
Para acompanhar presencialmente essas discussões, que prestam homenagem ao bicentenário da Independência, é necessário acessar este link, sendo que cada encontro requer uma inscrição diferente.
A primeira palestra, “De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação", no fim da tarde de hoje, será apresentada pelo embaixador Rubens Ricupero [foto]. Professor, advogado, diplomata e escritor, ele foi ministro no governo Itamar Franco, embaixador do Brasil na Itália e secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, entre 1995 e 2004.
Na semana que vem, no dia 08, o acadêmico Antônio Carlos Secchin vai abordar as tensões entre a Independência política em confronto com a dependência linguística e cultural na aula "Dependência ou morte: polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade”.
No dia 15 ,a conferência do acadêmico Domício Proença filho vai estabelecer ações entre a língua portuguesa e a Independência. No dia 22, o jornalista Sérgio Abranches apresenta a conferência "Na terceira margem: o povo na Independência ". O ciclo se encerra no dia 29, quando o acadêmico Edmar Bacha falará sobre economia na palestra "Que PIB é esse? Relendo o PIB no século XIX. Relendo o PIB no século XX. O que nos espera à frente?".
As inscrições são gratuitas, com vagas presenciais sujeitas a lotação da sala José de Alencar, na sede da Academia Brasileira de Letras. (Av. Presidente Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro – RJ). Não é necessário inscrição para assistir a transmissão ao vivo, neste link.