IPL lança a obra 'Retratos da Leitura no Brasil 5'
PublishNews, Redação, 24/06/2021
Livro traz análises sobre a única pesquisa em âmbito nacional que avalia o comportamento leitor do brasileiro. Lançamento acontece no dia 28/06, às 19h, com a participação de autores da obra.

Na próxima segunda-feira (28), às 19h, o Instituto Pró-Livro lança o livro Retratos da Leitura do Brasil 5, que reúne todos os dados, condensados e analisados, da mais completa pesquisa que avalia o comportamento leitor do brasileiro. Publicada pela Sextante, a obra mostra um painel de diferentes interpretações sobre os resultados do estudo e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre os desafios, para que o atual cenário seja melhorado.

Temas como o que leva as pessoas lerem um livro, o que efetivamente elas leem, quem são os incentivadores, o espaço que as edições digitais ganharam, o acesso ao livro e a importância das bibliotecas são detalhados sob diferentes abordagens. “A obra traz subsídios para a análise e a reflexão do leitor interessado em conhecer o diagnóstico do comportamento leitor do brasileiro e a comparar os resultados na série histórica, desde 2011. Esperamos que essa ampla análise sobre os resultados da pesquisa subsidie estudos, oriente avaliações e a formulação de políticas públicas e ações do governo, sociedade civil e cadeia produtiva”, explica Zoara Failla, coordenadora da pesquisa e organizadora do livro.

Além dela, participam do livro Maria Rebeca Otero Gomes, Célio da Cunha, Maria das Graças Monteiro Castro, Rodrigo Lacerda, Ana Lucia Lima, João Luís Ceccantini, Rita Jover-Faleiros, José Castilho Marques Neto, Ricardo Azevedo, Fabio Malini, Mariana Bueno e Idmea Semeghini-Siqueira.

O evento de lançamento começará às 19h, com a participação de José Angelo Xavier (Instituto Pró-Livro), Eduardo Saron (Itaú Cultural), Marcos da Veiga Pereira (IPL e Sextante) e Zoara Failla. Às 19h15, a conversa será com os autores da obra Rita Jover-Faleiros, João Luis Ceccantini e Rodrigo Lacerda, que falarão também sobre os desafios para formar e encantar leitores de literatura e os leitores que perdemos pelo caminho. O evento será transmitido pelo canal do Itaú Cultural no YouTube.

[24/06/2021 09:00:00]