Publicidade
Publicidade
Não comprem e-books, nem audiobooks
PublishNews, Camila Cabete, 24/05/2021
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'

Isso não é um clickbait... é verdade esta coluna.

Acho que este conselho serve pra todo mundo que pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso. Não é, nunca vai ser e nunca teve esta intenção.

Os livros digitais chegaram para suprir uma demanda e para atender um certo grupo, que sim, pode ser muito amplo. Mas se você comprar conteúdo digital esperando ter a mesma experiência de um livro físico, não compre. Você vai se decepcionar e acabar fazendo um desserviço a este tipo de produto. E qualquer torcida contra a leitura, seja ela em qual formato for, é um tiro no pé em nosso mercado.

Agora... caso você precise de um livro que requer a leitura imediata, ou que ele está muito caro por ter que importar, ou se quer ouvir enquanto faz uma longa viagem ou caminhada, ou ainda se não tiver mais espaço pra tanto livro em casa, pode ser que o conteúdo digital sirva pra você. Indo além: se você trabalha numa empresa e quer comprar algum livro para seus funcionários, sem ter que lidar com a logística de receber caixas e enviar a residência de cada executivo que está home office, logística reversa e tudo mais: pense no digital.

Mas, em qualquer um dos casos acima, não ache que está comprando um software, ou um livro impresso. Você terá que lidar com instruções de uso e redirecionamento de problemas para a central de ajuda do site que escolheu comprar. Mas ainda assim vai ter que lidar com seus clientes internos. Não ache que digital é automático, sem problemas e sem necessidade de estrutura. Se você acha isso, o e-book e audiobook não vão suprir as suas expectativas. E você vai ficar falando mal de uma estrutura que simplesmente não serve pra você.

Tudo no mundo digital também requer infraestrutura. Você não vai ter uma coisa pronta ao estalar dos dedos. Lembra quando começou a usar o Instagram e Facebook? Tem redes sociais que você nem tentou entrar porque achou complicado demais.... pense no livro digital, conteúdo digital como mais uma estrutura que precisa aprender a usar.

Se você ama conteúdo, independente do formato e não tem a fantasia de que digital é automático e de graça, onipresente e perfeito, este tipo de conteúdo é para você. Você tem uma livraria de milhões de títulos dentro do seu celular. Mas não romantize, seja realista e caso entenda que o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
As pessoas não perderam o interesse pela leitura, precisam ser estimuladas de outro modo
Ivana Jinkins
Fundadora da Boitempo
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar