Publicidade
Publicidade
De volta ao passado de Sandra Espilotro
PublishNews, Redação, 04/09/2019
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Sandra Espilotro, sócia e editora da e-galáxia

A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Sandra Espilotro, sócia e editora da e-galáxia e que em sua conversa com André Argolo, revirou seu passado. Formada em Biologia, Sandra lembrou que até certo momento de sua vida nunca tinha pensado em ser editora e quando chegou numa época em que não sabia mais no que trabalhar, se defrontou com a possibilidade de atuar em uma editora.

Sobre seu trabalho, Sandra – que ficou 23 anos na editora Globo, passou pela Nova Fronteira e hoje está na e-galáxia – tem muito o que contar e falou sobre os desafios do editor. Editar uma obra completa, encontrar um bom título na época certa e manter os clássicos literários na casa são alguns deles, mas para ela, o maior desafio é manter o autor vivo, mesmo que esteja morto. “Não adianta você só publicar a obra dele [...] mas tem uma coisa de inventividade”, disse acrescentando que outra grande responsabilidade do editor é trazer o leitor para perto do autor.

Já sobre sua infância a editora relembrou o seu lar italiano na Vila Ipojuca que ela diz sentir o cheiro até hoje, da sua mãe cantora de ópera, e de todo o ambiente que a fazia se sentir feliz e segura. “Era uma situação tão boa, eu me sentia protegida, nada de mal ia me acontecer, era um mundo de muita emoção, amor e agitação”, contou. Sandra lembrou também que o gosto da leitura veio do pai, que – lembra ela – chegava do trabalho, tomava banho e se sentava em sua cadeira para ler seus livros. Ele acabou deixando para ela e seu irmão, uns dois mil livros. “Era a alma dele” relembra, contando ainda que a placa que ele fez com o aviso “não empresto livros, não insista”, está até hoje com seu filho Tiago Ferro.

Na conversa, Sandra ainda falou sobre os livros que lia escondido, sua postura no trabalho, os detalhes sobre sua formação em Biologia, a relação entre a profissão e a literatura, contou histórias sobre o início de sua carreira, dos livros que a marcaram, e sobre sua curiosidade sobre as coisas da vida. “Sou muito “perguntadeira”, sempre fui, e o livro tem uma série de respostas, quase todas né, então me apaixono pelos livros que leio”, contou. Seu atual trabalho na e-galáxia e o livro digital também pautaram a conversa, para Sandra, a única diferença entre o livro digital e o impresso é o meio “De resto é um livro, então se você é um editor de verdade vai editar com o mesmo cuidado, o livro digital e o livro papel”, definiu

O programa trouxe ainda Leonardo Neto conversando com Raquel Menezes na Primavera Literária em Belo Horizonte, Maju Alves atualizando o seu desafio e Luciana Sousa falando sobre livros de tarô.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Atuando em diversos dos elos da cadeia do livro, entrevistado da PublishNewsTV dessa semana fala da sua trajetória e de como tenta ponderar os interesses dos diversos elos da cadeia do livro
Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da HarperCollins Brasil e eleita Profissional do Ano de Marketing e Vendas do último Prêmio PublishNews, é a entrevistada dessa semana do PublishNews Entrevista
Ricardo Costa é o entrevistado dessa semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro
A professora Marilena Nakano é a entrevistada dessa semana da PublishNewsTV. Ela é voluntária da Rede Beija-Flor, uma das vencedoras do último Prêmio IPL – Retratos da Leitura.
Raquel Menezes deixou a Libre, entidade que representa os editores independentes no Brasil, não sem antes participar do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Atuando em diversos dos elos da cadeia do livro, entrevistado da PublishNewsTV dessa semana fala da sua trajetória e de como tenta ponderar os interesses dos diversos elos da cadeia do livro
Gustavo Martins explica como funciona o Spinbot, um programa de disfarce literário e plágio
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Eu sempre quis fazer uma literatura que não parecesse literatura, mas que parecesse com a vida.
Domingos Pellegrini
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar