Publicidade
Publicidade
Série Histórica da Pesquisa Produção e Vendas em detalhes
PublishNews, Leonardo Neto, 13/07/2020
Mariana Bueno, economista responsável pelo estudo, é a convidada desta semana do Podcast do PublishNews

Muita coisa aconteceu desde o longínquo 2006. Naquele ano, Lula foi reeleito, a Itália venceu a Copa do Mundo na Alemanha e um toque de recolher parou São Paulo. O livro mais vendido do ano foi Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom.

A economia – inclusive a do livro -- teve altos e baixos nesses últimos 14 anos. Quem não se lembra do Cristo Redentor decolando na capa da revista The Economist, em 2009? Ou do “pibão” de 2010, ou dos livros de colorir de 2015?

Depois disso, a decolagem do Cristo foi abortada e veio a crise. Pensando no livro, as duas principais redes de livrarias entraram em recuperação judicial em 2018. De fato, muitas coisas aconteceram nesses 14 anos.

E quem acompanha a evolução da indústria editorial brasileira neste período é a economista Mariana Bueno que coordena a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e hoje tocada pela Nielsen Book.

Na última quinta-feira (09), ela apresentou a atualização da série histórica da pesquisa e o que se viu foi o encolhimento indústria, que perdeu 20% do seu faturamento real ao longo desses anos.

Logo depois da apresentação, ela gravou com a nossa equipe a edição dessa semana do Podcast do PublishNews. Na conversa, ela esmiúça estes números, aponta momentos históricos da economia do livro e mostra como a indústria editorial brasileira se comportou ao longo desses 14 anos.

Na entrevista, além de falar do passado, Mariana aponta para uma preocupação de futuro, em especial com 2020. “É muito difícil pensar que não vai ter queda. E esse enfrentamento é em duas frentes: não só pela queda do próprio setor, mas também da crise econômica que vem”, disse. Ela lembrou que o Banco Mundial já sinaliza a retração econômica mundial. No Brasil, o Banco estima retração de 9% do PIB, o que inevitavelmente afetará a indústria do livro também.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Filmes do Studio Gimbli
Ligue Djá: o legendário Walter Mercado, de Cristina Costantini e Kareem Tabsch
Destacamento Blood, de Spike Lee
Diário da queda, de Michel Laub

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A pré-venda é o ultrassom do livro. Diz o que ele vai ser no futuro
Guilherme Filippone
Gerente de marketing do Grupo Autêntica

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar