Publicidade
Publicidade
Os muitos caminhos do editor independente
PublishNews, Redação, 14/11/2019
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá

A PublishNewsTV dessa semana trouxe para as suas lentes Eduardo Lacerda, editor da Patuá. Há quase nove anos, Lacerda criou a editora que tornou a poesia possível no mercado editorial brasileiro a nomes não consagrados e poetas iniciantes e hoje é finalista dos mais importantes prêmios literários como o Oceanos, Jabuti, Prêmio São Paulo e Prêmio Rio de Literatura. “O trabalho é no dia a dia, o prêmio é uma consequência”, definiu.

Na conversa que teve com André Argolo, Eduardo contou como construiu a editora que deve chegar ao fim do ano com 180 livros publicados, como ele teve que se adequar ao mercado e como enxerga o conceito de editora independente. “Eu ainda sou independente, tenho essa liberdade de criação, mas tenho muito mais responsabilidades e compromissos, dependo de gerenciar bem essa empresa e esse negócio”, contou explicando também sua política de não trabalhar com a maioria das livrarias. “O editor é um parceiro delas, elas não podem tratar como se fosse só um negócio. Não é só um negócio”, concluiu.

Como muitas vezes tudo tem que dar errado para dar certo, Lacerda contou também como o bordado ajudou a editora a encontrar seu caminho, os outros trabalhos que já passaram pela sua vida, como surgiu a ideia do Patuscada, bar da editora, a figura do poeta e os seus sonhos – para ele próprio e para o país –, também fizeram parte da conversa.

No nosso programa mais curto, Maju Alves e Leonardo Neto contam as primeiras novidades da Casa PublishNews 2020 e Talita Facchini resgata notícias do Prêmio Jabuti de dez anos atrás.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Advogado que evita o ‘juridiquês’, mas sabe tudo sobre os direitos autorais é o perfilado desta semana no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Gustavo Faraon, um dos sócios da Dublinense, está no PublishNews Entrevista desta semana
A jornalista, autora e editora Simone Paulino, fundadora da Nós, está no PublishNews Entrevista desta semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Grande parte do projeto colonial foi matizar a língua portuguesa. Temos que repensar como a língua é capaz de transportar violência e poder.
Grada Kilomba
Escritora portuguesa - Flip 2019
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar