Publicidade
Publicidade
O editor fora do eixo
PublishNews, Talita Facchini, 03/09/2020
Gustavo Faraon, um dos sócios da Dublinense, está no PublishNews Entrevista desta semana

Em 2016, jornalista e editor Gustavo Faraon foi um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Jovens Talentos. Na época, ele justificou sua candidatura dizendo que sua “contribuição à indústria do livro foi no sentido de mostrar que uma editora criada fora do grande centro decisório, econômico e cultural, não precisa se contentar com a pecha de 'editora regional', e pode sim ter a pretensão de atuar globalmente". Agora, em 2020, essa missão continua dando certo e foi um dos temas da conversa que teve com André Argolo no PublishNews Entrevista desta semana, programa que tem como objetivo compor um arquivo da memória editorial brasileira.

Já há alguns anos, Faraon se mudou para São Paulo, com o objetivo de ampliar a rede de contatos da Dublinense, editora gaúcha fundada por ele e Rodrigo Rosp em 2009 e que sentiu na pele a barreira de não estar no eixo Rio x SP. “Descobri que é bem difícil ter uma editora considerada brasileira, estando em Porto Alegre, é bizarro! Tudo o que a gente apresentava era considerado muito regional e não brasileiro o suficiente como se nossos livros fossem para serem lidos ‘montado a cavalo’, ou coisa assim”, contou.

Faraon lembra que no dia 31 de agosto de 2009 aconteceu o primeiro lançamento duplo da Dublinense. “Me senti no topo do mundo”, recordou contando ainda que naquela época os lançamentos contavam com vinho, espumante e que na ocasião teve até aluguel de taças. "Parecia um aniversário, uma festa de 15 anos”, brincou. Desde então a Dublinense tem publicado uma média de 10 livros por ano, num processo cuidadoso e muitas vezes demorado. “Queremos sempre publicar o melhor livro e às vezes isso demanda muito tempo. A gente não curte colocar coisa mais ou menos na rua”, disse orgulhoso. E sobre a relação com o sócio Rodrigo, Faraon explica o porque do sucesso da parceria que já dura 11 anos: “Ele confia muito no meu feeling e eu no dele”.

O seu trabalho como editor e sua experiência com os livros também fizeram parte da conversa. Para Gustavo, "editar é um constante exercício de se abrir para outras coisas" e a leitura sempre deve ser leve, prazerosa e verdadeira. "Sou um grande advogado de abandonar livro. Se o livro tá chato eu abandono ele na hora. Ainda mais a gente que tem que ler muito por obrigação – eu sou obrigado a acabar muitos livros – então todo mundo que não é obrigado deveria ficar de castigo quando não abandona um livro que tá achando ruim”, brincou.

Na conversa Faraon falou ainda sobre sua infância, a importância das oficinas de escrita, sobre seus gostos literários, a inspiração para o nome da editora, sua chegada no mundo dos livros – que para ele foi uma fuga do mundo do jornalismo –, sobre a valorização das editoras pelos leitores e também sobre o papel dos influenciadores na disseminação do livro.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Marcus Teles foi sabatinado por Luciana Borges, Gerson Ramos, Walter Porto e Waldiney Azevedo e falou de planos, livros e comércio digitais e da importância das livrarias independentes
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Toda vez que começo um romance, sinto como se nunca tivesse escrito um livro antes. Foi assim da primeira vez, e continua sendo assim até hoje.
Jonathan Franzen
Escritor norte-americano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar