Publicidade
Publicidade
A vida é um Rascunho
PublishNews, Leonardo Neto, 23/07/2020
Rogério Pereira, fundador do jornal Rascunho, está no PublishNews Entrevista desta semana

Rogério Pereira está no PublishNews Entrevista desta semana | © Guilherme Pupo / Divulgação
Rogério Pereira está no PublishNews Entrevista desta semana | © Guilherme Pupo / Divulgação
Fundador do jornal literário Rascunho, que mantém há 20 anos, Rogério Pereira é autor do romance Na escuridão, amanhã (CosacNaify, 2014) e foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná por oito anos. A sua trajetória o trouxe até o PublishNews Entrevista, programa que busca compor um arquivo da memória editorial brasileira.

Na conversa que teve com André Argolo, Rogério falou da experiência dura da pobreza na infância e de migrante do campo para a cidade, que ainda hoje marca seus textos. Ele chega a Curitiba, no início dos anos 1980, vindo da roça e lá faz a sua história. “De um lado, tenho uma vasta herança de uma linhagem completamente ágrafa, nunca ligada à palavra escrita, e eu vou me fazendo e vou tentando construir uma trajetória de vida que seja amplamente vinculada à palavra escrita e à literatura”, disse.

Rogério conta que começou a trabalhar ainda muito cedo. Foi vendedor de flores na rua, por exemplo. Aos 13 anos, entrou, como office-boy, na Gazeta Mercantil. A mãe era empregada doméstica na casa do diretor da sucursal curitibana do jornal econômico. “Ali, sim, na adolescência, comecei a escrever”, conta. Fica nove anos no jornal, passando por diversas áreas. Neste tempo, cursa Filosofia e depois segue para o Jornalismo, que conclui em 97. Depois de um período na Espanha, retorna para o Brasil e funda o Rascunho em 2000.

No papo, Rogério fala sobre o papel do jornal criado por ele na cena literária nacional, o que chama de “microcosmos”. Externaliza também algumas de suas preocupações, entre elas a defesa da urgência no investimento público em educação e lança luz para a necessidade de sermos mais atentos à alfabetização.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
A gente tem alguns bons exemplos do poder da comunidade e das interações e todos os aspectos sociais dentro do mundo do livro
'Cabeça de todos nós' reúne 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida.
Oscar Wilde
Poeta e dramaturgo irlandês (1856-1900)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar