Publicidade
Publicidade
Inovação é uma estrada, não um atalho
PublishNews, André Palme, 10/05/2023
Quando trabalhamos com conteúdo e queremos incluir inovação, estamos falando de uma jornada de tentativa e erro, de experimentação e reavaliação

Estive a semana passada inteira no WebSummit, provavelmente um dos maiores (se não o maior) evento de inovação do mundo, que aterrissou fora da Europa pela primeira vez. O evento foi no Riocentro, mesmo local das Bienais do Livro no Rio de Janeiro. Fiquei por 3 dias imerso em um ambiente em que se discutiu o futuro, para onde vamos, IA, ChatGPT, etc etc…mas onde também se fala muito de inovação e tudo que rodeia esse assunto.

Algumas coisas foram muito interessantes, como o Airbnb dizendo que a criação de comunidade e a humanização do host são cada vez mais prioridades, ou a discussão com o editor-chefe da Wired perguntando ao próprio ChatGPT ao vivo se ele iria acabar com o jornalismo (segundo ele, não vai).

Mas o que mais me chamou e chama a atenção nesses eventos que envolvem inovação e startups é que na minha cabeça existem dois grupos bem claros de pessoas e profissionais: os que imaginam que estão correndo uma prova de 100m rasos e os que entendem que estão em uma maratona. Me explico!

Acho que para a minha geração, de quase 40 anos, as startups e seus CEOs estrelados são nossos astros do rock. O Vale do Silício foi por muitos anos nossa utopia e fundar uma startup que vire um unicórnio foi e ainda é o sonho de muitos contemporâneos meus. Então, na minha visão existe um grupo que, inspirado por poucas e milionárias (bilionárias) histórias de startups enxerga esse caminho como uma prova de 100m rasos, um atalho para ficar milionário, consagrado e ser o novo "guru empreendedor CEO founder" do mercado. Não vejo problema nenhum na ambição, mas acho que inovação não é isso; a mim, me parece muito mais uma percepção errada do que a tecnologia proporciona como ponte. Adoraria esse atalho "mega-sena", mas não acredito que ele exista para 99% das startups. Não via esse caminho.

Já no outro grupo, estão as pessoas com as quais mais me identifico, as que acreditam que inovação é uma jornada, uma maratona, quase que uma visão de mundo. Algo que exige consistência, direção e foco. Não se constrói uma empresa sólida e reconhecidamente inovadora (com raríssimas exceções) sem dedicação de tempo e energia.

O que isso tem a ver com conteúdo? Tudo.

Primeiro que o conteúdo hoje é uma fonte – quase – inesgotável de referências do que se fazer e do que não se fazer (o que às vezes é ainda mais útil).

Segundo porque, quando trabalhamos com conteúdo e queremos incluir inovação, estamos falando de uma jornada de tentativa e erro, de experimentação e reavaliação. Inovar em conteúdo é testar formatos, testar modelos, testar histórias. Está muito longe de ser algo que acontece da noite para o dia e muda tudo!

Inovação não é uma fagulha de criatividade que aparece do nada… inovação é consistência, é repertório, é continuar realizando e se provando. Se você quer que seu negócio, seu conteúdo e suas histórias sejam vistas como algo inovador, é preciso que isso seja vivido no dia a dia, como um permanente estado de espírito.

Inovar em conteúdo é correr uma maratona, porque só com consistência e tempo é possível construir histórias que são pra sempre.

Palme é um empreendedor e executivo do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos em áudio.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, está em um período sabático na atuação como executivo, mas segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos
Em novo artigo, Andre Palme reflete sobre os avanços, desafios e oportunidades vistos em 2024
Em novo artigo, André Palme compartilha o que viu de interessante na sua 11ª ida a Feira do Livro de Frankfurt: de tendências a destaques da programação
Em novo texto, Palme fala sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e como sem ela, não tem como existir carreira, negócios e sucesso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
Prêmios imprimem novo fôlego ao sistema literário.
Marisa Lajolo
Curadora do Prêmio Jabuti

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar