Invasão das chilenas
PublishNews, Redação, 05/08/2020
Moinhos prepara quatro livros de três autoras chilenas inéditas no Brasil: María José Ferrada, Alia Trabuco Zeran e Alejandra Costamagna

As chilenas Alia Trabuco Zeran, Alejandra Costamagna e María José Ferrada estarão no catálogo da Moinhos a partir de outubro | © Divulgação
As chilenas Alia Trabuco Zeran, Alejandra Costamagna e María José Ferrada estarão no catálogo da Moinhos a partir de outubro | © Divulgação
A Editora Moinhos, que acaba de anunciar a pré-venda de Sara Luna, livro do argentino Tom Maver, prepara outros quatro livros de três autoras chilenas inéditas no Brasil, completando um tour pelo Cone Sul. Os quatro títulos estão previstos para outubro.

O primeiro deles é A subtração, de Alia Trabuco Zeran, escolhido pelo El País como um dos dez melhores livros de 2015 e vencedor do Prêmio de Melhor Trabalho Literário do Conselho Chileno de Artes.

De Alejandra Costamagna, vencedora do Prêmio Literária Anna Seghers (Alemanha) de melhor autor latino-americano de 2008, a editora prepara dois títulos: Impossível sair da Terra e Sistema do Tato, este último finalista do Prêmio Herralde, em 2019. Em Impossível sair da Terra, Costamagna cria um mundo que aproxima o leitor da natureza estranha e passageira da vida: uma mulher que precisa decidir se deve ou não fazer uma operação que lhe dê 50% de chance de sobreviver a uma doença fatal; um homem que deixa tudo para trás para seguir uma mulher por quem se apaixonou vê seu mundo desmoronar quando o tio dela entra em cena; e outra mulher segue o homem que a abandonou até o Japão, onde uma tragédia ainda maior a aguarda. Já a história de Sistema do tato se desenrola através de uma narrativa dupla na qual outros textos complementares aparecem: entradas de uma enciclopédia antiga, romances de terror resgatados dos escombros, manuais de comportamento de migrantes, digitando ditados que parecem ter sido derrubados com raiva, fotos meio desbotadas, cartas de um continente para o outro e dezenas de arquivos espalhados.

A terceira autora é María José Ferrada, ganhadora dos prêmios Municipal de Literatura de Santiago; do Círculo de Críticos de Arte e do Ministério da Cultura chileno. Pela Moinhos, vai sair Kramp, primeira novela de Ferrada pensada para o público adulto e publicada originalmente em 2017. O livro conta a história de M e de seu pai D, caixeiro viajante, representante das peças de ferragens Kramp e responsável por levar a filha todos os dias à escola. A narrativa, feita pelo ponto de visto de uma criança de 7 anos durante quase toda a história, mostra como uma relação "amorosa" e de cumplicidade se transforma em algo solitário.

Até então inédita no Brasil, Ferrada também será publicada pela Pallas que prepara, casualmente, também para outubro a publicação de três infantis: Crianças, sobre as crianças mortas na ditadura chilena; Mexique, o nome do barco, sobre as crianças que foram enviadas da Espanha pra o México para Morelia durante a guerra civil espanhola, e Meu bairro, sobre o cotidiano de uma velhinha.

Tags: Moinhos, Pallas, Prelo
[05/08/2020 10:10:00]