ABL dedica mês de setembro a palestras sobre a Independência
PublishNews, Redação, 1º/09/2022
Série de cinco encontros presenciais promovida pela Academia Brasileira de Letras, com transmissão on-line, e virtuais começa nesta quinta-feira, às 17h30, com a presença do embaixador Rubens Ricupero

Rubens Ricupero | © Divulgação
Rubens Ricupero | © Divulgação
Começa nesta quinta-feira a série de palestras 200 anos de Brasil na ABL, que compõe o sexto ciclo de conferências que a Academia Brasileira de Letras promove neste ano. Serão cinco encontros, coordenados pelo acadêmico José Murilo de Carvalho, sempre às quintas feiras do mês, às 17h30.

Para acompanhar presencialmente essas discussões, que prestam homenagem ao bicentenário da Independência, é necessário acessar este link, sendo que cada encontro requer uma inscrição diferente.

A primeira palestra, “De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação", no fim da tarde de hoje, será apresentada pelo embaixador Rubens Ricupero [foto]. Professor, advogado, diplomata e escritor, ele foi ministro no governo Itamar Franco, embaixador do Brasil na Itália e secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, entre 1995 e 2004.

Na semana que vem, no dia 08, o acadêmico Antônio Carlos Secchin vai abordar as tensões entre a Independência política em confronto com a dependência linguística e cultural na aula "Dependência ou morte: polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade”.

No dia 15 ,a conferência do acadêmico Domício Proença filho vai estabelecer ações entre a língua portuguesa e a Independência. No dia 22, o jornalista Sérgio Abranches apresenta a conferência "Na terceira margem: o povo na Independência ". O ciclo se encerra no dia 29, quando o acadêmico Edmar Bacha falará sobre economia na palestra "Que PIB é esse? Relendo o PIB no século XIX. Relendo o PIB no século XX. O que nos espera à frente?".

As inscrições são gratuitas, com vagas presenciais sujeitas a lotação da sala José de Alencar, na sede da Academia Brasileira de Letras. (Av. Presidente Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro – RJ). Não é necessário inscrição para assistir a transmissão ao vivo, neste link.

Tags: ABL
[01/09/2022 12:00:00]