Publicidade
Publicidade
Como os projetos de incentivo à leitura sobreviveram na pandemia
PublishNews, Equipe do Instituto Pró-Livro, 03/03/2021
No segundo texto da coluna 'Retratos da Leitura no PN', equipe do Instituto Pró-Livro apresenta os resultados de uma enquete realizada entre os projetos cadastrados na Plataforma Pró-Livro

Projeto Piracaia na Leitura ganhou destaque na TV Cultura | © Redes Sociais do projeto
Projeto Piracaia na Leitura ganhou destaque na TV Cultura | © Redes Sociais do projeto
No final de 2020, aumentou nossa inquietação aqui no Instituto Pró-Livro sobre a continuidade dos projetos cadastrados na Plataforma Pró-Livro e os projetos vencedores do Prêmio IPL nas últimas edições. Apesar de solicitarmos atualização do cadastro, muitos não responderam. Achamos importante uma consulta e desenhamos uma enquete para saber se os projetos conseguiram vencer as dificuldades e manter as ações para promover a leitura durante a pandemia.

O número de respostas não atingiu 30% dos projetos cadastrados o que nos faz supor que muitos podem estar desativados. Dos projetos que responderam à enquete:

• 15% - Suspenderam as atividades, até que seja possível retomar
• 55% - Se mantêm ativos, com atividades reduzidas e/ou adaptadas
• 30% - Se mantêm ativos promovendo ações a distância.

Os projetos que se mantiveram ativos sem redução importante em suas atividades e, até, com ampliação no número de seguidores ou beneficiários, em sua grande maioria, são os que se desenvolvem nas mídias digitais (canais no YouTube, podcasts etc.). A ampliação deu-se principalmente para atender a quem está em casa.

Identificamos também projetos que não eram de mídias digitais e conseguiram se adaptar para propor ações a distância organizando lives, podcasts literários, contações de histórias on-line, leitura compartilhada, oficinas virtuais, produção coletiva de e-books etc.

Algumas bibliotecas, em especial as comunitárias, conseguiram manter ou retomar algumas atividades presenciais, incorporando protocolos de segurança e, inclusive, difundindo informações sobre a pandemia e sobre cuidados para seus usuários. Recebemos relatos de promoção de ações de solidariedade, mobilizando empresários e a comunidade local para a doação de cestas com alimentos e livros. Incluir um ou dois livros na cesta foi o diferencial dessas campanhas promovidas por esses projetos ou bibliotecas, como a Biblioteca Comunitária Wagner Vinício, do Rio de Janeiro.

Público, comunidade e beneficiados

Muitos projetos relatam que houve, inicialmente, uma grande diminuição do público atendido. Porém, aos poucos a comunidade foi se envolvendo com as atividades on-line ou retirando livros nas bibliotecas, o que aponta para a ampliação da leitura na pandemia.

Não temos um número preciso de beneficiários, mas, segundo dados da enquete atingiram cerca de 600 mil pessoas.

Os principais desafios para promover ações a distância, além da sustentabilidade financeira, foi, como já prevíamos, a falta de equipamentos e recursos tecnológicos, assim como a expertise para lidar com essas ferramentas e propor novas ações. Também o usuário, como vimos nas aulas on-line oferecidas pelas escolas públicas, não conseguiram acessar as atividades pois não dispõem de equipamentos ou de acesso à internet/banda larga.

A mesma dificuldade foi enfrentada por professores, mediadores e agentes de leitura, que, além de não contarem com equipamentos e acesso à internet, também não dominam essas ferramentas para desenvolver suas atividades de mediação online ou lives.

Aqueles que tentaram manter ações presenciais também enfrentaram dificuldades para manter protocolos de distanciamento e higienização.

Principais aprendizados

Não podemos deixar de apontar que o enfrentamento da situação e da pandemia também trouxe aprendizagem, conforme apontadas pelos projetos.

Aprender a lidar com as ferramentas digitais, novas metodologias e a criar ações que pudessem despertar o interesse daquele público, foram uma grande conquista, mas, provocou, também, flexibilidade, resiliência, superação e, principalmente, solidariedade e empatia dos organizadores para lidarem com perdas, estresse, ansiedade e medo trazidos pelo público atendido.

Projetos que fizeram diferença e são inspiradores

Vale destacar um projeto que “fez de um limão uma limonada”: o Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína (MT), em processo de instalação para integrar e equipar todas as bibliotecas do município (comunitárias, públicas e escolares), enfrentou a pandemia inovando e, graças a implantação de um software para integrar acervos, lançou o BiblioDelivery para entrega de livros em sistema delivery para alunos da rede de escolas públicas e com necessidades especiais, o que foi muito positivo para compensar a suspensão das aulas nas escolas. Por meio ainda da parceria com o projeto “Eu leio para uma criança”, da Fundação Itaú, o SMBJ recebeu 20 mil novos livros que foram distribuídos para as crianças das escolas do município, além da distribuição em um drive thru. Acesse aqui para conhecer o projeto.

Outro projeto que vale difundir é o Fafá Conta.

No início da pandemia, “Fafá” passou a fazer lives diárias no YouTube e no Instagram e, apesar de já dominar as ações de contação de histórias a distância, enfrentou algumas dificuldades técnicas que logo foram superadas; agora, mantém uma live semanal e retomou o ritmo de uma história a cada 15 dias no canal; teve uma ampliação “absurda” de público, atingindo 500 mil, por conta da pandemia. Passou a ser uma alternativa para as crianças e muitas escolas passaram a recomendar o canal, além de um reconhecimento, segundo ela, pelas editoras. Ela avalia seu sucesso como um “ponto fora da curva”. Certamente, soube identificar a necessidade do momento.

O Piracaia na Leitura é um projeto de minibibliotecas em pontos de ônibus. No início da pandemia, eles suspenderam todas as atividades e recolheram os acervos. Acontece que as pessoas continuavam devolvendo os livros, e os voluntários seguiam recolhendo. Mas as pessoas não paravam de colocar livros nas casinhas, e doavam outros títulos também. Foi então que eles viram que a população já havia incorporado o empréstimo e devolução dos livros na rotina, no dia a dia; e eles passaram, em vez de recolher o acervo, a higienizar e informar sobre os cuidados a serem tomados nesse tempo de pandemia.

Conheça outros projetos que “deram a volta por cima” clicando aqui.

No ano em que o PublishNews comemora seus 20 anos, abre-se uma janela para que o mercado do livro conheça iniciativas que desempenham papel fundamental, o da promoção e incentivo da leitura. Desde 2017, a Plataforma Pró-Livro aglutina, num só lugar, projetos, experiências e ações de fomento à leitura que são realizadas em todo o Brasil. A ferramenta colaborativa reúne ainda estudos, pesquisas e ideias sobre a formação de leitores e sobre a promoção da leitura e do acesso ao livro. Ao longo de 2021, algumas dessas iniciativas ganharão destaque nesse espaço.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Instituto Pró-Livro assume coluna mensal no PN para apresentar projetos de incentivo à leitura. Na primeira contribuição, dois projetos que, apesar da pandemia, conseguiram criar novas atividades que ajudam o livro chegar ao seu público.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Eu escrevo literalmente o que está em meus nervos.
Elfriede Jelinek
Escritora austríaca
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar