Publicidade
Publicidade
Os segredos de Rui Campos
PublishNews, Leonardo Neto, 19/11/2020
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira

Rui Campos está no PublishNews Entrevista dessa semana | © Daniel Mello
Rui Campos está no PublishNews Entrevista dessa semana | © Daniel Mello

Quando Rui Campos fez 50 anos de idade, resolveu fazer uma grande festa nas bordas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O dia amanheceu chuvoso, o que deixou muita gente preocupada, mas o livreiro profetizou: “ali pelas quatro horas da tarde, a chuva vai passar, um arco-íris vai aparecer e teremos uma noite estrelada”. Profecia feita, profecia cumprida e a festa marcou a história do mineiro que chegou no Rio de Janeiro em 1975. Nesse mesmo ano, ele começa a trabalhar na filial da Livraria Carlitos, em Ipanema. Poucos meses depois, a empresa vai à falência e ele assume o ponto, rebatizando como Livraria Muro. Localizada no subsolo de uma galeria do bairro boêmio do Rio, a Muro – ou as Catacumbas de Ipanema, como diria Wally Salomão – se tornou um ponto de resistência da literatura e da política. “A livraria é um interprete do movimento cultural que o país vive”, disse ressaltando que foi assim com a Muro e é assim com a Livraria da Travessa hoje. E dá-lhe histórias!

O livreiro é o convidado dessa semana do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira. Na conversa com André Argolo, Rui falou dos seus segredos, temores e planos.

Conta, por exemplo, como está sendo passar pela crise atual provocada pela pandemia. “Acordar de manhã e pensar que as lojas estavam todas fechadas foi muito difícil”, disse lembrando uma frase atribuída a Winston Churchill: “Se você está atravessando o inferno, continue atravessando”. “Vamos atravessar”, repetiu o seu lema que faz clara referência à Livraria da Travessa, dirigida por ele e por outros sete sócios.

Aliás, está aí o primeiro segredo revelado por Rui: “Me cercar de pessoas interessantes é a minha estratégia”. Dos oito sócios da Travessa, cinco trabalham diariamente e vivem do trabalho da livraria. “Formar esse grupo e conseguir conviver com ele é onde boto a crença. Esse é o segredo”, ressaltou.

Outro segredo da Travessa – e não só do Rui – é o que ele chama de três As: Arquitetura, Acervo e Atendimento. A aposta em unidades bonitas e funcionais, com um acervo pensado para o público que as frequenta e num atendimento atencioso e muitas vezes personalizado são as grandes apostas do livreiro que segue, a despeito da crise, ampliando sua rede. Está prestes a abrir uma unidade em Niterói e já anunciou a ampliação da sua loja em São Paulo.

Rui agora já começa a planejar a sua festa de 50 anos como livreiro – a ser comemorada em 2025. Espera novos tempos, sem as turbulências que marcaram os últimos anos, um céu azul e um arco-íris anunciando uma noite estrelada. Que assim seja!

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
As ruas foram tomadas por um público leitor majoritariamente jovem que me deu esperança de um futuro urgente
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
Gosto de ler como se o autor estivesse se dirigindo a mim naquele exato momento, independentemente do tempo que nos separa.
Eduardo Giannetti
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar