Publicidade
Publicidade
Série Histórica da Pesquisa Produção e Vendas em detalhes
PublishNews, Redação, 13/07/2020
Mariana Bueno, economista responsável pelo estudo, é a convidada desta semana do Podcast do PublishNews

Muita coisa aconteceu desde o longínquo 2006. Naquele ano, Lula foi reeleito, a Itália venceu a Copa do Mundo na Alemanha e um toque de recolher parou São Paulo. O livro mais vendido do ano foi Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom.

A economia – inclusive a do livro -- teve altos e baixos nesses últimos 14 anos. Quem não se lembra do Cristo Redentor decolando na capa da revista The Economist, em 2009? Ou do “pibão” de 2010, ou dos livros de colorir de 2015?

Depois disso, a decolagem do Cristo foi abortada e veio a crise. Pensando no livro, as duas principais redes de livrarias entraram em recuperação judicial em 2018. De fato, muitas coisas aconteceram nesses 14 anos.

E quem acompanha a evolução da indústria editorial brasileira neste período é a economista Mariana Bueno que coordena a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e hoje tocada pela Nielsen Book.

Na última quinta-feira (09), ela apresentou a atualização da série histórica da pesquisa e o que se viu foi o encolhimento indústria, que perdeu 20% do seu faturamento real ao longo desses anos.

Logo depois da apresentação, ela gravou com a nossa equipe a edição dessa semana do Podcast do PublishNews. Na conversa, ela esmiúça estes números, aponta momentos históricos da economia do livro e mostra como a indústria editorial brasileira se comportou ao longo desses 14 anos.

Na entrevista, além de falar do passado, Mariana aponta para uma preocupação de futuro, em especial com 2020. “É muito difícil pensar que não vai ter queda. E esse enfrentamento é em duas frentes: não só pela queda do próprio setor, mas também da crise econômica que vem”, disse. Ela lembrou que o Banco Mundial já sinaliza a retração econômica mundial. No Brasil, o Banco estima retração de 9% do PIB, o que inevitavelmente afetará a indústria do livro também.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Filmes do Studio Gimbli
Ligue Djá: o legendário Walter Mercado, de Cristina Costantini e Kareem Tabsch
Destacamento Blood, de Spike Lee
Diário da queda, de Michel Laub

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras
Alexandre Martins Fontes, Raíssa Pena e Elisa Ventura participam do Podcast do PublishNews que debateu as principais campanhas de arrecadação de fundos emergenciais
Gabriel Meirelles, country manager da BlinkLearning, é o entrevistado do Podcast desta semana. Na conversa, ele fala sobre os planos da empresa espanhola para o Brasil.
Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.
Neste episódio do Podcast do PublishNews, Jéssica Balbino e Ketty Valencio falam sobre a lista de 100 autoras pretas brasileiras criada por elas e a luta constante para dar mais visibilidade para esses autores
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ivo Camargo é a personalidade da semana no PublishNews Entrevista, programa que quer compor a memória editorial brasileira
Em seu novo artigo, André Palme fala sobre o áudio como formato de transmissão de conhecimento e entretenimento
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Quanto mais difícil for caracterizar e catalogar a literatura de um país, melhor será.
André Conti
Editor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar