40ª Feira Internacional do Livro de Sharjah começa na próxima semana
PublishNews, Talita Facchini, 29/10/2021
Antes disso, já nesse final de semana a Publishers Conference reunirá mais de 520 editores, agentes e autores e 35 palestrantes em três dias de rodadas de negócios e discussões sobre o mercado

A 40ª Feira Internacional do Livro de Sharjah começa oficialmente na próxima semana, de 03 a 13 de novembro, novamente, com números interessantes. Serão 1.566 editoras de 83 países e ainda 85 escritores que estarão presentes na feira.

Com 970 eventos e atividades em sua programação como mesas literárias, workshops, seminários, shows culturais, concertos, e muito mais, a feira terá a Espanha como país convidado de honra, que trará 41 participantes e oferecerá 25 eventos. Entre os destaques da programação estão as participações de autores como o Nobel de Literatura, Abdulrazak Gurnah, Chris Gardener, Kathleen Antrim, Tosca Lee, A.J. Finn, Karen Millie James, John V. Petrocelli, entre outros.

“Cada conquista e cada mudança que buscamos começa nas páginas de um livro; cada discussão que começamos e até a compreensão da nossa história começa com um livro”, disse Ahmed Al Ameri, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), em coletiva sobre a feira. E acrescentou: “A 40ª edição da SIBF é um marco cultural notável para Sharjah e os Emirados Árabes Unidos, através da qual queremos continuar a direcionar nossos esforços para promover o crescimento e a recuperação pós-pandemia da indústria editorial global. A SIBF 2021 servirá como um catalisador para novos leitores”, concluiu.

Publishers Conference

Antes da abertura da feira, começa neste final de semana, a 11ª edição da Publishers Conference, agora, com três dias de duração (31/10 a 02/11). Mais de 520 editores, agentes e autores e 35 palestrantes participarão do evento.

Serão oito painéis que sediarão discussões sobreas principais questões e desafios enfrentados pelo setor. Uma sessão importante sobre o processo de inscrição para o Subsídio de Tradução da feira de US $ 300 mil será um dos destaques do primeiro dia do evento e as populares sessões de ‘Matchmaking’ serão realizadas nos três dias da conferência para discutir a compra e venda de direitos e fechar novos negócios, especialmente no mercado árabe.

A conferência começará com uma discussão intitulada "Coming Together in Crisis: Como a publicação internacional sustentável e a Iniciativa de Resiliência da Indústria (Inspire) estão apoiando a recuperação da indústria em tempos sem precedentes". Um painel com profissionais de publicação de todo o mundo irá discutir o Inspire Charter e como a indústria pode garantir que todo o ecossistema editorial avance em coordenação durante tempos de crise.

O segundo dia da conferência ouvirá os editores árabes sobre como a publicação está evoluindo nos países de língua árabe e como editoras internacionais podem contribuir para seu crescimento. Mesas sobre como as editoras independentes enfrentaram o desafio da pandemia, criando novas maneiras de alcançar o leitor e ainda a crescente influência dos autores africanos acontecerão durante o dia. A Espanha também fará uma sessão especial para falar sobre a indústria editorial no país.

Já o terceiro dia da conferência será dedicado a indústria editorial educacional e debaterá as oportunidades apresentadas pela pandemia e os prós e contras da aprendizagem digital.

Foco nas bibliotecas

Assim como nos anos anteriores, de 9 a 11 de novembro acontece também uma conferência internacional que reunirá 200 bibliotecários e especialistas de 20 países, além de 17 palestrantes. Realizada em parceria com a American Library Association (ALA), as discussões da conferência, se concentrarão em novas tendências e tecnologias, a importância de colaborações e redes, como aprimorar as habilidades de liderança e desenvolver novos serviços para suas respectivas comunidades.

Tags: Sharjah 2021
[29/10/2021 11:00:00]