Maria Amélia Mello lança livro sobre sua trajetória na Livraria da Travessa Leblon
PublishNews, Redação, 16/5/2023
Vencedora do troféu Contribuição ao Mercado Editorial​​ no Prêmio PublishNews 2023 apresenta 'Editando a Editora 10 – Maria Amélia Mello' (Edusp/ComArte), nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro

A editora Maria Amélia Mello – vencedora do troféu Contribuição ao Mercado Editorial no Prêmio PublishNews 2023 – lança o livro Editando a Editora 10 – Maria Amélia Mello (Edusp/ComArte), nesta terça-feira (16), na Livraria da Travessa Leblon (Shopping Leblon, Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Rio de Janeiro / RJ), em noite de autógrafos, às 19h. O livro, organizado por Marisa Midori Deaecto e Carolina Bednarek Sobral, contempla um longo depoimento autobiográfico da editora, em que ela compartilha seu trajeto profissional ao longo das últimas cinco décadas.

Maria Amélia foi a primeira mulher – e a primeira pessoa que não é a proprietária de uma editora – a ser retratada na coleção Editando o Editor, publicada pela Edusp e pela ComArte, a editora-laboratório do curso de Editoração da USP. A coleção existe desde 1989 e foi idealizada por Jerusa Pires Ferreira, e dirigida por ela e pelo editor Plinio Martins Filho. O projeto propõe resgatar e registrar a experiência editorial no Brasil, por meio de depoimentos dos profissionais do livro que contribuíram para o desenvolvimento da cultura e do mercado editorial no país. Os depoimentos são gravados, selecionados e, finalmente, editados e publicados. Os nove retratados anteriormente são Jacó Guinsburg, Flávio Aderaldo, Ênio Silveira, Arlindo Pinto de Souza, Jorge Zahar, Cláudio Giordano, Samuel Leon, Plínio Augusto Coêlho e Guilherme Mansur. "Para mim, é uma honra estar ao lado desses nomes", disse Maria Amélia ao PN em março.

“É curioso porque muita gente sempre me pergunta por que eu não abro uma editora”, comenta. “Até brinquei que poderia ser ‘Caramello’. Mas talvez por temperamento, prefiro não. Estou atenta à minha alegria. O que me dá tesão é ter ideias, descobrir, inventar, fazer sinapses entre as coisas. É o processo criativo. Não teria paciência, vocação para ser empresária. Não sou uma pessoa de gabinete”.

[16/05/2023 11:19:43]