Publicidade
Publicidade
Eu tenho um sonho
PublishNews, Paulo Tedesco, 22/06/2022
Em novo artigo, Paulo Tedesco aborda o novo corte de investimentos no ensino superior público federal

O espaço aqui é nobre, pois é de livros, é de editores, é de autores e de todos que trabalham com o mundo do livro. Mundo que é silencioso, de leitura atenta e compenetrada. Leitura só quebrada pela voz do autor em palestras e debates, ou do leitor apaixonado a perguntar sobre o livro e a escrita.

O ato da leitura, porém, sofre, solitário e ensurdecido pelas redes sociais, pelas fake news, pelos vídeos curtos, e pela destruição da educação e da promoção do livro. E nisso temos a morte dos escritores e dos editores. Primeiro pela redução de verbas e fim das compras governamentais, depois pela má gestão durante pandemia e o definitivo extermínio de verbas para a cultura.

Tudo, porém, fica ainda pior. O novo e corte gigantesco dos investimentos no ensino superior público federal, desta vez enterrará não só a educação, mas a pesquisa e a independência tecnológica do país.

A seguir nesse rumo, teremos, na entrada no novo milênio, os mesmo níveis de antes da chegada de Dom João VI, quando todo material cultural era importado e as escolas praticamente não existiam.

Mas não desanimo. Vivemos de sonhos e sonhamos em silêncio, e a eles me aferro. Pois, sonho com a recuperação do crescimento, com novos espaços para a indústria do livro e a economia da cultura. Sonho com o fim do neoliberalismo nefasto e corrupto, e com novos horizontes para o livro e a leitura ainda neste nosso 2022.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.consultoreditorial.com.br (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em nova coluna, Paulo Tedesco questiona a pouca utilização do blog como ferramenta nas estratégias para reter um cliente
Em nova coluna, Paulo Tedesco fala sobre a abundância de livros piratas em PDF vendidos na internet de forma ilegal e com muitos erros de revisão e gramática
Em nova coluna, Paulo Tedesco propõe defesa do bem público e da liberdade intelectual em tempos de eleição e pandemia
Em nova coluna, Paulo Tedesco comenta como o crescimento da cultura do entretenimento pode aposentar 'hardwares' como o livro e até a própria arte
Em nova coluna, Paulo Tedesco fala sobre os diversos sotaques no jornalismo, no audiovisual e na escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Editor, escritor, gráfico e livreiro, João Scortecci participa do Podcast do PublishNews para falar sobre sua história dentro do mercado editorial e livreiro
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O primeiro é a história em quadrinhos ‘Blues do Satanás’, da banda Motorocker. São 96 páginas de aventura que misturam realidade com ficção. O segundo é ‘Vença!’, no qual Alexandre do Bem dá dicas para melhor o desempenho profissional
Com histórico de empreendedor, Alexandre de Bem usa sua vivência nos negócios para expor no livro 'Vença' dicas de carreira e uma maneira de melhorar seu desempenho, mas nunca deixando de ser feliz
Grupo de rock pesado do Paraná lança 'Blues do Satanás', história em quadrinhos com roteiro do vocalista Marcelus dos Santos, que conta um episódio estranho, quando estava numa festa e apareceu um sujeito que poderia ser o Diabo em pessoa!
Quando escrevo romances históricos, gosto de ler ficcionistas da época para me colocar dentro da história
John Boyne
Escritor irlandês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar