BookTok já alcançou 14 bilhões de visualizações no Brasil
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 04/05/2023
Com o boom dos livros na plataforma, as editoras já viram a oportunidade de crescer e fazer parcerias com influenciadores digitais

Que o TikTok vem influenciando as vendas de livros, todo mundo já sabe. A comunidade do “BookTok” já gerou no Brasil pelo menos 14 bilhões de visualizações, segundo apuração do PublishNews com a plataforma. Com o boom dos livros nesse espaço, as editoras também viram a oportunidade de crescer e fazer parcerias com influenciadores digitais.

Segundo Ronaldo Marques, gerente de parcerias de conteúdo no TikTok no Brasil, “o movimento BookTok ganhou muita visibilidade entre os usuários do TikTok. A hashtag #booktokbrasil hoje conta com aproximadamente 14 bilhões de visualizações – mostrando que a plataforma de entretenimento molda não só a cultura da nova geração, mas possui grande influência nos hábitos diários das pessoas”.

Livrarias

Sobre o impulsionamento das vendas promovido pelos livros que viralizam na plataforma, Marques afirma ao PublishNews que isso pode ser comprovado pelo comportamento de livrarias, que priorizam as obras que fazem sucesso. “Grandes livrarias já contam com sessões exclusivas dedicadas a livros que são sucesso na plataforma", diz. "Enxergamos esse fenômeno como algo positivo e mais uma evidência de que o TikTok molda a cultura de diversas formas, sempre com o apoio da sua comunidade”.

Editoras

Já em relação às editoras, o porta-voz da rede social afirmou que a plataforma quer incentivar ainda mais a presença das casas de publicação na plataforma, num momento em que as empresas já enxergaram a oportunidade de negócio e estão investindo nas medidas de marketing para lançamentos de livros.

Como o PN vêm noticiando constantemente, a rede social pode ser uma aliada quando o objetivo é alcançar a Lista dos Mais Vendidos. O trabalho de marketing de profissionais de algumas editoras já foi alterado pela dinamicidade do conteúdo, a rapidez das mudanças da plataforma e as tendências que, claro, não param de crescer e se transformar.

Autores

Segundo o gerente do TikTok, os escritores têm oportunidade de se tornarem produtores de conteúdo também na plataforma. Com as ferramentas da rede, é possível criar vídeos com grande alcance e, com isso, potencializar as vendas de seus títulos. “Muitos livros e autores foram descobertos na plataforma, por conta dos criadores que falam sobre livros. Foi a partir desses criadores que muitas obras alavancaram suas vendas e se tornaram best-sellers”.

“Como exemplos de autores que aproveitaram a onda para surfar nos trends estão brasileiros, como Pedro Rhuas (@pedrorhuas); Elayne Baeta (@elaynebaeta) – autores de livros com foco na temática LGBTQIAP+, e Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado (Todavia) – um dos maiores sucessos de público e crítica da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países” afirma Marques.

Produtores de conteúdo – os famosos Booktokers

Sem eles, não tem plataforma, nem conteúdo, e muito menos BookTok. “Todo esse sucesso é mantido por diversos criadores que fazem conteúdos de diferentes gêneros literários com o objetivo de agradar todo o tipo de público”, diz o TikTok. A plataforma deu exemplos de influencers interessantes para seguir, como o Patrick (@patzzic), a Leoni (@leonilane) e o Tiago (@otiagovalente).

O PublishNews também listou alguns Booktokers de destaque atualmente na rede.

Eventos

“Além dos criadores, editoras e livrarias, outras instituições do universo da literatura também encontram no TikTok uma nova forma de se conectar com o seu público, como é o caso do Prêmio Jabuti, cuja última edição foi transmitida ao vivo pela plataforma” afirmou Marques. A edição passada do prêmio foi apresentada por uma TikToker, Tati Leite, velha conhecida dos leitores.

O que os Booktokers falam sobre a plataforma?

O PublishNews conversou com duas booktokers brasileiras para saber como as influencers têm visto a expansão da plataforma. Segundo Myreia Liduario (@_pequenabibliotecaria), que começou no TikTok com a chegada da pandemia, a plataforma “é uma grande porta para criadores, foi por causa dela que tive acesso às editoras e autores incríveis. Conheci outros criadores, fui convidada para eventos e me reconheceram. É gratificante fazer o que gostamos e ainda ter pessoas que apoiam isso”.

A criadora de conteúdo ainda afirmou que “não tem sensação melhor do que perceber que pode fazer pelo menos o mínimo de diferença na vida de alguém”, se referindo aos seus seguidores e suas recomendações de leituras.

Já Jess Martins (@surtandonasleituras) contou sua história na plataforma. “Bem no início da pandemia (abril de 2020) resolvi baixar o TikTok e uma música me chamou atenção e pensei que daria para levar para o lado da leitura. Depois desse vídeo não parei mais de gravar e me encontrei falando dos livros que amo”.

Ela ainda afirmou que “o TikTok veio muito para ajudar a disseminar mais a leitura. Como é uma plataforma com vídeos mais rápidos e descontraídos, acaba fazendo com que as pessoas que amam ler e até aquelas que não tem leitura como um hábito sejam impactadas”.

Quais os planos do BookTok para o Brasil?

O crescimento da plataforma já está acontecendo – e muito rápido. Segundo Marques, “a tendência presente no TikTok é uma ferramenta acessível e que acompanha as mudanças no mundo, sendo uma forte aliada na mudança de hábitos entre a população”.

Tendências são o que não faltam na plataforma. Todo dia há um conteúdo novo, um vídeo engraçado e uma música que bomba; consequentemente, um livro também tem espaço para ser uma nova "trend".

[04/05/2023 08:00:00]