
E como os investimentos por lá não param, o Sheik Sultan bin Muhammad Al Qasimi, destinou AED 4,5 milhões para a compra de novos títulos de editoras árabes e estrangeiras que marcaram presença na Feira deste ano. A ação faz parte dos planos do governo de Sharjah de atualizar continuamente os acervos das bibliotecas do emirado. “A alocação dos fundos oferecerá o impulso de receita necessário para várias editoras, varejistas de livros e outros participantes do SIBF 2021, que estão todos nesta plataforma global para alimentar sua recuperação pós-pandemia”, explicou um comunicado enviado à imprensa.

Ainda sobre a programação da Feira, vale destacar a mesa A presença das mulheres nas realizações literárias que abordou questões de representação e reconhecimento feminino e atraiu um grande número de mulheres e meninas. Na conversa, as escritoras Badriya Al Bishr, Asma Al Zarooni e Rabina Khan falaram sobre os desafios de estabelecer suas carreiras como escritoras na Arábia Saudita e pediram condições econômicas e políticas iguais para mulheres de cor em todos os lugares.
Conhecida pela grande participação do público infantil, a Feira também realizou um workshop interessante no qual apresentou às crianças as estruturas de uma editora e o que tanto é preciso para se publicar um livro. Já outro painel discutiu as adaptações dos livros para as telas e a maior relevância que os roteiristas estão ganhando hoje.
O PublishNews esteve na cobertura da Feira e aqui você pode ler os textos sobre o evento.