
A 40ª Feira Internacional do Livro de Sharjah começa oficialmente na próxima semana, de 03 a 13 de novembro, novamente, com números interessantes. Serão 1.566 editoras de 83 países e ainda 85 escritores que estarão presentes na feira.
Com 970 eventos e atividades em sua programação como mesas literárias, workshops, seminários, shows culturais, concertos, e muito mais, a feira terá a Espanha como país convidado de honra, que trará 41 participantes e oferecerá 25 eventos. Entre os destaques da programação estão as participações de autores como o Nobel de Literatura, Abdulrazak Gurnah, Chris Gardener, Kathleen Antrim, Tosca Lee, A.J. Finn, Karen Millie James, John V. Petrocelli, entre outros.

Publishers Conference
Antes da abertura da feira, começa neste final de semana, a 11ª edição da Publishers Conference, agora, com três dias de duração (31/10 a 02/11). Mais de 520 editores, agentes e autores e 35 palestrantes participarão do evento.
Serão oito painéis que sediarão discussões sobreas principais questões e desafios enfrentados pelo setor. Uma sessão importante sobre o processo de inscrição para o Subsídio de Tradução da feira de US $ 300 mil será um dos destaques do primeiro dia do evento e as populares sessões de ‘Matchmaking’ serão realizadas nos três dias da conferência para discutir a compra e venda de direitos e fechar novos negócios, especialmente no mercado árabe.
A conferência começará com uma discussão intitulada "Coming Together in Crisis: Como a publicação internacional sustentável e a Iniciativa de Resiliência da Indústria (Inspire) estão apoiando a recuperação da indústria em tempos sem precedentes". Um painel com profissionais de publicação de todo o mundo irá discutir o Inspire Charter e como a indústria pode garantir que todo o ecossistema editorial avance em coordenação durante tempos de crise.
O segundo dia da conferência ouvirá os editores árabes sobre como a publicação está evoluindo nos países de língua árabe e como editoras internacionais podem contribuir para seu crescimento. Mesas sobre como as editoras independentes enfrentaram o desafio da pandemia, criando novas maneiras de alcançar o leitor e ainda a crescente influência dos autores africanos acontecerão durante o dia. A Espanha também fará uma sessão especial para falar sobre a indústria editorial no país.
Já o terceiro dia da conferência será dedicado a indústria editorial educacional e debaterá as oportunidades apresentadas pela pandemia e os prós e contras da aprendizagem digital.
Foco nas bibliotecas
Assim como nos anos anteriores, de 9 a 11 de novembro acontece também uma conferência internacional que reunirá 200 bibliotecários e especialistas de 20 países, além de 17 palestrantes. Realizada em parceria com a American Library Association (ALA), as discussões da conferência, se concentrarão em novas tendências e tecnologias, a importância de colaborações e redes, como aprimorar as habilidades de liderança e desenvolver novos serviços para suas respectivas comunidades.