Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da HarperCollins Brasil e eleita Profissional do Ano de Marketing e Vendas do último Prêmio PublishNews, é a entrevistada dessa semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que busca formar um arquivo da memória editorial brasileira.
Na conversa com André Argolo, Kfuri relembrou o que significou ter levado o prêmio. “Achei demais, ter meu trabalho reconhecido”, confessou. Ela já tinha sido finalista do Prêmio uma vez, mas foi na segunda – quando ela mesma se inscreveu – que o reconhecimento veio. “Nosso mercado é um mercado que precisa dessas celebrações. Acho que é um rito, uma coisa bacana ser reconhecido e reconhecer as conquistas de todo mundo”, contou. E já que as inscrições para o Prêmio estão abertas, ela deu palpites de quem ela acha que pode ser o vencedor deste ano.
A filha da escritora Suzana Vargas, do Instituto Estação das Letras, revelou também suas raízes literárias até chegar ao “mundo do livro” e explicou o quão importante foi sempre ter tido contato com os livros. “Minha casa era uma biblioteca, as paredes todas tinham livros. Tinha livro no banheiro, na cozinha, em todo canto”, lembrou. “Esse respeito por quem escreve e por quem gosta de ler eu tenho desde pequena”, completou.
Quando criança, Dani escrevia poemas, peças de teatro e fazia parte do jornal da escola. Trabalhou no Jornal do Brasil, em uma casa de shows e só entrou para o mundo do livro quando começou a trabalhar no Roda de Leitura, projeto itinerante da sua mãe. Desse primeiro contato mais direto com autores e livros, surgiu a oportunidade de trabalhar no comercial da Objetiva. No primeiro momento ela achou que não ia dar certo: “não sabia vender”. Acabou que Kfuri foi para a área de marketing da editora, dando início ao departamento. “Só tinha eu lá, sozinha, pensando ‘o que que eu vou fazer aqui?”, brincou. E nesse tempo, foi direcionada a pensar sobre como o marketing poderia ajudar o comercial.
O tempo que ficou na Objetiva, ela considera um período de "escola". Ali teve a chance de apresentar inovações para o mercado brasileiro, como por exemplo, os clubes de livreiros e a troca entre comercial, editorial e marketing. “Eu gosto de construir equipes de trabalho em que as pessoas pensem diferente de mim”, declarou. “Para mim é fundamental ter pluralidade de pensamento”.
Com uma passagem pela Ediouro, Kfuri acabou indo para a HarperCollins, quando houve a separação das operações das duas marcas. Um trabalho novo, com novas responsabilidades que a fez pensar novamente que não daria conta. “Acho bacana quando eu tenho também minhas inseguranças, porque eu sei reconhecer elas e ai eu vou estudar”, contou, lembrando que foi por conta desse autoconhecimento que ela foi atrás de aprender tudo o que precisava para assumir o comercial da editora.
Durante a conversa Dani falou sobre aprendizados, sobre as colunas que escreveu para o PN, sobre o desafio de liderar pessoas, a satisfação de ver os livros chegando nas mãos das pessoas – “quem já descobriu tem um tesouro” – e sobre felicidade. “Eu sou feliz, tenho vários momentos de felicidade”, declarou.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.
Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Ricardo está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?