O que estou lendo: Heloisa Prieto
PublishNews, Redação, 02/08/2022
Autora premiada com 91 obras publicadas e uma referência da literatura para jovens leitores no Brasil, Heloisa indica três livros que chamaram sua atenção recentemente

O que estou lendo - Heloisa Prieto
O que estou lendo - Heloisa Prieto
Heloisa Prieto é autora de 91 obras publicadas de ficção e fantasia. É uma referência nacional quando o assunto é contar histórias para jovens leitores, mas não escreve apenas para eles.

Doutora em literatura francesa, é tradutora, mantendo pesquisa constante sobre mitos e lendas universais. Com obras adaptadas para o cinema, teatro e TV, é detentora de diversos prêmios. Recentemente seu título As aventuras de um cachorro chamado Petit, publicado pela FTD, recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Convidada a indicar um livro para os leitores do PublishNews, Heloisa tratou logo de listar três, um deles de um autor americano inédito no Brasil que, segundo ela, merece ser descoberto.

No seu pescoço, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, editado pela Companhia das Letras, reúne 12 contos impactantes que abordam diferenças culturais, questões de gênero, conflitos religiosos e relações familiares. Vozes contundentes, sedutoras, que parecem saltar para fora dos textos pedindo escuta e atenção.

Há um livro que pode ser comprado na Bertrand Livreiros, de Portugal, que é Quando o corpo diz não (Ideias de Ler), de Gabor Maté. Ele é um médico nascido na Hungria e estabelecido no Canadá. Autor de diversas obras sobre a relação entre a mente e o corpo. Sua prosa fluída, cativante, intercala relatos comoventes com reflexões críticas sobre o consumo desenfreado, adições, positivismo tóxico e outras questões da contemporaneidade.

Para quem domina o inglês, pode ser uma opção pelo Kindle o livro Into the waters and the wild (Koehler Books), de Greg Fields. Inédito no Brasil, ele é um premiado autor estadunidense, bastante aclamado pela crítica. Fields elege como protagonistas de sua prosa, ironicamente sutil e poética, jovens em constante luta para reinventar-se e conseguir superar não só as perdas, como também seu apreço pelo conforto da solidão.”

[02/08/2022 11:00:00]