Publicidade
Publicidade
Os muitos caminhos do editor independente
PublishNews, Redação, 14/11/2019
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá

A PublishNewsTV dessa semana trouxe para as suas lentes Eduardo Lacerda, editor da Patuá. Há quase nove anos, Lacerda criou a editora que tornou a poesia possível no mercado editorial brasileiro a nomes não consagrados e poetas iniciantes e hoje é finalista dos mais importantes prêmios literários como o Oceanos, Jabuti, Prêmio São Paulo e Prêmio Rio de Literatura. “O trabalho é no dia a dia, o prêmio é uma consequência”, definiu.

Na conversa que teve com André Argolo, Eduardo contou como construiu a editora que deve chegar ao fim do ano com 180 livros publicados, como ele teve que se adequar ao mercado e como enxerga o conceito de editora independente. “Eu ainda sou independente, tenho essa liberdade de criação, mas tenho muito mais responsabilidades e compromissos, dependo de gerenciar bem essa empresa e esse negócio”, contou explicando também sua política de não trabalhar com a maioria das livrarias. “O editor é um parceiro delas, elas não podem tratar como se fosse só um negócio. Não é só um negócio”, concluiu.

Como muitas vezes tudo tem que dar errado para dar certo, Lacerda contou também como o bordado ajudou a editora a encontrar seu caminho, os outros trabalhos que já passaram pela sua vida, como surgiu a ideia do Patuscada, bar da editora, a figura do poeta e os seus sonhos – para ele próprio e para o país –, também fizeram parte da conversa.

No nosso programa mais curto, Maju Alves e Leonardo Neto contam as primeiras novidades da Casa PublishNews 2020 e Talita Facchini resgata notícias do Prêmio Jabuti de dez anos atrás.


A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
Jorge Luis Borges
Escritor argentino (1899-1986)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar