
Na ocasião, haverá um debate com Evandro, a socióloga Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora titular aposentada da USP, e o escritor Alejandro Chacoff, que assinam textos na publicação. O bate-papo será mediado por Sergio Burgi, curador da exposição e coordenador de fotografia do IMS. Após a conversa, haverá uma sessão de autógrafos.
A publicação já está à venda nas livrarias e na loja online do IMS. Em 240 páginas, o catálogo traz, além das imagens presentes na mostra, textos sobre a obra do fotógrafo. O curador Sergio Burgi, por exemplo, analisa o contexto no qual Evandro chegou a Santiago, as imagens que ele fez no país e o papel exercido pelo profissional no fotojornalismo.
Outro destaque é o artigo de Maria Hermínia Tavares de Almeida. A socióloga relata as tensões que marcaram o país durante o governo de Salvador Allende, além dos momentos de repressão logo após o golpe de Estado. Já o escritor Alejandro Chacoff assina um ensaio no qual reflete sobre as imagens do funeral de Neruda, feitas por Evandro, além da importância da obra do poeta chileno e seu impacto hoje, diante do recrudescimento de discursos autoritários.
O livro publica ainda um depoimento de Evandro Teixeira, no qual ele comenta imagens presentes na mostra, e uma cronologia da trajetória do fotógrafo, organizada pela pesquisadora Andrea Wanderley.
Serviço:
Exposição Evandro Teixeira, Chile 1973
Visitação: até 30 de julho
6º andar, IMS Paulista
Entrada gratuita
Lançamento do catálogo
20 de maio, 11h
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h