
Uma das comunidades mais ativas no TikTok, com quase 65 bilhões de visualizações, o #BookTok cresceu a ponto de exercer impacto real nas vendas mundiais de livros físicos. Na prática, o sucesso de um título nas livrarias ficou cada vez mais dependente de uma enxurrada prévia de milhões de resenhas trocadas pelos usuários do aplicativo.
Daí vem todo o entusiasmo pelo TikTok Book Club, que servirá como um espaço virtual para a comunidade TikTok discutir novos títulos. A cada mês, um novo livro será anunciado e qualquer pessoa poderá compartilhar suas experiências com a obra.
O livro que inicia a programação, discutido até o final de julho, é Persuasão, publicado originalmente em 1817 pela autora britânica Jane Austen (1775-1817). A obra acaba de ganhar uma nova adaptação para as telas, lançada pela Netflix. A escolha segue uma predileção pelos clássicos bastante evidente no conteúdo livreiro do TikTok. A própria Jane Austen tem uma comunidade dedicada de seguidores que compartilham seu amor por seus livros coletivamente sob a hashtag #AustenTok, que tem até 16,2 milhões de visualizações.
O TikTok decidiu escalar cinco nomes notáveis para guiarem um fluxo de informações sobre o livro do mês. Nesse primeiro momento, @li.reading, @jackbenedwards, @cocosarel, @bcemercer e @edenreidreads, comprovadamente apaixonados por literatura, vão compartilhar seus pensamentos em uma série de conteúdo no aplicativo.
No final de cada mês, uma live será organizada para discutir o romance em profundidade e encerrar seu ciclo.