Publicidade
Publicidade
Maria Fernanda Rodrigues nas lentes da PublishNewsTV
PublishNews, Redação, 28/11/2019
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual

Em 2005, Maria Fernanda Rodrigues deu seu primeiro passo para a construção de uma carreira jornalística dedicada ao livro. Foi como assessora de imprensa da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O cenário, o escritório de comunicação Lu Fernandes. Foi ali que teve contato com nomes como Carlos Heitor Cony e Ignácio de Loyola Brandão e trabalhou para editoras como Brasiliense, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Thomas Nelson. De lá, passou pelo PublishNews que lhe serviu de vitrine para assumir como uma das setoristas de literatura e mercado editorial no Estadão. Agora, ela volta a sua “escola” para sentar diante das lentes da PublishNewsTV.

Na conversa que teve com André Argolo (outro egresso do escritório de Lu Fernandes), ela fez reflexões sobre o mercado editorial, sobre o cenário político atual e sobre a maternidade – ela é mãe do pequeno Francisco, nascido num dia cheio de acontecimentos e depois de a mãe conseguir enviar a coluna da semana.

Ela revelou ainda bastidores de entrevistas importantes da sua carreira, como a que fez com Amos Oz ou de quando resolveu incorporar Fernanda Montenegro, ir para uma estação de trem e escrever cartas.

Na versão mais curta do programa, Talita Facchini indica o livro Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro e Luciana Melo vai até o Quixote Bar e Gastronomia onde acompanhou o evento Literatura e Quadrinhos, que reuniu nomes como Franco de Rosa, Alex Mir, Caio Majado e Michelle Rezende.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Advogado que evita o ‘juridiquês’, mas sabe tudo sobre os direitos autorais é o perfilado desta semana no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Gustavo Faraon, um dos sócios da Dublinense, está no PublishNews Entrevista desta semana
A jornalista, autora e editora Simone Paulino, fundadora da Nós, está no PublishNews Entrevista desta semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews desta semana recebeu Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA, para falar sobre o novo selo da editora
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
A literatura perto do cinema é muito chata porque a pessoa fica solitária ao ler.
Silviano Santiago
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar