Publicidade
Publicidade
Os segredos de Rui Campos
PublishNews, Leonardo Neto, 19/11/2020
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira

Rui Campos está no PublishNews Entrevista dessa semana | © Daniel Mello
Rui Campos está no PublishNews Entrevista dessa semana | © Daniel Mello

Quando Rui Campos fez 50 anos de idade, resolveu fazer uma grande festa nas bordas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O dia amanheceu chuvoso, o que deixou muita gente preocupada, mas o livreiro profetizou: “ali pelas quatro horas da tarde, a chuva vai passar, um arco-íris vai aparecer e teremos uma noite estrelada”. Profecia feita, profecia cumprida e a festa marcou a história do mineiro que chegou no Rio de Janeiro em 1975. Nesse mesmo ano, ele começa a trabalhar na filial da Livraria Carlitos, em Ipanema. Poucos meses depois, a empresa vai à falência e ele assume o ponto, rebatizando como Livraria Muro. Localizada no subsolo de uma galeria do bairro boêmio do Rio, a Muro – ou as Catacumbas de Ipanema, como diria Wally Salomão – se tornou um ponto de resistência da literatura e da política. “A livraria é um interprete do movimento cultural que o país vive”, disse ressaltando que foi assim com a Muro e é assim com a Livraria da Travessa hoje. E dá-lhe histórias!

O livreiro é o convidado dessa semana do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira. Na conversa com André Argolo, Rui falou dos seus segredos, temores e planos.

Conta, por exemplo, como está sendo passar pela crise atual provocada pela pandemia. “Acordar de manhã e pensar que as lojas estavam todas fechadas foi muito difícil”, disse lembrando uma frase atribuída a Winston Churchill: “Se você está atravessando o inferno, continue atravessando”. “Vamos atravessar”, repetiu o seu lema que faz clara referência à Livraria da Travessa, dirigida por ele e por outros sete sócios.

Aliás, está aí o primeiro segredo revelado por Rui: “Me cercar de pessoas interessantes é a minha estratégia”. Dos oito sócios da Travessa, cinco trabalham diariamente e vivem do trabalho da livraria. “Formar esse grupo e conseguir conviver com ele é onde boto a crença. Esse é o segredo”, ressaltou.

Outro segredo da Travessa – e não só do Rui – é o que ele chama de três As: Arquitetura, Acervo e Atendimento. A aposta em unidades bonitas e funcionais, com um acervo pensado para o público que as frequenta e num atendimento atencioso e muitas vezes personalizado são as grandes apostas do livreiro que segue, a despeito da crise, ampliando sua rede. Está prestes a abrir uma unidade em Niterói e já anunciou a ampliação da sua loja em São Paulo.

Rui agora já começa a planejar a sua festa de 50 anos como livreiro – a ser comemorada em 2025. Espera novos tempos, sem as turbulências que marcaram os últimos anos, um céu azul e um arco-íris anunciando uma noite estrelada. Que assim seja!

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Marcus Teles foi sabatinado por Luciana Borges, Gerson Ramos, Walter Porto e Waldiney Azevedo e falou de planos, livros e comércio digitais e da importância das livrarias independentes
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Com menos de um mês até o acontecimento da 40ª edição da feira, Podcast do PublishNews conversou com dois editores que viajarão ao Emirado Árabe: Laura di Pietro (Tabla) e Leonardo Garzaro (Rua do Sabão)
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Podcast do PN quis saber como agentes e editores estão se preparando para a Feira do Livro de Frankfurt 2021
O que importa é o texto.
Ana Luisa Escorel
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar