Publicidade
Publicidade
A febre do TikTok e os livros
PublishNews, Redação, 08/09/2021
Episódio do Podcast do PublishNews investiga como a rede social tem influenciado as editoras no Brasil. Rafaella Machado (Record) e Mateus Erthal (Planeta) participam do programa.

Para muitos, o TikTok ainda é um app de dancinhas e dublagens divertidas. Mas para uma parcela cada vez maior, a rede social passou a ser um local de descoberta de novos livros e isso tem impactado diretamente a indústria editorial brasileira. O episódio do Podcast do PublishNews quis investigar essa febre do TikTok e a sua influência no mercado editorial e convidou Rafaella Machado, editora da Galera Record, e Mateus Erthal, coordenador editorial de Ficção da Editora Planeta para falarem sobre o assunto.

Livros que começam a ganhar fôlego lá exigem pressa e agilidade por parte de editores para não perderem o “hype” do momento. Como numa intensa aula de “crossfit” (quem ouvir o programa vai entender), as equipes têm que acelerar os processos editoriais e fazer o livro chegar o mais rápido possível às livrarias. O resultado? Alguns desses títulos brilham nas listas dos mais vendidos.

Tem aqueles livros que já estão no catálogo e, por sorte, caem nas graças dos booktokers. Daí a corrida contra o tempo é imprimir o suficiente.

Um de nós está mentindo é um desses. O livro de Karen McManus está no catálogo da Galera Record desde fevereiro de 2018. Naquele ano, pela apuração do PN, o título teve 3.523 cópias vendidas. Caiu para 439 no ano seguinte e desapareceu do Ranking em 2020. Muitos podiam acreditar que a vida do livro tinha se esgotado. É um movimento natural no mercado. Mas, por conta do TikTok, o livro foi ressuscitado e já bateu 13.747 cópias vendidas em 2021.

A canção de Aquiles, romance homoafetivo ambientado na Guerra de Tróia escrito por Madeline Miler, não estava pronto no catálogo do selo Minotauro quando estourou no TikTok. Uma primeira edição brasileira saiu em 2013 pela Jangada (Grupo Pensamento), mas os direitos já tinham sido comprados pela Planeta, que teve que correr pra conseguir acompanhar as demandas dos booktokers.

Na conversa com Rafaella e Mateus, a nossa equipe quis saber quais as tendências, que tipos de livros fazem mais sucesso na rede social e como é a relação dos editores com esse público.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Documentários Maria Augusta Ramos
Gato Café
Todos os contos (Companhia das Letras), de Julio Cortázar
Tiktok Maju Alves
A canção de Aquiles (Minotauro / Planeta), de Madeline Muller
A Cervogia
Ted Lasso

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
O episódio dessa semana foi até a Sala Tatuí conversar com Beto Ribeiro, sócio administrador da Livraria Simples, e João Varella, da Lote 42
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
​ Leticya Pires apresenta em 'Você gosta de ganhar presente?' uma história que desperta a curiosidade e o encantamento sobre o significado dos presentes
O livro conta a história de Mathias Rodrigues, um menino superdotado de sete anos que, mesmo cercado por amor, enfrenta os desafios de crescer em uma família de pais separados
O rabisco é de fundamental importância. Rabiscar é pensar com o traço.
Roger Mello
Escritor e ilustrador brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar