CONTEC 2025 prepara participação do Chile na Feira de Frankfurt em 2027
PublishNews, Redação, 21/05/2025
Durante três dias, profissionais da América Latina, da Europa e da Ásia se reunirão para dialogar sobre internacionalização, direitos, formatos digitais e o futuro do livro

Chile será o país homenageado na Feira de Frankfurt 2027 | © MinCap
Chile será o país homenageado na Feira de Frankfurt 2027 | © MinCap
Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, o Centro Cultural Estación Mapocho, em Santiago (Chile), será sede de uma nova edição do CONTEC, fórum profissional da indústria editorial organizado pela Feira do Livro de Frankfurt (FBM). A atividade será realizada no contexto da Furia del Libro, a feira de editoras independentes do país, e tem acesso gratuito mediante inscrição prévia.

Esta edição, realizada em parceria com o Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio (Mincap) do Chile, representa um marco no caminho rumo à participação do país como País Convidado de Honra na Feira do Livro de Frankfurt 2027. O encontro reunirá uma delegação de editores, agentes e especialistas internacionais.

Entre os participantes brasileiros deste ano, estão o CEO da MVB América Latina, Ricardo Costa, a publisher da Editora Relicário, Maíra Nassif, e Silvia Naschenveng, fundadora da Editora Mundaréu.

A programação inclui conferências, mesas de conversa e oficinas especializadas, com foco nos seguintes temas:

  • Oportunidades para o livro chileno em mercados internacionais;
  • Compra e venda de direitos e tradução;
  • Estratégias comerciais baseadas em dados e metadados;
  • Novos formatos: audiolivros, digitalização e inteligência artificial.

Um dos objetivos da Feira do Livro de Frankfurt é fortalecer e consolidar o mercado internacional do livro por meio de seminários, workshops e conferências, levando a “Experiência Frankfurt” a outras partes do mundo. A CONTEC é dos esforços nesse sentido.

De acordo com a vice-presidente da Feira para o Sul da Europa e América Latina, Marifé Boix García, a Buchmesse mantém um diálogo permanente com as instituições chilenas do livro. Em conjunto, foi criado um grupo de trabalho que se reúne a cada duas semanas para atualizar informações e atuar de forma coordenada, com participação também de representantes da Corporación del Libro y la Lectura e de editoras do Chile.

"Em sintonia com todos esses parceiros, definimos conjuntamente a programação desta edição do CONTEC", explica Boix García. "De um lado, convidamos especialistas para tratar de temas relevantes para a indústria editorial, como distribuição digital e uso de dados como inteligência de negócios; de outro, realizamos a primeira viagem de editores internacionais com o objetivo de apresentar-lhes a literatura chilena e fomentar a venda de direitos. Esses editores compartilharão informações sobre seus respectivos mercados para que os editores chilenos possam valorizar suas próprias publicações com foco na exportação".

Uma lista de títulos chilenos “adequados” para tradução em outros mercados também foi elaborada pelas partes. "O governo do Chile lançou uma convocatória para que editoras enviem títulos acompanhados de informações relevantes (metadados), com o objetivo de compor uma longlist que será publicada tanto no site da Buchmesse quanto no site do projeto do Convidado de Honra, permitindo que interessados do mundo todo encontrem conteúdos de acordo com seus interesses", afirmou.

Posteriormente, especialistas da Alemanha farão a curadoria de cerca de 20 títulos — uma shortlist que será apresentada a potenciais compradores de direitos no mercado de língua alemã. "A prioridade neste momento é a literatura de ficção, já que sua tradução demanda mais tempo do que a de outros gêneros, como o infantil, por exemplo. Em etapas futuras, outros segmentos também serão contemplados", disse.

A secretária executiva do Consejo Nacional del Libro y la Lectura do Mincap chileno, Aracelly Rojas Vallet, afirma que o governo tem produzido um trabalho de longo prazo em relação à produção de informações sobre o ecossistema do livro e da leitura.

"O projeto do País Convidado de Honra nos permitiu acelerar esse processo, com mais argumentos para iniciar estudos e levantamentos de dados. No entanto, nossa preocupação é que essa iniciativa seja sustentável ao longo do tempo, envolvendo tanto o setor público quanto o privado", afirma. "Nesse sentido, em julho serão divulgados os resultados da Encuesta Nacional de Participación Cultural y Comportamiento Lector, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Estatísticas. A pesquisa tem alto nível de representatividade e nos permitirá conhecer melhor quem são os leitores no país, em quais formatos e situações leem, entre outros aspectos — todos eles com impacto direto na indústria nacional".

Além disso, em janeiro deste ano foram apresentados os resultados do Primer Estudio de Caracterización del Mercado Editorial Chileno (2019-2024), que trouxe informações relevantes, como: o número de títulos ativos disponíveis atualmente no mercado; o fato de que 65% das editoras chilenas têm catálogos com menos de 50 títulos; que quase 67% delas estão localizadas na Região Metropolitana; que há uma grande diversidade de conteúdos e temas publicados (mais de cem categorias); que o número de direitos comprados supera o de direitos vendidos; que a participação do setor editorial em feiras tem sido impulsionada principalmente pela estratégia de internacionalização do livro chileno; e que, de forma geral, o ecossistema ainda não trabalha com metadados — o que dificulta consideravelmente o uso estratégico das informações.

"Esse último ponto é crucial e precisa ser enfrentado com ações concretas. É justamente aí que estamos concentrando nossos esforços ao longo de 2025", diz a secretária executiva.

Frankfurt

O Chile será o convidado de honra da edição de 2027 da Feira do Livro de Frankfurt. Conhecido como um dos principais destinos astronômicos da América do Sul e por ter um dos céus mais limpos do hemisfério sul, o país terá o tema Pelos céus claros da literatura. O Chile será o quarto país latino-americano a apresentar sua literatura e cultura como país convidado da feira do livro, depois das apresentações do México (1992), Brasil (1994 e 2013) e Argentina (2010).

Em 2025, o país homenegado é as Filipinas, seguidas pela República Checa em 2026.

Programação CONTEC Chile 2025

Dia 1 — Quarta-feira, 28 de maio

Sala Acario Cotapos

Distribuição e formatos de livros na era digital

9:30 Registro

10:00 Abertura do encontro
Marifé Boix, Frankfurter Buchmesse GmbH, Alemanha
Aracelly Rojas, Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, Chile

10:10 – 11:00 Apresentação
O mercado do livro chileno em números
No contexto da presença do Chile como país convidado de honra na Frankfurter Buchmesse 2027, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a estrutura, a dinâmica e a oferta de seu mercado editorial. O Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio (Mincap) apresenta um relatório colaborativo, que reúne informações sobre o ecossistema do livro chileno e divulga dados e tendências do período de 2019 a 2024.
Aracelly Rojas, Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, Chile

11:00 – 11:30 Conversa
Apoios à tradução, publicação e produção
O principal objetivo de um país convidado de honra na Frankfurter Buchmesse é a publicação de suas obras em tantos idiomas e países quanto possível. Trata-se de promover a publicação de obras literárias chilenas por editoras estrangeiras. Os apoios à tradução visam incentivar a venda de direitos para que editoras de outros países publiquem essas obras, ampliando sua visibilidade e reconhecimento internacional.
Alejandra Chacoff, Ministério de Relações Exteriores, Chile
Vivian Lavín, Sociedade de Direitos das Letras, Chile

11:30 – 12:00 Keynote
Impressão local para o mercado global: Print on Demand
O modelo de impressão sob demanda (PoD) favorece a sustentabilidade e garante presença no mercado global. Esta keynote oferece perspectivas sobre essa forma de impressão e distribuição, acessível a qualquer editora, para aproveitar os canais de venda que alcançam leitores em qualquer parte do mundo.
Rob Clements, INGRAM Content Group, Canadá / EUA

12:00 – 12:30 Keynote
Leitores para todos os formatos: distribuição digital
Não basta mais publicar livros em todos os formatos e distribuí-los por canais físicos e digitais. A chave está em encontrar o público certo para cada história, tema ou ideia, onde quer que ele esteja. Seja por meio de redes sociais, podcasts ou vídeos curtos, o conteúdo deve alcançar os leitores nos formatos com os quais eles se conectam naturalmente. O uso de ferramentas — especialmente, mas não exclusivamente, de inteligência artificial — abre novas formas de engajamento. Esta palestra explora como apresentar conteúdos de maneira eficaz em diferentes formatos e canais, com foco nos territórios de língua espanhola.
Ralf Biesemeier, Zebralution Digital Publishing, Alemanha

12:30 – 13:00 Coffee Break / Networking

13:00 – 14:00 Mesa-redonda
Como conquistar um leitor: marketing e distribuição digital
Hoje, editoras e livrarias precisam repensar tudo o que sabiam sobre marketing e promoção de livros. É impossível manter-se apenas no mundo físico, ignorando o digital. Os participantes desta mesa, especialistas em ferramentas digitais para promover a leitura, compartilham suas estratégias para encontrar leitores num ambiente onde tudo parece à mão.
Rob Clements, INGRAM Content Group, Canadá / EUA
Ralf Biesemeier, Zebralution Digital Publishing, Alemanha
Boris Kraizel, Buscalibre, Chile
Mediação: Cristina Flores, Ministério da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Chile

14:00 – 15:30 Almoço

15:30 – 16:00 Keynote
Aplicativos digitais para otimizar a cadeia do livro
Os canais pelos quais consumimos entretenimento — e livros — estão diretamente conectados à navegação digital. Neste contexto, o uso estratégico de metadados se torna essencial para toda a cadeia do livro: impulsionam vendas, otimizam informações e promovem sustentabilidade. Este keynote apresenta as soluções digitais da MVB — Metabooks, VLB-TIX e Pubnet — como ferramentas que aproximam livros e leitores.
Ricardo Costa, MVB América Latina, Alemanha / Brasil

16:00 – 16:30 Conversa
Dados dos mercados do livro na América Latina
Análise do impacto direto dos metadados na venda de livros em dois dos principais mercados da região: Brasil e México. O objetivo é compartilhar a importância de cultivar uma cultura da informação em catálogos editoriais — por livrarias, editoras ou distribuidoras.
Ricardo Costa, MVB América Latina, Alemanha / Brasil
David Peman, Bookscan Nielsen, Reino Unido / México

16:30 – 17:00 Coffee Break / Networking

17:00 – 18:30 Talk to the experts
Sessão de encontros personalizados entre os especialistas internacionais do programa Contec Chile 2025 e o público, para discutir temas, esclarecer dúvidas, avaliar possibilidades de negócio e trocar visões sobre o mercado chileno e a cena editorial global.
Rob Clements, INGRAM Content Group, Canadá / EUA
Ralf Biesemeier, Zebralution Digital Publishing, Alemanha
Ricardo Costa, MVB América Latina, Alemanha / Brasil

Dia 1 — Quarta-feira, 28 de maio

Salão Transiberiano

Perspectivas internacionais para o livro chileno

11:30 – 13:30 Matchmaking
Primeira rodada de negócios
Oito editores internacionais do segmento de ficção narrativa se reúnem com oito editores chilenos para avaliar seus catálogos editoriais. Cada encontro terá duração de 15 minutos, com a apresentação dos títulos chilenos mais adequados ao país do editor visitante.

14:00 – 15:30 Almoço

15:30 – 19:00 Encontro com editoras chilenas
Visita dos editores internacionais a sedes editoriais e espaços culturais, com o objetivo de apresentar a diversidade literária e cultural do país.
Organização: Corporación del Libro y la Lectura, Chile

Dia 2 — Quinta-feira, 29 de maio

Salão Transiberiano

9:30 Registro

10:00 – 11:00 Mesa-redonda
Tendências de leitura em outros territórios (I)
Como são os públicos leitores nos países representados? Quem influencia suas escolhas e por meio de quais canais? Como as editoras chegam até eles? Quais os desafios para os editores chilenos em Frankfurt 2027? Quatro editores de três continentes discutem as possibilidades do livro chileno sob uma perspectiva internacional.
Simon Lörsch, Suhrkamp, Alemanha
Diven Nagpal, Seagull Books, Índia
Maíra Nassif, Relicário Edições, Brasil
Amy Hundley, Grove Atlantic Press, EUA
Mediação: Pola Iriarte, tradutora, Chile

11:00 – 11:30 Coffee Break / Networking

11:30 – 13:30 Matchmaking
Segunda rodada de negócios
Reuniões entre editores internacionais e chilenos para avaliação de catálogos, com sessões de 15 minutos.

13:30 – 15:00 Almoço

15:00 – 19:00 Encontro com editoras chilenas
Os editores internacionais visitarão a Furia del Libro, sedes de editoras e espaços culturais, com o objetivo de apresentar a riqueza literária e cultural chilena.
Organização: Editoriales de Chile, Chile

Dia 3 — Sexta-feira, 30 de maio

Salão Transiberiano

9:30 Registro

10:00 – 11:00 Mesa-redonda
Tendências de leitura em outros territórios (II)
Que literatura se lê nos países dos editores presentes? Quais temas interessam aos leitores? Qual a proporção de obras traduzidas? Quem recomenda livros estrangeiros e por quais meios? Quatro editores internacionais compartilham suas expectativas em relação à literatura latino-americana — em especial a chilena — e discutem como autores e temas do Chile podem alcançar leitores de outros países.
Linus Guggenberger, Wagenbach, Alemanha
Silvia Naschenveng, Editora Mundaréu, Brasil
Ranya Bakr, Al Arabi, Egito
Guillermo Camacho, Aurora Boreal, Dinamarca
Mediação: Pola Iriarte, tradutora, Chile

11:00 – 11:30 Coffee Break / Networking

11:30 – 13:30 Matchmaking
Terceira rodada de negócios
Reuniões de 15 minutos entre editores internacionais e chilenos, com foco em ficção narrativa.

13:30 – 15:00 Almoço

15:00 – 18:00
Encontro com editoras na Furia del Libro

[21/05/2025 09:52:24]