Apanhadão: Lilia Guerra denuncia racismo em postura de pousada da Flip
PublishNews, Redação, 18/08/2025
Veja também: como Carla Madeira provoca emoções em seus leitores e notícias do estado de saúde de Luis Fernando Verissimo

No final de semana, a escritora Lilia Guerra denunciou postura racista de uma pousada em que esteve hospedada durante a Festa Literária de Paraty (Flip). Em uma publicação em formato de newsletter, Lilia narrou que duas semanas após o final do festival literário, a organização da Flip a contatou para falar sobre o sumiço de um lençol de seu quarto após deixar Paraty. A pousada requisitava um valor de reembolso pela falta roupa de cama.

Segundo ela, a organização da Flip adotou uma postura 'prática' sobre a situação ao dizer que duvidavam que Lilia era responsável pelo sumiço mas que, caso tivesse sido o caso, bastava dizer, que eles fariam o ressarcimento: "Aparentemente, nada mais do que a necessidade de eliminar uma demanda pendente e partir para a próxima. Suponho que deva ser uma ocorrência corriqueira, dada a naturalidade com que me foi comunicada", afirmou Lilia na publicação. Para a Folha de S. Paulo, a Flip enviou uma nota em que "lamenta profundamente o ocorrido e reforça sua responsabilidade e compromisso, posicionando-se de forma firme e solidária ao lado de Lilia Guerra e assegurando todo o acolhimento à autora".

A pousada também enviou um pedido de desculpas à autora de O céu para os bastardos e Perifobia, publicados pela Todavia. A autora integrou a programação oficial da Flip e foi convidada do Podcast do PublishNews, gravado diretamente da Casa PN, em Paraty.

A CBN publicou uma reportagem a respeito da diversidade de acervo de bibliotecas do Rio de Janeiro. Lugares contam com livros raros, primeiras edições e manuscritos. Entre as preciosidades, estão livros “venenosos”, um manuscrito que inspirou o filme Indiana Jones, o primeiro jornal do mundo e até um exemplar que sobreviveu a um tiro de canhão.

O estado de saúde de Luis Fernando Verissimo foi tema no Estadão. O escritor foi internado com pneumonia e teve complicações. Verissimo está afastado da escrita desde seu AVC em 2021. No ano passado, foi lançado o documentário Verissimo, que mostra mais da intimidade do autor em seu cotidiano. Na Folha, uma entrevista com o filho do autor detalhou mais sobre os últimos anos do autor de quase 90 anos.

O Brasil de Fato noticiou que a Prefeitura de Recife iniciou arrecadação de livros para bibliotecas municipais. As entregas das doações podem ser realizadas em qualquer uma das unidades das dez bibliotecas ou no próprio edifício da sede do Executivo municipal.

O Globo produziu um texto sobre a primeira edição de uma obra da Clarice Lispector em quadrinhos. O título adaptado será A hora da estrela. E o jornal também apurou mais sobre o atual fenômeno do book boyfriend romance, em que personagens se tornam objeto de desejo de leitores e leitoras e criam um novo modelo de um "homem perfeito".

Rodrigo Casarin usou sua coluna no Splash Uol para escrever sobre a relação entre as corridas de rua e a literatura.

O jornal Metrópoles dissecou como Carla Madeira provoca tantas emoções em seus livros. A escritora participa no dia 26 de agosto de um evento do jornal, em Brasília (DF). A Veja Gente elaborou uma lista de livros que estão próximos de ganhar adaptações no cinema.

[18/08/2025 09:41:33]