Depois da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, que teve sua série histórica publicada em julho, na última semana foram divulgados os resultados da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, também realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen Book. Desde 2016, quando foi apresentado o Censo do Livro Digital, não se tinham números atualizados sobre a produção e a venda de produtos digitais no Brasil e o que se viu no estudo - que tem o ano base de 2019 -, foi um crescimento nominal de 140% em três anos, com um faturamento que alcançou os R$ 103 milhões ou 4% do faturamento apurado com a venda de livros físicos. Além disso, o acervo cresceu 37%, chegando a 71 mil títulos.
Para explicar as especificidades da pesquisa, os fatores que influenciam nos números apresentados e tirar outras dúvidas que surgiram com essa primeira pesquisa – que a partir de agora deve ser anual – Mariana Bueno, economista e consultora Nielsen Book, participou mais uma vez do Podcast do PublishNews.
Na conversa com a nossa equipe ela falou da importância que as pesquisas que analisam o mercado editorial estão ganhando a cada ano. "Toda a história hoje da taxação do imposto, o pleito do Pis/Cofins, foi conseguido com base nos dados desta pesquisa e hoje, muito daquilo que está sendo discutido inclusive em relação ao preço, o acesso e o impacto é com base nessa pesquisa. Mesmo as compras governamentais, o fim do PNBE e a volta como PNLD Literário, também tem como base dados dessa pesquisa", explicou.As principais diferenças entre a primeira pesquisa de 2016 e a divulgada na última semana também foram explicadas. "A primeira diferença é a metodológica, em 2016 a gente não tinha dado nenhum sobre o mercado, então ela é uma pesquisa importante na medida que estabeleceu um número para esse universo, ou seja para o tamanho desse mercado", contou Mari. De lá pra cá, o que se viu é que o mercado digital se comporta de uma maneira diferente e foi nesse sentido que a pesquisa foi construída. "Dividimos em categorias diferença, não utilizando os mesmos subsetores, porque a dinâmica desse mercado é diferente. Quando no censo a gente olha que o mercado digital seria 1,09% do mercado físico é uma comparação até injusta, porque ali a gente tá levando em consideração o subsetor de didáticos que representa muito para o físico", analisou.
A questão dos audiolivros, da importância do digital no segmento de didáticos e outras análises mais específicas também foram discutidas na conversa.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Pura arquitetura
Peaky blinders - Netflix
Pan y circo - Prime Video
Jojo Rabbit - Telecine Play
Podcast Entretanto
Curso: Livros Digitais, Audiolivros e Podcasts
O reino de sonho e loucura
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?