também um dos objetivos da campanha anual Festival de Histórias, este ano com o tema "100 anos de histórias – Viva seu personagem". Além de um plano de mídia, que vem sendo desenvolvido ao longo do ano, a iniciativa realiza contação de histórias em livrarias de diversas cidades do país.

Ana Emilia respondeu a três perguntas do PublishNews:

PublishNews – Como a celebração de 100 anos da Disney impactou (ou vai impactar) a área de Publishing da empresa no Brasil?

Ana Emilia – A celebração do centenário da Disney é um marco significativo que reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência criativa. Na área de Publishing no Brasil, isso se traduz em uma oportunidade de revisitar nosso vasto catálogo de obras, lançar edições comemorativas e explorar novas formas de engajar nosso público. Estamos ansiosos para celebrar esta ocasião com eventos especiais, lançamentos exclusivos e colaborações inéditas que ressaltem a magia da Disney.

Nesta marca do centenário global, quais foram/são as principais atividades da área de Publishing da Disney no Brasil? Que números podemos citar?

Durante esta celebração do centenário, revisitamos grandes clássicos e resgatamos a conexão emocional com as histórias dos nossos personagens através de eventos interativos. Podemos citar o lançamento de mais de 25 títulos comemorativos, cobertura de varejo e e-commerce em mais de 35 lojas físicas e virtuais e a realização de 20 eventos literários, incluindo intérprete de Libras, que alcançaram milhares de fãs em todo o país.

Na sua avaliação, como a forte presença da Disney no cinema e no streaming influencia a área de Publishing e vice-versa?

A interconexão entre o cinema, o streaming e a área de Publishing é uma parte essencial da abordagem integrada da Disney. As histórias que brilham nas telas muitas vezes encontram novas dimensões nas páginas dos livros, permitindo uma exploração mais profunda dos personagens e mundos. Além disso, a presença robusta da Disney em várias franquias — desde clássicos atemporais até as mais recentes inovações em entretenimento — posiciona a publicação como um pilar fundamental nesse ecossistema. Por meio de novelizações, livros ilustrados, guias, e obras temáticas, nós expandimos o universo dessas franquias, alcançando públicos diversificados e criando experiências únicas que transcendem as telas.

A literatura da Disney, ao mesmo tempo, serve como inspiração e continuidade para adaptações cinematográficas e séries, alinhando-se perfeitamente com o conteúdo de streaming e permitindo que as narrativas evoluam em múltiplas direções. Por exemplo, a transição bem-sucedida de personagens de livros para filmes, ou a extensão de uma trama de filme para uma série de livros, demonstra o papel crítico que a publicação desempenha nesse panorama multifacetado. Essa sinergia entre cinema, streaming e publicação amplifica a presença da Disney em diversas plataformas, enriquecendo a experiência do público e fortalecendo nosso compromisso com a narrativa de qualidade em todas as formas de mídia. A estratégia integrada reforça a relevância de cada meio, permitindo que a Disney continue a ser líder em entretenimento global, enquanto celebra e valoriza a arte da contação de histórias, seja em uma sala de cinema, em frente a uma TV ou nas páginas de um livro.

[22/08/2023 08:52:13]