Publicidade
Publicidade
Daniel Lameira e o seu novo jeito de pensar o mercado
PublishNews, Redação, 19/06/2019
A PublishNewsTV dessa semana recebeu o publisher da nova editora Antofágica e vencedor do Prêmio Jovens Talentos de 2015

A PublishNewsTV dessa semana conversou com Daniel Lameira, publisher da nova editora Antofágica, editor da Aleph e vencedor do Prêmio Jovens Talentos de 2015.

Daniel começou a conversa falando um pouco das duas editoras em que trabalha, de como o clássico e o futurista podem se transformar e o diferencial de algumas casas editoriais. “Mais até do que o gênero, acho que as duas editoras guardam uma similaridade que vai além do recorte do tipo de livro a ser lançado. Acho que um dos diferenciais de uma DarkSide, de uma Pipoca & Nanquim, de uma Aleph, é menos o nicho escolhido e mais uma forma de se comunicar diferente, mais próxima do leitor”, explicou.

Ainda sobre esse relacionamento com o público final, Lameira falou sobre como uma marca com personalidade tem mais facilidade de chegar ao leitor e da importância de ser uma empresa transparente e aberta, como exemplo, o publisher usou a própria Antofágica. “A editora tem uma brincadeira, um processo de contraposição, é como fazer um clássico ser digital, de certa forma, fazer ele ser parte de uma experiência de consumo e de entretenimento”, explicou.

Daniel, que além de publisher, é historiador e dá aula de branding, contou um pouco mais sobre sua formação, os livros que o fizeram se apaixonar pela leitura, as outras profissões que já passaram pela sua cabeça – como a ideia de ser químico – e como começou a trabalhar com os livros e sua trajetória depois disso.

Com passagens pela Livraria da Vila, Fnac, LeYa, Novo Século, Aleph e Intrínseca, Lameira trabalhou em diferentes áreas e aprendeu como lidar com o livro em diferentes aspectos. Na conversa ele falou ainda sobre marketing, como ter um bom retorno com as ações sendo prático e inteligente, como o modelo de “blog parceiro” ficou ultrapassado e como trabalhar junto com os booktubers. “O mercado livreiro ainda não entendeu como trabalhar com eles, e acho que é muito fruto desse romantismo em torno do livro”, comentou.

Como atingir o leitor, pensar o livro de maneira diferente, o poder do marketing, do conteúdo produzido pelas editoras e como levar os livros para os não leitores, foram só alguns dos temas tratados na entrevista que você confere abaixo.

No nosso programa mais curto, Leonardo Neto fez sua indicação da semana, Talita Facchini continua a trazer para o presente as notícias do passado do PublishNews, e Luciana Melo foi ver de perto a segunda edição da feira mística e mostrou um pouco mais das editoras Ísis e Polar.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Como sou poeta, acredito que a palavra tem a capacidade não só de reencantar o mundo, mas também de tentar expressar o estranhamento.
Prisca Agustoni
Poeta e professora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar