Publicidade
Publicidade
Ilustração e texto, num livro infantil, é como letra e música, defende Mauricio Negro em entrevista para a PNTV
PublishNews, Redação, 05/06/2019
O autor e ilustrador passou pela PublishNewsTV, falou sobre seus novos projetos e deu sua opinião sobre os mais diversos assuntos

A PublishNewsTV dessa semana recebeu o escritor e ilustrador Mauricio Negro. Diferente de muitas pessoas que estão sentindo na pele as consequências da crise do mercado livreiro, Mauricio garante que vive outro momento. “Nem sei o que estou fazendo aqui dando essa entrevista porque devia estar trabalhando”, brincou, dizendo ainda que nos dois últimos meses apareceram vários projetos para ocupar seu tempo. “Esses projetos têm vindo como uma luva, quando você chega nos 50 acontece essas coisas, começa a vir aqueles projetos que você sempre esperou e antes não veio”, comentou o ilustrador.

O criador conta que começou sua carreira como designer gráfico produzindo diversos tipos de conteúdo, de capa de disco à campanha de outdoor, mas lembra que sua primeira encomenda foi justamente uma capa de livro. Depois de algum tempo, viu que trabalhar com livro era “mais legal” e passou também a escrever suas obras.

Sobre os novos projetos, ele comentou sobre a obra que homenageia o Brasil toca choro, série da TV Cultura que traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira. A obra será lançada este mês no Museu da Imagem e do Som (MIS). Outro livro que vem por aí é a antologia Nós, sobre a literatura indígena e que foi escrita por 10 autores de povos diferentes. O livro, ilustrado por Negro, sairá pela Companhia das Letrinhas.

A atual situação do mercado editorial também foi tema da conversa. Negro lembra que anos atrás tudo parecia mais fácil. “Tínhamos uma fartura de tudo, fartura de evento, de orçamento, era uma época muito boa”, comentou Mauricio, que ainda consegue ver o lado bom da crise. “A gente está sendo obrigado a se mexer”, analisou, contando que ele mesmo começou a fazer uma pós-graduação em gestão cultural para se atualizar.

Durante a conversa Negro contou ainda como se especializou na arte e cultura indígena – dando detalhes e apontando curiosidades sobre o assunto -, como acredita que a própria arte o escolheu, sobre as premiações de infantojuvenis, sobre lugar de fala e a questão dos direitos autorais para o ilustrador. “Vejo como uma questão em aberto para sempre, ela é imprecisa e uma conta que não fecha, que nem a questão da previdência”, brincou sobre o último assunto, que em sua opinião é um tema complexo e difícil de discutir.

No bate-papo descontraído, Mauricio Negro mostrou algumas de suas obras, conversou sobre outros temas e até entrou mais a fundo na expressão “não entendeu? Quer que eu desenhe?” explicando que muitas vezes o ilustrador desenha justamente para confundir, abrindo assim uma boa discussão sobre o tema.

No nosso programa mais curto, Talita Facchini continua com a arqueologia do PN e Luciana Melo mostrou um pouco da terceira edição da Feira Mística da editora Pensamento. Todos os nossos programas estão disponíveis no nosso canal no Youtube.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.
À frente da Perspectiva, desde a morte do seu companheiro de 60 anos, Gita Guinsburg fala dos seus planos para uma das mais tradicionais e respeitadas editoras brasileiras
A PNTV dessa semana recebeu o Bruno Mendes, dono do #coisadelivreiro e sócio do PublishNews que falou de assuntos que vão da filosofia ao blockchain
A PNTV dessa semana conversou com Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt e que falou sobre sua história na maior feira do livro do mundo, suas impressões, vivências e esperanças
Florencia Ferrari é a entrevistada da semana da PublishNewsTV. Na conversa, ela fala sobre diversas coisas, inclusive sobre a Ubu – empresa que ela dirige ao lado de outras seis mulheres.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.
Primeiro episódio da Audioteca Paraty dessa semana traz a íntegra da mesa que mostrou as ações do Sesc na formação do leitor e na promoção de leitura
Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, ambos à frente da Distribuidora Catavento, são os convidados do Podcast dessa semana
Uma amiga encomendou a nossa colunista Luciana Pinsky uma crônica feliz, sobre o casamento... Ela fez...
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
Não saberia viver sem essa coisa que é o livro, seja em papel ou digital.
Affonso Romano de Sant'Anna
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar