Publicidade
Publicidade
Investimento em autores nacionais se paga
PublishNews, Paulo Tedesco, 25/05/2023
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala das mudanças do mercado atreladas a boas políticas de incentivo a autores nacionais da Editora Gente

É possível entender o que ocorre em boa parte da imprensa brasileira, afinal, depende exclusivamente de patrocínios privados e raros os apoios públicos mais democráticos. Ao que se soma a pressão cada vez maior das grandes empresas digitais do mundo, a se ver, Meta, Google, Microsoft, Apple entre outras.

Talvez por isso, quem comunica no Brasil se vê preso a notícias requentadas ou a notas sensacionalistas e apelativas, sem muito espaço para a informação de verdade. Acrescentemos nisso a redução da qualidade dos nossos produtores de notícias, os jornalistas. Estes, que tiveram seus diplomas rebaixados enquanto profissão, e que viram sua área tomada por amadores, por eternos estagiários e inventores de absurdos dos mais diversos por segundos de fama no TikTok.

A característica deste espaço no valoroso PublishNews não é de restar em choradeira. Isso não. É propor, sempre, alternativas, ou mesmo denunciar distorções e muito do que passa, e talvez não seja visto no mundo editorial, e por vezes fora dele.

Me obrigo, então, a falar não só dos podcasts com o mercado editorial, cada vez melhores, aqui publicados. Algo que por si mereceria melhor repercussão no resto da mídia brasileira. Mas a recente entrevista com a CEO da Editora Gente, Rosely Boschini, trouxe uma notícia merecedora do maior destaque e repercussão, para que chegasse às escolas e também às centenas de cursos de escrita criativa país afora.

Rosely Boschini disse apostar no autor nacional, e somente por isso já mereceria grande destaque, vide a justificada reclamação do estreito espaço do autor brasileiro no próprio mercado editorial nacional. Mas fez mais: sua Editora Gente colocou, no último ano, títulos entre mais vendidos nas melhores pesquisas de vendas em todos os meses. E mais, sim, tem mais: seu projeto editorial em cores, fontes e criação se apresentou inovador, e, para completar, os assuntos escolhidos muitas vezes foram abrangentes, e de certa forma rompedores com o padrão estrangeiro adotado.

Como autor e depois como editor, vi na Gente questões que jamais pensei respondidas: como as de agentes literários que apontavam a necessidade do mercado editorial acolher autores não somente da alta literatura ou para grandes temas, mas que deveríamos ter também autores bestsellers, com temas mais diversificados, diante mesmice reservada aos autores nacionais.

Aí está, caros jornalistas de outras mídias e até mesmo das digitais, a notícia é esta: o maior espaço para o autor e para a autora brasileira foi provado que vale a pena financeiramente e editorialmente. E maior atenção ao que diz o PublishNews e suas notícias, porque aqui tem informações vitais para a cultura, como sempre falei em minhas aulas de produção editorial.

Parabéns, Rosely, parabéns, PublishNews, parabéns, Editora Gente. Que sirvam de exemplo para uma nação leitora de verdade. Que mais editoras busquem o autor em português brasileiro, com mais espaço nas redações e nas mesas dos jornalistas para autores nacionais, e ainda mais espaço nas universidades e faculdades para quem escreve e adora, e precisa, e só faz escrever. Por esse caminho geraremos empregos vitais e o mais importante: qualificaremos da melhor forma a cultura produzida no país.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: colunas, Gente
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
As distantes galáxias separadas da Terra pelo vácuo parecem muito com as críticas, por exemplo, sobre o preço do livro
Em novo artigo, Paulo Tedesco faz um paralelo entre homens e livros e a sociedade como uma grande biblioteca e sobre como ela merece ser lida com maior profundidade e nas entrelinhas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
As ruas foram tomadas por um público leitor majoritariamente jovem que me deu esperança de um futuro urgente
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
Um grande poema é aquele que ressoa em nós, que nos desafia e que nos ensina algo sobre nós e sobre o mundo em que vivemos.
Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar