Apanhadão: Preço do livro sobe acima da inflação, mas editoras não vêem tendência de alta
PublishNews, Redação, 24/07/2023
Veja as notícias da semana relacionadas ao mundo do livro publicadas pelos principais jornais do Brasil e do mundo

Em 2023, A Feira do Livro recebeu cerca de 35 mil pessoas | © Gabriel Guarany
Em 2023, A Feira do Livro recebeu cerca de 35 mil pessoas | © Gabriel Guarany
Na coluna Painel das Letras, Walter Porto entrevistou Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), para falar sobre o ligeiro aumento do preço médio dos livros acima da inflação. O dado apareceu na última pesquisa de mercado divulgado pela Nielsen. O assunto sobre o preço do livro tem gerado intenso debate, inclusive com posicionamentos de figuras populares na internet, como Felipe Neto, no decorrer da última semana.

Na Ilustrada, uma matéria fala sobre o livro de Santiago Nazarian que satiriza a juventude LGBTQIAP+ com personagem não binário que mata um presidente "quase Bolsonaro". Também na Folha, reportagem sobre o livro clássico de James Fadiman, que chega ao Brasil para falar sobre a microdosagem e o uso cotidiano de psicodélicos. E ainda, um destaque para o lançamento de Mariana Enríquez, sobre traumas da ditadura na Argentina. A escritora é um nome incontornável quando o assuntor é horror contemporâneo, com retratos perturbadores do misticismo e do sexo.

Na Ilustríssima, Itamar Vieira Junior escreve sobre as 'lições contracoloniais de um quilombo' e sobre os saberes que sempre estiveram à margem da sociedade. No mesmo caderno, um retrato de Barbara Heliodora, que completaria cem anos em agosto de 2023. E também, como Oppenheimer se tornou um falso símbolo contra inteligência artificial.

No Globo, a comemoração de 126 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), com homenagens a Marina Colasanti e Nizan Guanaes. Na próxima segunda-feira (28), Heloisa Teixeira tomará posse como integrante da Academia, e o Globo acompanhou a prova do fardão da autora. Em uma entrevista com o poeta e produtor Hermínio Bello, o artista comentou o lançamento recentemente do álbum Cataventos. E ainda, uma resenha do livro Uma chance de continuarmos assim (Diadorim).

No G1, a história da estudante Lorrany Tiffany, de 9 anos, que cria histórias e produz livros artesanais em Maceió.

No Estadão, o lançamento do livro de Roberto Teixeira, sobre as crises financeiras no Brasil e no mundo, Crises financeiras – Brasil e mundo (1929-2023), em parceria com Fábio Pahim Jr. Leandro Karnal escreve em sua coluna sobre a dúvida entre escolher a leitura de um novo autor, ou de preferir clássicos. Também no Estadão, um texto de Sérgio Augusto sobre o ensaio 'Bullshit', lançado em 2005.

No Valor Econômico, as resenhas dos livros Como a China escapou da terapia de choque neoliberal (Boitempo), Depois de Piketty (Estação Liberdade), As homicidas (Fósforo) e Coração das trevas (Companhia das Letras).

No Uol, a notícia de que a loja Petz terá que indenizar um funcionário que era obrigado a comprar livros para cumprir metas de vendas. Na coluna Página Cinco, do Splash Uol, Rodrigo Casarin visita as obras de Yoko Ogawa e mostra por que visitar esse estranho e misterioso universo.

Fábio Lucas usou sua coluna no Jornal do Comércio para falar sobre a Praça da Palavra. A escritora e performer Bruna Kalil Othero foi convidada pelo Nexo para listar livros sobre a história 'tragicômica' do Brasil.

No caderno Pensar, do Estado de Minas, uma entrevista com o filósofo francês Frédéric Gros, autor de Desobedecer (2018) e Caminhar, uma filosofia (2021), ambos em português, lançados pela Editora Ubu.

Tags: Apanhadão
[24/07/2023 11:00:00]