
Seguindo esse relatório, a presidente da IPA, Bodour Al Qasimi formou no início desse ano a International Sustainable Publishing and Industry Resilience (InSPIRe – Plano Internacional de Publicação Sustentável e Resiliência da Indústria), uma força-tarefa que tem como objetivo identificar os principais problemas acarretados pela covid-19 e inspirar um futuro pós pandemia sustentável para o setor. “Embora os mercados de publicação desenvolvidos tenham se saído melhor, nossos colegas em mercados de publicação emergentes estão enfrentando desafios existenciais. A pandemia global não afeta apenas as editoras – o sustento de milhões de editoras, autores, ilustradores, impressores, distribuidores e livreiros em todo o mundo está em risco”, explica Bodour.

Ainda segundo Bodour, a carta é uma das principais conquistas dessa força-tarefa focada no “ecossistema” do mercado editorial e é um compromisso simbólico para continuar o alto nível de cooperação em toda a indústria que surgiu em resposta à pandemia global. O principal objetivo é, então, desenvolver uma abordagem sistêmica e colaborativa para a sustentabilidade e resiliência da indústria de construção.
Entre os dez compromissos propostos pela carta estão a defesa de programas de estímulo governamentais específicos para publicações para construir uma indústria editorial global mais sustentável e resiliente; estimular o diálogo entre as partes interessadas do ecossistema editorial para construir parcerias e minimizar os impactos ambientais da cadeia de abastecimento editorial; capacitar vozes sub-representadas para garantir a diversidade e inclusão no ecossistema editorial; apoiar a publicação em línguas indígenas por meio de iniciativas e parcerias direcionadas; e destacar o papel das pequenas e médias editoras e livrarias independentes.