Os números da 40ª edição da Feira do Livro de Sharjah
PublishNews, Redação, 16/11/2021
O evento encerrou sua 40ª edição no último final de semana recebendo 1.632 editoras de 83 países e ainda mais de 1,69 milhão de visitantes

A Feira Internacional do Livro de Sharjah encerrou a sua 40ª edição no último final de semana depois de 11 dias de festa – sem contar a programação da Publishers Conference.

Segundo a Sharjah Book Authority – organizadora do evento – a feira reuniu 1.632 editoras de 83 países e recebeu mais de 1,69 milhão de visitantes, sendo que 51,9% deles foram mulheres. Quanto as faixas etárias, 1,3% dos visitantes tinham menos de 15 anos e 52,2% tinham entre 16 e 30 anos. Aqueles entre 31 e 45 anos representaram 35,5%, enquanto 11,1% tinham 46 anos ou mais.

A feira também recebeu visitantes de 109 nacionalidades, com os Emirados Árabes Unidos garantindo o primeiro lugar, seguido pela Índia, Egito, Síria, Jordânia, Paquistão, Iraque, Filipinas, Marrocos, Tunísia, entre outros países. Com participações de nomes como o Nobel de Literatura, Abdulrazak Gurnah, a Feira de Sharjah reuniu também 85 escritores de 22 países.

Já a programação contou com mais de mil atividades, incluindo 440 sessões culturais, 355 shows, apresentações, seminários e workshops para crianças e mais de 80 apresentações teatrais e de dança. Pela primeira vez na história da SIBF, aspirantes a ilustradores, designers e diretores de arte tiveram a oportunidade de se beneficiar de uma série de workshops gratuitos e sessões de painel como parte de um "Canto de Sobrevivência da Ilustração", organizado em parceria com a Feira do Livro Infantil de Bolonha.

"A liderança visionária de Sua Alteza rendeu grandes conquistas culturais para os Emirados Árabes Unidos e o mundo árabe e provou que somos uma nação que lê, cria, inova e publica", frisou Ahmed Al Ameri, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), lembrando ainda que há quatro décadas o emirado vem investindo na cultura e literatura e recebendo todo o apoio possível de seu governante.

Ações profissionais

Este ano, a Feira inaugurou a Conferência Nacional de Bibliotecas que, em colaboração com a American Library Association. Com o tema "Visibilidade, engajamento, impacto e colaboração", o evento reuniu mais de 50 participantes e representantes de bibliotecas de 20 países.

Já a 8ª edição da Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah atraiu 500 bibliotecários e profissionais do setor que focaram em discutir as tecnologias e tendências que moldam o futuro do setor.

Além disso, 35 palestrantes e 546 editores e agentes literários participaram esse ano da 11ª edição da Publishers Conference, organizada em parceria com a International Publishers Association (IPA).

Tags: Sharjah 2021
[16/11/2021 11:00:00]