Publicidade
Publicidade
Eu tenho um sonho
PublishNews, Paulo Tedesco, 22/06/2022
Em novo artigo, Paulo Tedesco aborda o novo corte de investimentos no ensino superior público federal

O espaço aqui é nobre, pois é de livros, é de editores, é de autores e de todos que trabalham com o mundo do livro. Mundo que é silencioso, de leitura atenta e compenetrada. Leitura só quebrada pela voz do autor em palestras e debates, ou do leitor apaixonado a perguntar sobre o livro e a escrita.

O ato da leitura, porém, sofre, solitário e ensurdecido pelas redes sociais, pelas fake news, pelos vídeos curtos, e pela destruição da educação e da promoção do livro. E nisso temos a morte dos escritores e dos editores. Primeiro pela redução de verbas e fim das compras governamentais, depois pela má gestão durante pandemia e o definitivo extermínio de verbas para a cultura.

Tudo, porém, fica ainda pior. O novo e corte gigantesco dos investimentos no ensino superior público federal, desta vez enterrará não só a educação, mas a pesquisa e a independência tecnológica do país.

A seguir nesse rumo, teremos, na entrada no novo milênio, os mesmo níveis de antes da chegada de Dom João VI, quando todo material cultural era importado e as escolas praticamente não existiam.

Mas não desanimo. Vivemos de sonhos e sonhamos em silêncio, e a eles me aferro. Pois, sonho com a recuperação do crescimento, com novos espaços para a indústria do livro e a economia da cultura. Sonho com o fim do neoliberalismo nefasto e corrupto, e com novos horizontes para o livro e a leitura ainda neste nosso 2022.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.consultoreditorial.com.br (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em nova coluna, Paulo Tedesco questiona a pouca utilização do blog como ferramenta nas estratégias para reter um cliente
Em nova coluna, Paulo Tedesco fala sobre a abundância de livros piratas em PDF vendidos na internet de forma ilegal e com muitos erros de revisão e gramática
Em nova coluna, Paulo Tedesco propõe defesa do bem público e da liberdade intelectual em tempos de eleição e pandemia
Em nova coluna, Paulo Tedesco comenta como o crescimento da cultura do entretenimento pode aposentar 'hardwares' como o livro e até a própria arte
Em nova coluna, Paulo Tedesco fala sobre os diversos sotaques no jornalismo, no audiovisual e na escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo, Paulo Tedesco aborda o novo corte de investimentos no ensino superior público federal
A médica, professora e pesquisadora brasileira participou do Podcast do PublishNews e falou, dentre outros assuntos, sobre o seu gosto pelos livros
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues questiona a prática de artistas serem convidados a trabalhar de graça
Não fiz psicanálise e não faria. Para um escritor,pode ser perigoso
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar