Três Perguntas do PN para Patricia Pugas
PublishNews, Guilherme Sobota, 10/12/2025
Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do Magalu é uma dos convidados da cerimônia do Great Place to Work e do PublishNews do dia 16 de dezembro

Patricia Pugas é Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do Magalu desde 2016, com atuação em ambientes corporativos desde os anos 1990 – hoje em dia, ela afirma nesta entrevista ao PublishNews, a gestão de pessoas tem um papel equivalente ao desenvolvimento de tecnologia e inovação dentro das empresas. Sobre esses e outros assuntos, Patricia vai falar também na cerimônia da segunda edição do ranking “Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”, que será realizada no dia 16 de dezembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP).

Os interessados em comparacer ao evento – que terá, além de painéis sobre gestão de pessoas e um café da manhã, a premiação das empresas do mercado melhores ranqueadas em 2025 – podem se inscrever aqui (como a capacidade é limitada, a participação será confirmada em um email a ser enviado pelo PublishNews na próxima sexta-feira, 12).

Os panelistas serão Vanessa Reis, diretora de diversidade e inclusão do GPTW, que vai falar sobre o que considera líderes de verdade, “plurais em seus olhares e ações, e que têm na confiança a base de suas relações”; Patricia Pugas e André Palme, este head da Estante Virtual (que pertence ao Magazine Luiza), vão conversar entre si sobre cultura corporativa.

Leia abaixo como a diretora encara as atividades de gestão de pessoas no Magalu.

PN – Qual o papel estratégico da área de gestão de pessoas hoje dentro do Magalu? Especialmente em comparação a outras áreas, como desenvolvimento tecnológico e inovação?

Patricia Pugas – Hoje, Gestão de Pessoas tem um papel estratégico fundamental não apenas no Magalu, mas no mercado como um todo. Especialmente aqui, esse papel é tão relevante quanto negócio, tecnologia e inovação, pois entendemos que o resultado das áreas está totalmente atrelado à aderência cultural e bem-estar do time em todos os seus aspectos. Nosso papel como RH é garantir que o Magalu tenha as pessoas certas, preparadas e engajadas para entregar a estratégia da companhia. Fazemos isso atuando como verdadeiros parceiros do negócio, seja no desenvolvimento de talentos, no fortalecimento da comunicação e cultura, na defesa da diversidade, entre outros, tudo para criar um ambiente em que inovação e execução caminhem juntas.

Na sua avaliação, quais são as características que uma política de gestão de pessoas deve ter para contribuir de maneira significativa nos resultados das empresas?

Uma política eficaz precisa ser simples e clara, para que seja executada com consistência, e precisa ser orientada por dados e conectada aos objetivos do negócio. Ela deve promover fortemente a cultura organizacional e o desenvolvimento contínuo, porque o mundo atual pede a aprendizagem de novas habilidades ininterruptamente. Precisa também reconhecer o desempenho dos times, incentivar a colaboração e manter coerência entre o que a companhia diz e o que pratica no dia a dia.

Como a gestão de pessoas impacta na percepção das pessoas/clientes sobre uma organização?

A forma como cuidamos das nossas pessoas se reflete diretamente na experiência dos nossos clientes. Simon Sinek costuma dizer que “os clientes nunca amarão uma empresa até que seus colaboradores a amem primeiro”. Aqui no Magalu, o foco no cliente é um dos nossos cinco valores – e por isso mesmo é base para contrações, promoções e até mesmo para desligamentos. Equipes alinhadas aos valores do Magalu entregam melhores resultados, constroem relações de confiança e fortalecem nossa reputação como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, há mais de 25 anos, e como uma empresa que verdadeiramente gosta de gente.

[10/12/2025 12:06:55]