BookTok: quais influencers de livros seguir no TikTok?
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 04/05/2023
Em uma nova era das recomendações de livros, o TikTok se tornou uma ferramenta de tendências; o PublishNews reuniu 12 influenciadores para ficar de olho

Em uma nova era das recomendações literárias na mídia, os vídeos curtos do TikTok, na comunidade BookTok, têm conquistado jovens leitores pela web e promovido alterações nos rankings dos livros mais vendidos. Além de ditarem tendências, os influenciadores digitais podem atuar como aliados do mercado editorial e podem ser gamechangers para as editoras. O PublishNews reuniu 12 influenciadores para ficar de olho e acompanhar as recomendações.

Confira também nossa matéria exclusiva sobre a evolução do BookTok no Brasil, com impressões do TikTok e de influencers da rede. E, claro, não esquece de seguir o perfil do PublishNews na rede!

Com uma descrição sucinta e que define grande parte dos leitores – “dou cinco estrelas para livros que me fazem sofrer” – Pam Gonçalves é publicitária de formação, se define como curiosa e, claro, leitora. Mora em Tubarão, Santa Catarina, e promove seus conteúdos em diferentes plataformas, como Youtube, Instagram e, claro, o TikTok. Como tem uma maior quantidade de canais, seus conteúdos vão desde resenhas e listas de livros até vídeos descontraídos sobre a jornada da leitura de alguma obra.

Outro booktoker que faz sucesso nas redes é Tiago Valente, que, além de produzir conteúdo para o TikTok, também é escritor. Mestre em Letras, é consultor literário na Increasy Consultoria Literária, promovendo serviços de agenciamento de autores, orientação de escrita, revisão e projetos personalizados. Tiago é super ativo em todos seus perfis, tem um canal no Telegram para falar com seus seguidores e também atende a eventos presenciais, como foi o caso da última Bienal em São Paulo.

@otiagovalente podemos ser amigos? #booktokbrasil #tiktokmefezassistir #livros ♬ som original - Tiago Valente

Myreia define seu TikTok literário como “seu cantinho favorito”. A influenciadora começou a se interessar por literatura no ensino fundamental e passou a frequentar constantemente a biblioteca de sua escola – referência clara com seu user, que é @_pequenabibliotecaria. A escritora afirmou ao PublishNews que, quando começou, em 2018, era “uma das poucas criadoras naquele momento e fui crescendo aos poucos. Conheci pessoas incríveis tanto no Instagram quanto no TikTok e sigo indicando livros até hoje”.

“Essa plataforma é uma grande porta para criadores, foi por causa dela que tive acesso a editoras e autores incríveis. Conheci outros criadores, fui convidada para eventos e me reconheceram. É gratificante fazer o que gostamos e ainda ter pessoas que apoiam isso” afirma Myreia.

@_pequenabibliotecaria Já leram algum desses? #booktokbrasil #booktok ♬ som original - Myreia Liduario

Mais conhecida na rede como Kabook, Karine Leôncio tem a incrível marca de 179 mil seguidores atualmente. Além de produzir vídeos no TikTok, ela também tem um canal no Youtube e no TikTok, faz resenhas escritas no Skoob e posta conteúdo no Instagram. Além de comentar sobre os livros, os vídeos no TikTok de Karine incluem unboxings, listinhas engraçadas e promoções que o leitor pode aproveitar em sites de e-commerce.

@kabooktv Chegou 13 caixas em 7 dias, bora fazer #unboxing #booktok #booktokbrasil #booktokbr #booktoker #books #livros #literatura #leitura #leitoresdotiktok #leitores #Bookstan #LivrosRecomendados #LeituraDeLivros #BookTokRomance #booktokers #bookrecommendations ♬ som original - Kabook | BookTok

Jess Martins indica romances com finais felizes e histórias hot para os (também) apaixonados por uma história que promove um "quentinho" no coração do leitor. Segundo a influenciadora, “como falo mais sobre romances e em especial os eróticos, quero sempre mostrar que você não deve ser diminuída ou envergonhada pelo seu gosto literário”. Sua paixão por literatura começou na infância, com a Turma da Mônica. Na adolescência, após passar por um período de estresse voltou aos livros e encontrou o aconchego que tanto desejava. “Bem no início da pandemia (abril de 2020) resolvi baixar o TikTok, uma música me chamou atenção e pensei que daria para levar para o lado da leitura. Depois desse vídeo não parei mais de gravar e me encontrei falando dos livros que amo”, disse Jess.

A influenciadora ainda afirmou que a plataforma ajuda na disseminação da leitura. “Como é uma plataforma com vídeos mais rápidos e descontraídos, acaba fazendo com que as pessoas que amam ler e até aquelas que não tem leitura como um hábito sejam impactadas”, afirmou para o PN.

@surtandonasleituras Estou completamente apaixonada! Com o cupom JESS vocês tem desconto no total do pedido e com direito a muitos brindes. L!nk da loja está na bio. #booktokbrasil #literatura #livros #daisyjonesandthesix #daisyjones #primevideo #series ♬ To Stay - PLÜM

Conhecido pelo canal no Youtube Perdido nos Livros, Eduardo Cilto também produz conteúdo para o TikTok e interage diariamente com seus seguidores. Ele não se limita apenas a postar conteúdos ligados ao mundo literário, mas seus vídeos sobre personagens e títulos na plataforma normalmente viralizam rapidamente.

Tati Leite é conhecida de leitores pelo seu canal no Youtube Vá Ler um Livro. Mas agora, com um perfil novo, a jornalista e criadora de conteúdo também está no TikTok com conteúdos mais curtos, que também exploram a essência dos vídeos que Tati tinha no Youtube. Além de publicar vídeos com resenhas e impressões, a influencer faz análises sobre personagens e enredos que vão desde literatura brasileira até estrangeira. Tati também foi apresentadora do Prêmio Jabuti 2022 no TikTok.

@tatianyleite Li Pachinko. É guerra, é desinformação, é falta de grana, é tristeza... E ainda tem a questão dos relacionamentos no meio, que é uma coisa que pega GERAL! Assista o vídeo completo:
Compre o livro através dos links de afiliado: - Pachinko (Amazon): https://amzn.to/3KdUbey - Pachinko (Estante Virtual @Estante Virtual ): https://www.estantevirtual.com.br/liv... #foryou #kpop #kpopfyp #like #LivrosRecomendados #BookTokPortuguês #BooktokBrasil #valerumlivro ♬ som original - Tatiany Leite @Vá ler um Livro

Com modelos baseados em seus comentários sobre diversos assuntos, mas principalmente literatura, Patrick conquistou mais de 300 mil seguidores no TikTok. Além de comentar sobre obras, o influenciador também traz curiosidades, notícias e unboxings em seus conteúdos. Ele também é escritor e está cursando Medicina na UFMG, em Belo Horizonte. Além do TikTok, também administra um podcast chamado Nas Horas Vagas, Machado de Assis.

Booktoker com mais de 240 mil seguidores, Bel, como também é chamada pelos seus seguidores, é escritora e professora de inglês. Com seu cabelo colorido e carisma, a leitora produz diversos conteúdos sobre literatura há mais de dez anos, quando começou no Youtube. Com uma estética visual bem elaborada, seus vídeos são engraçados, mas também exploram análises sobre a história e os personagens. Para quem tem interesse em mergulhar na leitura em outras línguas, como o inglês, a professora mostra alguns livros que tem em língua estrangeira.

@bellslopes Obviamente essa prova já passou e por isso estou mostrando haha #book #BookTokBrasil #books #booklover #booktok #livros #livro ♬ Look At Us Now (Honeycomb) [Single Version] - Daisy Jones & The Six

Com apenas 21 anos, a booktoker Ariany Lis promove conteúdos para leitores de todos os gostos. Ela é estudante de psicologia e indica livros diferentes, além dos velhos conhecidos dos amantes do TikTok. Iniciou sua jornada como influencer na rede social em fevereiro de 2020, e hoje já alcançou a marca de mais de 110 mil seguidores. Também tem perfil em outras redes sociais, como o Twitter, onde compartilha pensamentos sobre o mundo literário e sua vida pessoal.

Influenciadora baiana, Debook é a produtora de conteúdo ideal para seguir se busca um conteúdo crítico e alinhado com a realidade atual. Muito além de leitora, a influencer toca em assuntos de importância para o mercado editorial, como a negritude na literatura, pautas antirracistas, taxação de livros, domínio público e a maior inserção de influenciadores negros na plataforma. Definitivamente uma pessoa que, além do sucesso na plataforma, promete crescer ainda mais no cenário dos livros.

@debook_ esteriótipos racistas em livros #AprendaNoTiktok #Booktok ♬ som original - debook
[04/05/2023 08:00:00]