Publicidade
Publicidade
Quem tem medo da Inteligência Artificial?
PublishNews, Paulo Tedesco, 23/02/2023
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala da novidade do momento: o acesso global às ferramentas de inteligência artificial e como isso afetará o dia a dia das pessoas

E o grande debate do momento vem sendo sobre inteligência artificial, ou, ao modo estrangeiro de resumir tudo a siglas, em português a AI e em inglês a IA, inteligence artificial. Aliás, o termo, ou os termos, não são nada novos, e o assunto é tão antigo quanto as primeiras descobertas tecnológicas.

Porém o debate sim é novo, afinal em tempos nem tão distantes ninguém suporia que, em curtíssimo prazo, teríamos a IA ao alcance gratuito e acessível à muita gente, e que suas infinitas possiblidades ensejariam algo maior do que os buscadores da internet até o momento brindaram.

Temos, para muito além do ChatGPT, uma gama expressiva de respondedores e produtores de texto e imagem em diferentes línguas a partir da IA, e breve teremos, também liberados, gratuitamente, criadores e animadores de imagens articuladas em áudio e vídeo. Resumindo, dia após dia novas soluções respondedoras de qualquer coisa e produtoras de qualquer coisa estarão disponíveis ao alcance de um “olá”.

E vamos dar um olá a quem ganha, ou melhor, a quem explora o sonho alheio para ganhar com a ilusão de que existe um bom livro sem um editor, uma boa música sem um produtor, cinema sem diretor? Ou os diferentes ambientes digitais de venda de e-books e também outros produtos culturais, avisarão ao leitor e consumidor que o que ele lê ou ouve foi feito por um robô?

E lanço o desafio para a Amazon e seu KDP e similares de outras marcas, e que já tentam, ou faturam com a produção e venda de conteúdo cultural sem, necessariamente, checagem autoral: haverá aviso no texto vendido se o conteúdo foi um robô quem produziu?

Algum candidato a editor já deve ter pensado: e se produzirmos um conteúdo em IA, registrar o direito autoral e colocar à venda? Ou se montar uma estrutura empresarial e tecnológica para produzir milhares, milhões de conteúdos e faturar com isso?

Observe, caro leitor, são possibilidades minimamente reais, e certamente neste instante devem estar em curso em algum canto quadrado do nosso sofrido e redondo planeta.

Disseram que a IA estará na minha geladeira analisando o que consumo, e informando quem sou e as doenças que terei somente pela rotina do abrir e fechar de portas geladas. Disseram também que serei lido, isso mesmo, serei lido, feito livro, em qualquer ambiente, feito filme de ficção científica, e assim dispararei alarmes dos mais diversos, tanto para consumo como para impostos. Em resumo, nossas funerárias e planos de saúde que se preparem, breve terão, por antecipação, a demanda do dia...

Sim, eu temo pelo mau uso da IA. Eu temo pelo uso veloz e indiscriminado de tudo que falo, penso e eventualmente escrevo. Mas se antes a humanidade criou horrores como a bomba atômica, Hitler e o bolsonarismo, agora não poderia ser diferente. E uma coisa é certa, sobreviveremos apesar de tudo (mas é bom agirmos logo...).

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados no Clube de Autores e na Uiclap
Composta por sete livros repletos de ação e aventura, a saga gira em torno de um império autocrático que ameaça tanto a Terra quanto a própria humanidade
2ª edição de 'Somos todos importantes nos caminhos da sustentabilidade' (Clube de Autores), de Maria Rosana Navarro​, chega atualizada e revisada após quase 12 anos
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Os escritores são fabricantes de sonhos e eu, como leitor, me arrisco a interpretar esses sonhos e traduzi-los em fotografias.
Daniel Mordzinski
Fotógrafo argentino em entrevista para a revista Ponto
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar