Booker Prize 2020 anuncia primeira lista de finalistas
PublishNews, Talita Facchini, 28/07/2020
Entre os indicados estão Hilary Mantel, que já venceu o prêmio duas vezes, Anne Tyler, Tsitsi Dangarembga e Colum McCann

O Booker Prize anunciou, nesta terça-feira (28), a primeira lista de indicados de 2020. Dentre os 13 nomeados, o destaque vai para Hilary Mantel, que concorre com The mirror and the light. O último livro da trilogia Thomas Cromwell acompanha os últimos anos do personagem que veio do nada e chegou ao poder. Mantel já venceu o Man Booker Prize duas vezes e é uma das finalistas do Women’s Prize deste ano. Por aqui, a autora britânica tem livros publicados pela Record e a Todavia se prepara para publicar a sua trilogia Wolf Hall.

Quem também figura entre os indicados é a autora Anne Tyler, vencedora do Pulitzer de Ficção em 1989 e finalista do Man Booker Prize em 2015. Neste ano, Tyler concorre com Redhead by the side of the road, um romance sobre segundas chances que acompanha a história de um homem que vê sua vida e rotina mudarem quando duas pessoas entram em sua vida. Por aqui, Tyler tem um livro publicado pela Tusquets: Um carretel de linha azul.

Junto com as duas autoras já conhecidas concorrem oito romances de estreia, entre eles Such a fun age, de Kiley Reid, que merece destaque. O livro fala sobre a experiência de raça e privilégio de uma babá e explora a rigidez dos relacionamentos transacionais. Na história, Emira, uma babá negra, é acusada de sequestrar a criança por quem era responsável e a mãe dela, Alix, decide fazer o certo e ajudar Emira.

Também fazem parte da lista: Who they was, de Gabriel Krauze, com estreia prevista para setembro e descrito pelos jurados como “magnífico em sua intensidade”; Shuggie Bain, de Douglas Stuart, que deve estrear nos Reino Unido em agosto e This mournable body, do autor Tsitsi Dangarembga. A obra é sequência de Condições nervosas, publicado por aqui pela Kapulana.

Também publicados no Brasil pela Record, o autor Colum McCann está entre os finalistas com a obra Apeirogon e Maaza Mengiste com The Shadow King, descrito pelo júri como “um livro corajoso, nobre e emocionante”.

Os finalistas serão anunciados no dia 15 de setembro.

Confira a lista completa dos 13 semifinalistas:

The new wilderness, de Diane Cook (Oneworld Publications)
This mournable body, de Tsitsi Dangarembga (Faber & Faber)
Burnt Sugar, de Avni Doshi (Hamish Hamilton, Penguin Random House)
Who they was, de Gabriel Krauze (4th Estate, HarperCollins)
The mirror & the light, de Hilary Mantel (4th Estate, HarperCollins)
Apeirogon, de Colum McCan (Bloomsbury Publishing)
The shadow king, de Maaza Mengiste (Canongate Books)
Such a fun age, de Kiley Reid (Bloomsbury Circus, Bloomsbury Publishing)
Real life, de Brandon Taylor (Originals, Daunt Books Publishing)
Redhead by the side of the road, de Anne Tyler (Chatto & Windus, Vintage)
Shuggie Bain, de Douglas Stuart (Picador, Pan Macmillan)
Love and other thought experiments, de Sophie Ward (Corsair, Little, Brown)
How much of these hills is gold, de C Pam Zhang (Virago, Little, Brown)

Tags: Booker Prize
[28/07/2020 10:00:00]