Publicidade
Publicidade
‘Reivindico a negritude para mim’
PublishNews, Leonardo Neto, 25/06/2020
Marcos Marcionilo é o convidado do PublishNews Entrevista dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele fala sobre a sua trajetória e sobre a presença do negro no mercado editorial brasileiro.

A porta de entrada de Marcos Marcionilo no mundo do livro foi pelo seminário. Ainda jovem, ele deixou Pernambuco, sua terra natal, para ser padre e acabou virando editor. A sua trajetória é contada no episódio dessa semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que quer montar um arquivo da memória editorial brasileira.

“Eu entrei pro mundo do livro por obra e graça desse tempo de vida religiosa porque eu estudava com os padres paulinos que eram à época os proprietários das edições Paulinas e que hoje são a Paulus Editora. Eu aprendi a trabalhar com textos e com os livros no convento”, conta.

Sócio-fundador da Parábola Editorial, Marcionilo se consolidou como um editor cuidadoso com a língua portuguesa, sem jamais deixar de acompanhar a sua constante e imparável evolução. Na entrevista feita por André Argolo, ele fala sobre isso.

Fala também sobre as suas origens. “Reivindico a negritude para mim”, disse. Marcionilo, que tem a pele clara, diz que sempre se recusou a ser classificado como “pardo” nos censos. “Eu digo que, para ver que eu sou negro, basta olhar para mim. As minhas características físicas são todas de negros: o nariz, o cabelo, o biotipo. Eu sou absolutamente negro. Agora, na minha família, o meu pai e o meu avô eram como eu. Do lado da minha mãe, a minha avô era uma índia, com cabelo escorrido e pele cobre e o marido dela era loiro, de olhos claros, descendente dos holandeses que invadiram Pernambuco. Mas eu me olho e vejo um negro, com todas as minhas características físicas e eu tenho todo interesse pela negritude. Reconheço em mim a herança negra e reivindico a negritude”, defendeu.

“A gente vê poucos negros trabalhando no nosso mercado, assim como a gente vê poucos negros em posição de destaque na universidade”, observa.

Marcionilo falou ainda das estratégias que a Parábola tem adotado neste momento de pandemia. “Nós não estamos lançando títulos nesses tempos. Neste ano, conseguimos lançar pouquíssimo do que tínhamos programado. Mas, por outro lado, temos feito reedições. Temos feito reedições menores de livros que estão se esgotando nesse tempo de pandemia, justamente por conta dessa nossa presença nas redes sociais e desse nosso diálogo constante com nossos leitores”, explicou.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Verena Borelli, terceira finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, fala dos desafios em transformar o trabalho presencial em remoto
Kim Doria é o segundo Jovem Talento a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Iniciando a série de conversas com os cinco Jovens Talentos deste ano, o PublishNews Entrevista desta semana recebeu André Fonseca, editor da Citadel
PublishNews Entrevista desta semana recebeu Marcelo Di Renzo, vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias e coordenador da Editora Universitária Leopoldianum
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Verena Borelli, terceira finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, fala dos desafios em transformar o trabalho presencial em remoto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
No livro, você descobre que os personagens pensam, sentem, amam, odeiam - enfim, têm uma rica vida interior. Parecida com a sua.
Ruy Castro
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar