Publicidade
Publicidade
A febre do TikTok e os livros
PublishNews, Redação, 08/09/2021
Episódio do Podcast do PublishNews investiga como a rede social tem influenciado as editoras no Brasil. Rafaella Machado (Record) e Mateus Erthal (Planeta) participam do programa.

Para muitos, o TikTok ainda é um app de dancinhas e dublagens divertidas. Mas para uma parcela cada vez maior, a rede social passou a ser um local de descoberta de novos livros e isso tem impactado diretamente a indústria editorial brasileira. O episódio do Podcast do PublishNews quis investigar essa febre do TikTok e a sua influência no mercado editorial e convidou Rafaella Machado, editora da Galera Record, e Mateus Erthal, coordenador editorial de Ficção da Editora Planeta para falarem sobre o assunto.

Livros que começam a ganhar fôlego lá exigem pressa e agilidade por parte de editores para não perderem o “hype” do momento. Como numa intensa aula de “crossfit” (quem ouvir o programa vai entender), as equipes têm que acelerar os processos editoriais e fazer o livro chegar o mais rápido possível às livrarias. O resultado? Alguns desses títulos brilham nas listas dos mais vendidos.

Tem aqueles livros que já estão no catálogo e, por sorte, caem nas graças dos booktokers. Daí a corrida contra o tempo é imprimir o suficiente.

Um de nós está mentindo é um desses. O livro de Karen McManus está no catálogo da Galera Record desde fevereiro de 2018. Naquele ano, pela apuração do PN, o título teve 3.523 cópias vendidas. Caiu para 439 no ano seguinte e desapareceu do Ranking em 2020. Muitos podiam acreditar que a vida do livro tinha se esgotado. É um movimento natural no mercado. Mas, por conta do TikTok, o livro foi ressuscitado e já bateu 13.747 cópias vendidas em 2021.

A canção de Aquiles, romance homoafetivo ambientado na Guerra de Tróia escrito por Madeline Miler, não estava pronto no catálogo do selo Minotauro quando estourou no TikTok. Uma primeira edição brasileira saiu em 2013 pela Jangada (Grupo Pensamento), mas os direitos já tinham sido comprados pela Planeta, que teve que correr pra conseguir acompanhar as demandas dos booktokers.

Na conversa com Rafaella e Mateus, a nossa equipe quis saber quais as tendências, que tipos de livros fazem mais sucesso na rede social e como é a relação dos editores com esse público.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Documentários Maria Augusta Ramos
Gato Café
Todos os contos (Companhia das Letras), de Julio Cortázar
Tiktok Maju Alves
A canção de Aquiles (Minotauro / Planeta), de Madeline Muller
A Cervogia
Ted Lasso

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)
Podcast do PN quis saber como agentes e editores estão se preparando para a Feira do Livro de Frankfurt 2021
Episódio de número 184 recebe Michelle Henriques e Nathan Magalhães para falar sobre a relação entre editoras e os clubes de leitura
À frente do negócio, Samuel Honorato é o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Suzana Vargas relata o seu primeiro encontro com Manoel de Barros e a amizade que teve com o poeta
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)
Não precisamos apenas de mais livros. Precisamos é fazer livros incríveis, surpreendentes, encantadores.
Flávia Lins e Silva
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar