Feira de Londres anuncia os vencedores do Excellence Awards 2022
PublishNews, Talita Facchini, 25/03/2022
Prêmio celebra os mercados globais e a inovação da atividade editorial fora do Reino Unido. A biblioteca pública da Croácia e a livraria Rahva Raamat Viru Store, da Estônia, estão entre as vencedoras

A Rahva Raamat Viru Store, da Estônia, foi escolhida como Livraria do Ano
A Rahva Raamat Viru Store, da Estônia, foi escolhida como Livraria do Ano
A Feira do Livro de Londres – que inicia sua edição presencial em abril – divulgou os vencedores do International Excellence Awards 2022, que celebra os mercados globais e a inovação da atividade editorial fora do Reino Unido.

Em mais um ano sem participação brasileira, nesta edição, a biblioteca pública "Fran Galovic" Koprivnica, da Croácia, foi escolhida como Biblioteca do Ano. Os juízes elogiaram o trabalho feito por ela e seus bibliotecários para apoiar a comunidade durante a pandemia, ajudando, por exemplo, na alfabetização digital dos seus usuários.

A Rahva Raamat Viru Store, da Estônia, foi eleita a Livraria do Ano por “demonstrar a importância da sustentabilidade ao longo de sua reforma” e ainda pelos “ambientes de fusão” criados no espaço que ao mesmo tempo nutrem a nostalgia e fornecem serviços técnicos e modernos. A livraria já foi uma das finalistas do prêmio em 2016. Criada em 2004, a loja conta com 1.600 m² e é hoje a maior livraria do país.

Na categoria Editora de Audiolivros, a vencedora foi a Saga Egmont, da Dinamarca, pelo seu “alcance internacional” e seu “compromisso de traduzir para vários idiomas e alcançar novos territórios”. A Macmillan Audio (EUA) recebeu uma menção especial por conta do seu crescimento orgânico e por sua criatividade e promoção que foram aclamadas pela crítica.

Na nova categoria Editora Infantil e Young Adult, a escolhida foi a Tulika Publishers (Índia), pelo seu "compromisso editorial" e por publicar livros para um amplo grupo de jovens leitores em diferentes idiomas. E em Inovação Educacional, a vencedora foi a Editions Animées (França), pela sua iniciativa BlinkBook.

Os vencedores receberão seus prêmios durante a Feira do Livro de Londres.

Confira a lista completa dos vencedores:

Editora de Audiolivros
Saga Egmont (Dinamarca)

Livraria do Ano
Rahva Ramat Viru Store (Estônia)

Biblioteca do Ano
“Fran Galovic" Koprivnica Public Library (Croácia)

Inovação Educacional
Editions Animées (França)

Profissional de Direitos (categoria patrocinada pela Sharjah Book Authority)
Anna Soler-Pont, The Pontas Agency (Espanha)

Editora Infantil e Young Adult
Tulika Publishers (Índia)

Iniciativa de Tradução Literária
Institut Ramon Llull (Espanha)

Inclusão na publicação (exclusivo para editoras do Reino Unido)
Bloomsbury

[25/03/2022 10:40:00]