Publicidade
Publicidade
Os segredos de Rui Campos
PublishNews, Leonardo Neto, 19/11/2020
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira

Rui Campos está no PublishNews Entrevista dessa semana | © Daniel Mello
Rui Campos está no PublishNews Entrevista dessa semana | © Daniel Mello

Quando Rui Campos fez 50 anos de idade, resolveu fazer uma grande festa nas bordas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O dia amanheceu chuvoso, o que deixou muita gente preocupada, mas o livreiro profetizou: “ali pelas quatro horas da tarde, a chuva vai passar, um arco-íris vai aparecer e teremos uma noite estrelada”. Profecia feita, profecia cumprida e a festa marcou a história do mineiro que chegou no Rio de Janeiro em 1975. Nesse mesmo ano, ele começa a trabalhar na filial da Livraria Carlitos, em Ipanema. Poucos meses depois, a empresa vai à falência e ele assume o ponto, rebatizando como Livraria Muro. Localizada no subsolo de uma galeria do bairro boêmio do Rio, a Muro – ou as Catacumbas de Ipanema, como diria Wally Salomão – se tornou um ponto de resistência da literatura e da política. “A livraria é um interprete do movimento cultural que o país vive”, disse ressaltando que foi assim com a Muro e é assim com a Livraria da Travessa hoje. E dá-lhe histórias!

O livreiro é o convidado dessa semana do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira. Na conversa com André Argolo, Rui falou dos seus segredos, temores e planos.

Conta, por exemplo, como está sendo passar pela crise atual provocada pela pandemia. “Acordar de manhã e pensar que as lojas estavam todas fechadas foi muito difícil”, disse lembrando uma frase atribuída a Winston Churchill: “Se você está atravessando o inferno, continue atravessando”. “Vamos atravessar”, repetiu o seu lema que faz clara referência à Livraria da Travessa, dirigida por ele e por outros sete sócios.

Aliás, está aí o primeiro segredo revelado por Rui: “Me cercar de pessoas interessantes é a minha estratégia”. Dos oito sócios da Travessa, cinco trabalham diariamente e vivem do trabalho da livraria. “Formar esse grupo e conseguir conviver com ele é onde boto a crença. Esse é o segredo”, ressaltou.

Outro segredo da Travessa – e não só do Rui – é o que ele chama de três As: Arquitetura, Acervo e Atendimento. A aposta em unidades bonitas e funcionais, com um acervo pensado para o público que as frequenta e num atendimento atencioso e muitas vezes personalizado são as grandes apostas do livreiro que segue, a despeito da crise, ampliando sua rede. Está prestes a abrir uma unidade em Niterói e já anunciou a ampliação da sua loja em São Paulo.

Rui agora já começa a planejar a sua festa de 50 anos como livreiro – a ser comemorada em 2025. Espera novos tempos, sem as turbulências que marcaram os últimos anos, um céu azul e um arco-íris anunciando uma noite estrelada. Que assim seja!

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Autor e presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, está nas lentes do PublishNews Entrevista desta semana
Taty é a última finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Anna Luiza Cardoso é a quarta finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista
Verena Borelli, terceira finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, fala dos desafios em transformar o trabalho presencial em remoto
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
São precisamente as histórias que a ciência joga no lixo como sendo falsas que a literatura pode recuperar.
Diego Vecchio
Escritor argentino
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar