Publicidade
Publicidade
A vida é um Rascunho
PublishNews, Leonardo Neto, 23/07/2020
Rogério Pereira, fundador do jornal Rascunho, está no PublishNews Entrevista desta semana

Rogério Pereira está no PublishNews Entrevista desta semana | © Guilherme Pupo / Divulgação
Rogério Pereira está no PublishNews Entrevista desta semana | © Guilherme Pupo / Divulgação
Fundador do jornal literário Rascunho, que mantém há 20 anos, Rogério Pereira é autor do romance Na escuridão, amanhã (CosacNaify, 2014) e foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná por oito anos. A sua trajetória o trouxe até o PublishNews Entrevista, programa que busca compor um arquivo da memória editorial brasileira.

Na conversa que teve com André Argolo, Rogério falou da experiência dura da pobreza na infância e de migrante do campo para a cidade, que ainda hoje marca seus textos. Ele chega a Curitiba, no início dos anos 1980, vindo da roça e lá faz a sua história. “De um lado, tenho uma vasta herança de uma linhagem completamente ágrafa, nunca ligada à palavra escrita, e eu vou me fazendo e vou tentando construir uma trajetória de vida que seja amplamente vinculada à palavra escrita e à literatura”, disse.

Rogério conta que começou a trabalhar ainda muito cedo. Foi vendedor de flores na rua, por exemplo. Aos 13 anos, entrou, como office-boy, na Gazeta Mercantil. A mãe era empregada doméstica na casa do diretor da sucursal curitibana do jornal econômico. “Ali, sim, na adolescência, comecei a escrever”, conta. Fica nove anos no jornal, passando por diversas áreas. Neste tempo, cursa Filosofia e depois segue para o Jornalismo, que conclui em 97. Depois de um período na Espanha, retorna para o Brasil e funda o Rascunho em 2000.

No papo, Rogério fala sobre o papel do jornal criado por ele na cena literária nacional, o que chama de “microcosmos”. Externaliza também algumas de suas preocupações, entre elas a defesa da urgência no investimento público em educação e lança luz para a necessidade de sermos mais atentos à alfabetização.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Autor e presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, está nas lentes do PublishNews Entrevista desta semana
Taty é a última finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
O prazer da leitura é também uma dor sem fim. Nem pensávamos que desenhar e escrever era já uma postura filosófico-política e que estaríamos defendendo no nosso direito de ler e escolher o que ler, o direito do outro.
Roger Mello
Escritor e ilustrador brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar