Publicidade
Publicidade
Os algoritmos e a lei do karma
PublishNews, Camila Cabete, 12/01/2021
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto

Feliz ano novo! Na primeira coluna do ano, eu já vou avisando que estou a camilinha paz e amor e trago a vocês uma coluna que a gente até consegue chamar de otimista.

Desde 2009, quando comecei a estudar a questão da tecnologia aplicada ao nosso mercado editorial, eu me deparei com palavras novas e entre elas estava o "algoritmo". Na verdade, algoritmos sempre existiram, mesmo no mundo analógico. Sempre usamos formas de catalogação e cruzamento de dados... sejam por fichas ou arquivos de papel. Mas aí surgiram as redes sociais. Além da internet como um todo, nas redes sociais, especificamente, os algoritmos têm um papel ainda mais importante: o papel de aglomerar pessoas afins, mesmo que virtualmente.

Agora um hiato, pra contar pra vocês que cresci numa família católico/espírita. Em casa, sempre ficou muito evidente em nossos ensinamentos a lei do karma: a lei do retorno, aqui se faz aqui se paga, essas coisas... Sempre me senti culpada ao ficar com raiva de alguém, por exemplo. Pro meu próprio bem, eu precisava ser uma boa menina... sempre achei essa lei do karma um pouco egoísta. Porque eu deveria ser uma boa pessoa, não pela simples vontade de ver o outro bem, mas por mim mesma... Mas ok, essa é a minha coluna no PublishNews, então, o que isso tem a ver com mercado editorial? Tudo a ver e eu explico:

Algoritmos servem para que as redes sociais e sites nos mostrem exatamente o que queremos ver... então ele exerce um forte papel ao aglomerar pessoas que pensam da mesma forma, ou que consomem de forma parecida.

Como disse Paulo Coelho no Diário de um mago... "não existe magia ruim ou boa, existe simplesmente a magia e os humanos que manipulam ela de acordo com suas natureza". Pois bem, aí é que vem a ligação que fiz da lei do karma com os algoritmos.

Se vocês só recebem porcaria pela internet, provavelmente é porque vocês consomem essas porcarias. Além disso, foi provado que o alcance do “ódio” nos algoritmos se prova muito maior do que do "amor". E isso nos coloca no mundo em que estamos: uma rede social tóxica, alimentando uma série de distúrbios mentais e problemas de autoimagem de adolescentes, além de muita incitação à violência.

A parte boa disso tudo é que já existem várias dimensões neste mundo. Cada um cria a sua própria dimensão ao consumir conteúdo nas suas redes. Em que dimensão você vive?

E o que isso tem a ver com livro? Algoritmo é simplesmente a melhor forma de divulgar e vender seu conteúdo, seja ele em que formato estiver.

A luta pela boa qualidade dos metadados e por uma equipe de marketing digital, realmente letrada digitalmente, continua. Precisamos nos atualizar.

Pensando nisso e buscando explicações mais simples, porém vindas de especialista, eu entrevistei a Kizzy Terra, cientista de dados, formada pelo IME e que tem um canal no YouTube incrível, chamado Programação dinâmica. Todas as minhas dúvidas e nossas reflexões estão aqui para serem ouvidas, no meu novo podcast, o disfarces.com.br.

A capacidade de fazer da internet um ambiente mais saudável, está diretamente ligado a termos uma mente mais saudável. A porcaria que te cerca nas redes sociais, pode ser um reflexo de você consumir coisas sem muita reflexão e consciência. E quanto menos consciência temos ao levar nossa vida, seja ela social ou política, mais manipulados somos. Então, como uma boa virginiana, controlemos o que é controlável.

E você, pessoa culta do mercado editorial, fala três línguas e esnoba a linguagem de programação? Enfim a hipocrisia!

Para ouvir a entrevista no Spotify, clique aqui.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
'Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável.... como a web', defende Camila Cabete na sua coluna de hoje
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
A literatura dá a alguns pessimistas absolutos um sentimento de tamanha beleza que a gente, às vezes, chega até a duvidar do pessimismo.
Marco Lucchesi
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar