Publicidade
Publicidade
Os detalhes da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Talita Facchini, 31/08/2020
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa, participou do Podcast do PublishNews e explicou os detalhes do estudo divulgado na última semana

Depois da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, que teve sua série histórica publicada em julho, na última semana foram divulgados os resultados da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, também realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen Book. Desde 2016, quando foi apresentado o Censo do Livro Digital, não se tinham números atualizados sobre a produção e a venda de produtos digitais no Brasil e o que se viu no estudo - que tem o ano base de 2019 -, foi um crescimento nominal de 140% em três anos, com um faturamento que alcançou os R$ 103 milhões ou 4% do faturamento apurado com a venda de livros físicos. Além disso, o acervo cresceu 37%, chegando a 71 mil títulos.

Para explicar as especificidades da pesquisa, os fatores que influenciam nos números apresentados e tirar outras dúvidas que surgiram com essa primeira pesquisa – que a partir de agora deve ser anual – Mariana Bueno, economista e consultora Nielsen Book, participou mais uma vez do Podcast do PublishNews.

Na conversa com a nossa equipe ela falou da importância que as pesquisas que analisam o mercado editorial estão ganhando a cada ano. "Toda a história hoje da taxação do imposto, o pleito do Pis/Cofins, foi conseguido com base nos dados desta pesquisa e hoje, muito daquilo que está sendo discutido inclusive em relação ao preço, o acesso e o impacto é com base nessa pesquisa. Mesmo as compras governamentais, o fim do PNBE e a volta como PNLD Literário, também tem como base dados dessa pesquisa", explicou.

As principais diferenças entre a primeira pesquisa de 2016 e a divulgada na última semana também foram explicadas. "A primeira diferença é a metodológica, em 2016 a gente não tinha dado nenhum sobre o mercado, então ela é uma pesquisa importante na medida que estabeleceu um número para esse universo, ou seja para o tamanho desse mercado", contou Mari. De lá pra cá, o que se viu é que o mercado digital se comporta de uma maneira diferente e foi nesse sentido que a pesquisa foi construída. "Dividimos em categorias diferença, não utilizando os mesmos subsetores, porque a dinâmica desse mercado é diferente. Quando no censo a gente olha que o mercado digital seria 1,09% do mercado físico é uma comparação até injusta, porque ali a gente tá levando em consideração o subsetor de didáticos que representa muito para o físico", analisou.

A questão dos audiolivros, da importância do digital no segmento de didáticos e outras análises mais específicas também foram discutidas na conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Pura arquitetura
Peaky blinders - Netflix
Pan y circo - Prime Video
Jojo Rabbit - Telecine Play
Podcast Entretanto
Curso: Livros Digitais, Audiolivros e Podcasts
O reino de sonho e loucura

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Karine Pansa, recém-eleita vice-presidente da International Publishers Association, participa do Podcast do PublishNews dessa semana
Podcast do PublishNews conversou com Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira, os idealizadores da Plataforma Vida de Escritor,
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Minhas obsessões literárias... fazer um livro que seja lido vorazmente. Que concorra com o cinema, com a televisão, com os livros sobre anjos, e ganhe.
Marcelo Ferroni
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar