Temas como o que leva as pessoas lerem um livro, o que efetivamente elas leem, quem são os incentivadores, o espaço que as edições digitais ganharam, o acesso ao livro e a importância das bibliotecas são detalhados sob diferentes abordagens. “A obra traz subsídios para a análise e a reflexão do leitor interessado em conhecer o diagnóstico do comportamento leitor do brasileiro e a comparar os resultados na série histórica, desde 2011. Esperamos que essa ampla análise sobre os resultados da pesquisa subsidie estudos, oriente avaliações e a formulação de políticas públicas e ações do governo, sociedade civil e cadeia produtiva”, explica Zoara Failla, coordenadora da pesquisa e organizadora do livro.
Além dela, participam do livro Maria Rebeca Otero Gomes, Célio da Cunha, Maria das Graças Monteiro Castro, Rodrigo Lacerda, Ana Lucia Lima, João Luís Ceccantini, Rita Jover-Faleiros, José Castilho Marques Neto, Ricardo Azevedo, Fabio Malini, Mariana Bueno e Idmea Semeghini-Siqueira.
O evento de lançamento começará às 19h, com a participação de José Angelo Xavier (Instituto Pró-Livro), Eduardo Saron (Itaú Cultural), Marcos da Veiga Pereira (IPL e Sextante) e Zoara Failla. Às 19h15, a conversa será com os autores da obra Rita Jover-Faleiros, João Luis Ceccantini e Rodrigo Lacerda, que falarão também sobre os desafios para formar e encantar leitores de literatura e os leitores que perdemos pelo caminho. O evento será transmitido pelo canal do Itaú Cultural no YouTube.