Publicidade
Publicidade
Maria Fernanda Rodrigues nas lentes da PublishNewsTV
PublishNews, Redação, 28/11/2019
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual

Em 2005, Maria Fernanda Rodrigues deu seu primeiro passo para a construção de uma carreira jornalística dedicada ao livro. Foi como assessora de imprensa da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O cenário, o escritório de comunicação Lu Fernandes. Foi ali que teve contato com nomes como Carlos Heitor Cony e Ignácio de Loyola Brandão e trabalhou para editoras como Brasiliense, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Thomas Nelson. De lá, passou pelo PublishNews que lhe serviu de vitrine para assumir como uma das setoristas de literatura e mercado editorial no Estadão. Agora, ela volta a sua “escola” para sentar diante das lentes da PublishNewsTV.

Na conversa que teve com André Argolo (outro egresso do escritório de Lu Fernandes), ela fez reflexões sobre o mercado editorial, sobre o cenário político atual e sobre a maternidade – ela é mãe do pequeno Francisco, nascido num dia cheio de acontecimentos e depois de a mãe conseguir enviar a coluna da semana.

Ela revelou ainda bastidores de entrevistas importantes da sua carreira, como a que fez com Amos Oz ou de quando resolveu incorporar Fernanda Montenegro, ir para uma estação de trem e escrever cartas.

Na versão mais curta do programa, Talita Facchini indica o livro Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro e Luciana Melo vai até o Quixote Bar e Gastronomia onde acompanhou o evento Literatura e Quadrinhos, que reuniu nomes como Franco de Rosa, Alex Mir, Caio Majado e Michelle Rezende.



Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
PublishNewsTV dessa semana recebe Flávia Lago para falar sobre as suas funções além da de editora. Ela é ativista pela escola pública e uma das fundadoras do coletivo Ocupa Beauvoir.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa a polêmica da Flip e o cenário literário atual no país
Se o livro exige que você se esforce um pouco mais do que está habituado, ele é valoroso. Ele está chamando você para cima, não para baixo.
Marçal Aquino
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar