Publicidade
Publicidade
Daniel Lameira e o seu novo jeito de pensar o mercado
PublishNews, Redação, 19/06/2019
A PublishNewsTV dessa semana recebeu o publisher da nova editora Antofágica e vencedor do Prêmio Jovens Talentos de 2015

A PublishNewsTV dessa semana conversou com Daniel Lameira, publisher da nova editora Antofágica, editor da Aleph e vencedor do Prêmio Jovens Talentos de 2015.

Daniel começou a conversa falando um pouco das duas editoras em que trabalha, de como o clássico e o futurista podem se transformar e o diferencial de algumas casas editoriais. “Mais até do que o gênero, acho que as duas editoras guardam uma similaridade que vai além do recorte do tipo de livro a ser lançado. Acho que um dos diferenciais de uma DarkSide, de uma Pipoca & Nanquim, de uma Aleph, é menos o nicho escolhido e mais uma forma de se comunicar diferente, mais próxima do leitor”, explicou.

Ainda sobre esse relacionamento com o público final, Lameira falou sobre como uma marca com personalidade tem mais facilidade de chegar ao leitor e da importância de ser uma empresa transparente e aberta, como exemplo, o publisher usou a própria Antofágica. “A editora tem uma brincadeira, um processo de contraposição, é como fazer um clássico ser digital, de certa forma, fazer ele ser parte de uma experiência de consumo e de entretenimento”, explicou.

Daniel, que além de publisher, é historiador e dá aula de branding, contou um pouco mais sobre sua formação, os livros que o fizeram se apaixonar pela leitura, as outras profissões que já passaram pela sua cabeça – como a ideia de ser químico – e como começou a trabalhar com os livros e sua trajetória depois disso.

Com passagens pela Livraria da Vila, Fnac, LeYa, Novo Século, Aleph e Intrínseca, Lameira trabalhou em diferentes áreas e aprendeu como lidar com o livro em diferentes aspectos. Na conversa ele falou ainda sobre marketing, como ter um bom retorno com as ações sendo prático e inteligente, como o modelo de “blog parceiro” ficou ultrapassado e como trabalhar junto com os booktubers. “O mercado livreiro ainda não entendeu como trabalhar com eles, e acho que é muito fruto desse romantismo em torno do livro”, comentou.

Como atingir o leitor, pensar o livro de maneira diferente, o poder do marketing, do conteúdo produzido pelas editoras e como levar os livros para os não leitores, foram só alguns dos temas tratados na entrevista que você confere abaixo.

No nosso programa mais curto, Leonardo Neto fez sua indicação da semana, Talita Facchini continua a trazer para o presente as notícias do passado do PublishNews, e Luciana Melo foi ver de perto a segunda edição da feira mística e mostrou um pouco mais das editoras Ísis e Polar.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa a polêmica da Flip e o cenário literário atual no país
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ao produzir um texto, ou uma fatia de texto, seja lá de que tipo, sinto-me justificado, sinto que meu dia não foi em vão.
Rubem Mauro Machado
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar