Três perguntas do PN para Tania Rösing
PublishNews, Redação, 04/01/2022
Professora idealizadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo e referência na formação de leitores no Brasil, participa da nova seção do PN

Nomeada “Amiga do Livro” pelo Prêmio Jabuti em 2014, a professora Tania Rösing é uma das principais referências nacionais quando o assunto é a formação de leitores no Brasil.

Idealizadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo (RS), Tania está à frente do Prisma Espaço Geek e, aos 74 anos, está interessada em TikTok, nas bandas de K-Pop e nas novas narrativas dos games.

Além disso, ela integrou a comitiva brasileira na Feira do Livro de Guadalajara, em novembro passado.

Na volta, ela respondeu às Três Perguntas do PN, nova seção que o PublishNews apresentou no fim do ano passado.

PublishNews - Como fazer a literatura ficar mais atraente para os jovens leitores?

Tania Rösing - A literatura para jovens leitores precisa observar o necessário protagonismo de personagens emergentes de séries, vídeos, filmes, apresentados também como produtos industrializados de consumo. Há uma possibilidade concreta de circulação dos jovens leitores entre narrativas ficcionais que desafiam sua imaginação.

PN - A senhora certa vez disse que nasceu “para sonhar o possível, mas especialmente, o impossível”. Qual sonho impossível sonha hoje?

TR - Convencer dirigentes educacionais, culturais, tecnológicos a sintonizarem suas ações para provocar maiores desafios entre crianças, jovens e adultos. A perspectiva da interdisciplinaridade provoca mais reflexão e maior criatividade, mas é difícil de ser entendida e de ser praticada em práticas leitoras compartilhadas.

PN – A senhora esteve recentemente no México, integrando a comitiva brasileira na Feira do Livro de Guadalajara. O que de mais importante a senhora trouxe na bagagem de volta?

TR - A certeza de que devemos compartilhar experiências de leitura para refletir sobre os caminhos da formação de leitores em tempos de tecnologia e de envolvimento com as redes de leitura. Bibliotecas precisam funcionar como centros culturais multimídias, ampliando o universo do leitor e da leitura.

[04/01/2022 09:30:00]