Publicidade
Publicidade
Não comprem e-books, nem audiobooks
PublishNews, Camila Cabete, 24/05/2021
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'

Isso não é um clickbait... é verdade esta coluna.

Acho que este conselho serve pra todo mundo que pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso. Não é, nunca vai ser e nunca teve esta intenção.

Os livros digitais chegaram para suprir uma demanda e para atender um certo grupo, que sim, pode ser muito amplo. Mas se você comprar conteúdo digital esperando ter a mesma experiência de um livro físico, não compre. Você vai se decepcionar e acabar fazendo um desserviço a este tipo de produto. E qualquer torcida contra a leitura, seja ela em qual formato for, é um tiro no pé em nosso mercado.

Agora... caso você precise de um livro que requer a leitura imediata, ou que ele está muito caro por ter que importar, ou se quer ouvir enquanto faz uma longa viagem ou caminhada, ou ainda se não tiver mais espaço pra tanto livro em casa, pode ser que o conteúdo digital sirva pra você. Indo além: se você trabalha numa empresa e quer comprar algum livro para seus funcionários, sem ter que lidar com a logística de receber caixas e enviar a residência de cada executivo que está home office, logística reversa e tudo mais: pense no digital.

Mas, em qualquer um dos casos acima, não ache que está comprando um software, ou um livro impresso. Você terá que lidar com instruções de uso e redirecionamento de problemas para a central de ajuda do site que escolheu comprar. Mas ainda assim vai ter que lidar com seus clientes internos. Não ache que digital é automático, sem problemas e sem necessidade de estrutura. Se você acha isso, o e-book e audiobook não vão suprir as suas expectativas. E você vai ficar falando mal de uma estrutura que simplesmente não serve pra você.

Tudo no mundo digital também requer infraestrutura. Você não vai ter uma coisa pronta ao estalar dos dedos. Lembra quando começou a usar o Instagram e Facebook? Tem redes sociais que você nem tentou entrar porque achou complicado demais.... pense no livro digital, conteúdo digital como mais uma estrutura que precisa aprender a usar.

Se você ama conteúdo, independente do formato e não tem a fantasia de que digital é automático e de graça, onipresente e perfeito, este tipo de conteúdo é para você. Você tem uma livraria de milhões de títulos dentro do seu celular. Mas não romantize, seja realista e caso entenda que o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Com nova abertura e pequenas mudanças estruturais, Podcast do PN desta semana tirou dúvidas do mercado sobre a 2ª edição da pesquisa que investiga os hábitos dos compradores de livros no Brasil
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Com mais de 40 milhões de livros vendidos e uma dezena de prêmios, a autora conversou sobre política, adaptações dos clássicos, novos projetos e leituras empacadas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana a obra de Wagner Leal Guimarães, que transita entre a tradição e a modernidade
Em mais um ano, André Calgaro traz a cobertura completa do evento promovido pela Audio Publishers Association, com depoimentos de especialistas no segmento
Talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve a seus leitores perfeitos.
Mary Ann Shaffer
Escritora americana (1934-2008)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar