Publicidade
Publicidade
Gustavo Martins de Almeida, o surfista
PublishNews, Leonardo Neto, 10/09/2020
Advogado que evita o ‘juridiquês’, mas sabe tudo sobre os direitos autorais é o perfilado desta semana no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira

O assinante do PublishNews já se acostumou. Vez em sempre, aparece uma coluna do doutor Gustavo Martins de Almeida. Ele sabe tudo do “juridiquês”, mas o evita a todo custo. “Aquilo que a pessoa não entende e se curva, temerosa daquela empolação, é uma forma de dominar, controlar alguém que não conheça. Quanto mais clara a linguagem, melhor para a sociedade inteira. Procuro sempre evitar”, disse. Pois é com a linguagem clara que ele explica, desde 2011, os meandros da lei e os seus impactos no mercado editorial. Ele está atento a tudo e, por isso, veio parar no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira.

Na conversa que ele teve com André Argolo, Gustavo lembrou os tempos de universidade quando ficou “fascinado” pelas questões de propriedade intelectual, que acabou dando um norte para a sua carreira. “Foi um vício na primeira dose. Fui cada vez mais aguçando a curiosidade intelectual pelas artes e ligando ao Direito”, disse.

Ele contou ainda casos emblemáticos nos quais teve participações importantes. Lembrou, por exemplo, de quando foi acionado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), do qual é consultor há 20 anos, para solucionar um caso de grande repercussão nacional. Neste dia, o prefeito Marcelo Crivella, da Cidade Maravilhosa, ameaçou fechar a Bienal Internacional do Livro Rio por conta de um livro que trazia estampado no seu interior um casal de dois homens se beijando. “Este foi um caso muito importante porque lida com liberdade de expressão no país. Em pleno Século 21, proibir um livro. É inaceitável”, disse.

Na conversa, ele fala ainda sobre as questões dos avanços tecnológicos e de suas implicações no Direito e na sociedade. Lembrou, o caso recente de um robô que escreveu um artigo a pedido do jornal britânico The Guardian. A quem deve ser endereçado os direitos autorais neste caso? Doutor Gustavo tem uma ideia e a compartilha no vídeo.

Ele não deixou de lembrar, claro, do Rio de Janeiro da sua mocidade, de quando tinha o cabelo mais comprido, ia para a praia de pés descalços para pegar onda no Arpoador. Lembra-se de como era fácil encontrar nomes como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade e João Ubaldo Ribeiro nas ruas. “O Rio tinha mais graça, tinha mais leveza”, diz saudoso. “Era uma adolescência muito boa, muito agradável, muito rica. Muito rica, com muito pouca coisa. Não precisava de tanta coisa para se ter uma adolescência rica”, disse.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Marcus Teles foi sabatinado por Luciana Borges, Gerson Ramos, Walter Porto e Waldiney Azevedo e falou de planos, livros e comércio digitais e da importância das livrarias independentes
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Suzana Vargas relata o seu primeiro encontro com Manoel de Barros e a amizade que teve com o poeta
Podcast do PublishNews conversou com Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social que contou todas as especificações dessa edição do projeto. Inscrições estão abertas até 29/10.
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Ler sempre é um ato de poder e é uma das razões pelas quais o leitor é temido em quase todas as sociedades
Alberto Manguel
Escritor argentino
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar