Publicidade
Publicidade
‘A poesia brilha além do verso’
PublishNews, Leonardo Neto, 12/03/2020
PublishNews Entrevista recebe o poeta e imortal Carlos Nejar. Um dos poetas mais longevos da lira brasileira, ele fala sobre carreira, obra, amigos e sobre seu plano de rodar o Brasil falando sobre poesia

Carlos Nejar é o segundo imortal da Academia Brasileira de Letras a se sentar no sofá do PublishNews Entrevista | © André Argolo
Carlos Nejar é o segundo imortal da Academia Brasileira de Letras a se sentar no sofá do PublishNews Entrevista | © André Argolo

Carlos Nejar é um dos poetas mais longevos do Brasil. Imortal da Academia Brasileira de Letras, ele inicia sua carreira de escritor nos anos 1960 e continua, agora, aos 81 anos, em atividade. Lançou há pouco Os invisíveis (Bertrand), em que disseca de forma poética tragédias brasileiras: os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho e os incêndios no Museu Nacional e na Amazônia.

Na mesma década de 1960 que começa a escrever, entra no Ministério Público do Rio Grande do Sul, sua terra Natal. Um dia, um amigo lhe perguntou: “como pode ser promotor e poeta?”. Ele respondeu: “O promotor é um cavaleiro da Justiça. O poeta, se realiza um poema digno, está realizando Justiça. É Justiça da palavra. É o amor da palavra por si mesmo".

E ele quer fazer justiça com seus livros. Ao escrever sobre as tragédias brasileiras, quer lembrar os mortos, muitos deles não encontrados até hoje, e resgatar a memória. "É como se eu tivesse, como poeta, que restaurar a memória. Nós estamos perdendo memória porque as coisas são invisíveis. As coisas visíveis demais são invisíveis", defende.

Ele conta essa história (e outras tantas) na sua participação no PublishNews Entrevista, programa que quer, justamente, compor um arquivo da memória editorial brasileira. Nejar é o segundo imortal que se senta no sofá azul do PublishNews. O primeiro foi Ignácio de Loyola Brandão.

Na conversa que teve com André Argolo, ele relembra história com outros grandes nomes da literatura nacional como Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. Fala da solidão, de seus livros e da sua vontade de bater pernas pelo país e falar o quanto puder, de poesia, assunto de sua vida inteira, em conferências, palestras, onde for.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Nejar está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Advogado que evita o ‘juridiquês’, mas sabe tudo sobre os direitos autorais é o perfilado desta semana no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Gustavo Faraon, um dos sócios da Dublinense, está no PublishNews Entrevista desta semana
A jornalista, autora e editora Simone Paulino, fundadora da Nós, está no PublishNews Entrevista desta semana
Escritor e agitador cultural está no PublishNews Entrevista desta semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O que mais marca na vida de um escritor, talvez seja a paisagem da infância e a língua que ele fala.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar