
Em artigo para o Estadão também publicado no portal Terra, o escritor Ilan Brenman discorre sobre a conexão entre inteligência artificial e literatura. Ele dis que a IA pode parecer um “imenso papagaio que imita o que encontra na própria rede mundial de internet, um singelo modelo de linguagem”; mas isso é um engano. Na verdade, é preciso considerar que a tecnologia pode fugir do controle e preservar o livro. Como o autor diz, “guarde os livros de papel para as próximas gerações” já que “talvez eles contenham uma parte significativa da preservação de nossa memória coletiva e individual, histórica e simbólica”.
A autora do sucesso de vendas Teto para dois (Intrínseca), Beth O'Leary, deu uma entrevista exclusiva para O Globo sobre sua nova publicação Mesa para um, também pela Intrínseca. A britânica já vendeu mais de 400 mil exemplares em solo brasileiro e descreve, durante a entrevista, seu processo de escrita para esse próximo livro.
Ainda no Estadão, um artigo anunciando a primeira Semana de Poesia da cidade de São Paulo com uma homenagem ao poeta e escritor Luis Gama, conhecido pela luta abolicionista e pela fundação do Jornal Paulistano. O evento acontece entre os dias 21 e 26 de junho e foi pensado pela poeta Nilzangela de Lima Souza por meio do Instituto OLPM – Olhar da Língua Portuguesa no Mundo, com apoio do vereador Isac Félix.
Em outra publicação da Folha, destaque para o poeta Jericho Brown, que ganhou o Pulitzer, lança o livro A tradição no Brasil pela editora Circulo de Poemas, e vem ao Brasil em julho deste ano. A Folha também discutiu em suas páginas a possibilidade de Mauricio de Sousa ocupar uma vaga na ABL. O editor André Conti escreveu sobre os ataques de James Akel ao autor da Turma da Mônica, e o jornal noticiou que Mauricio também se pronunciou. O jornal trouxe uma resenha sobre o novo livro de Annie Ernaux no Brasil, e republicou uma matéria do DW sobre a reunião da correspondência de Mário de Andrade e Rodrigo Franco de Andrade, publicada pela Todavia.
Outro destaque da semana foi um artigo que saiu nesta quarta-feira (19) sobre o preconceito contra povos indígenas em livros escolares e datas comemorativas. Em entrevista ao Conexão Tocantins, o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamam Tuxá, afirmou que o preconceito tem sido reforçado com estereótipos ainda presentes na educação brasileira.
No jornal O Tempo, uma lista indica influenciadores literários no TikTok. Encerrando os destaques nacionais, outra do O Globo sobre mais um lançamento da HarperKids. Dessa vez, a autora Vashti Harrison destaca Pequenas grandes líderes: mulheres importantes da história negra, com presença da escritora Maria Firmina dos Reis, considerada a autora do primeiro romance escrito por uma mulher no país.
Como destaque internacional, The Guardian publicou o anúncio da nova presidente da English PEN, Margaret Busby, que se torna a primeira mulher negra no cargo. Ela nasceu em Gana e estudou no Reino Unido, conquistando o lugar de editora britânica negra mais jovem da história. Em declaração oficial, afirmou que fica feliz “em poder trazer minha experiência pessoal para a causa do English PEN, tendo valorizado e reconhecido o poder das palavras ao longo da minha vida profissional – como editora, editora e escritora”.