Na conversa que ele teve com André Argolo, Gustavo lembrou os tempos de universidade quando ficou “fascinado” pelas questões de propriedade intelectual, que acabou dando um norte para a sua carreira. “Foi um vício na primeira dose. Fui cada vez mais aguçando a curiosidade intelectual pelas artes e ligando ao Direito”, disse.
Ele contou ainda casos emblemáticos nos quais teve participações importantes. Lembrou, por exemplo, de quando foi acionado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), do qual é consultor há 20 anos, para solucionar um caso de grande repercussão nacional. Neste dia, o prefeito Marcelo Crivella, da Cidade Maravilhosa, ameaçou fechar a Bienal Internacional do Livro Rio por conta de um livro que trazia estampado no seu interior um casal de dois homens se beijando. “Este foi um caso muito importante porque lida com liberdade de expressão no país. Em pleno Século 21, proibir um livro. É inaceitável”, disse.
Na conversa, ele fala ainda sobre as questões dos avanços tecnológicos e de suas implicações no Direito e na sociedade. Lembrou, o caso recente de um robô que escreveu um artigo a pedido do jornal britânico The Guardian. A quem deve ser endereçado os direitos autorais neste caso? Doutor Gustavo tem uma ideia e a compartilha no vídeo.
Ele não deixou de lembrar, claro, do Rio de Janeiro da sua mocidade, de quando tinha o cabelo mais comprido, ia para a praia de pés descalços para pegar onda no Arpoador. Lembra-se de como era fácil encontrar nomes como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade e João Ubaldo Ribeiro nas ruas. “O Rio tinha mais graça, tinha mais leveza”, diz saudoso. “Era uma adolescência muito boa, muito agradável, muito rica. Muito rica, com muito pouca coisa. Não precisava de tanta coisa para se ter uma adolescência rica”, disse.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?